6 Ideias para seu negócio lucrar mais

6 Ideias para seu negócio lucrar mais

Entenda como lucrar mais com seu negócio

Como lucrar mais com seu negócio? Essa é uma daquelas perguntas que não saem da cabeça do empreendedor. Sobretudo em tempos de crise, período em que a maioria das empresas precisa se reinventar, essa é uma questão que cresce em relevância.

Sem a pretensão de trazer respostas definitivas a esse respeito, preparamos este conteúdo com várias dicas que podem ajudar você a reorganizar a operação de seu negócio. Falaremos sobre planejamento financeiro, investimento em presença online, qualificação da gestão, sobre como formatar seus produtos e muito mais. Confira!

1. Qualificação da gestão

Todo empreendedor de micro e pequeno negócio sabe que com recursos limitados pode ser difícil se sobressair no mercado em que atua. Também é sabido que com uma má gestão essas dificuldades se acentuam. Logo, o mais indicado é concentrar o máximo de esforços possíveis para manter uma organização interna de excelência.

Comece fazendo uma análise apurada de todos os seus processos na tentativa de identificar eventuais gargalos. Com fluxos de logística, vendas e gestão financeira devidamente formalizados, fica muito mais fácil compreender onde estão eventuais problemas.

Além disso, ao profissionalizar a sua gestão, você terá melhores condições de treinar seus funcionários para que eles apresentem um melhor desempenho. Afinal, com a operação de seu negócio devidamente estruturada, fica muito mais simples reproduzir melhores práticas.

2. Planejamento financeiro

Como lucrar mais sem um bom planejamento financeiro? Impossível, não é mesmo? É por isso que vamos falar sobre o tema neste tópico.

Para micro e pequenas empresas, ações muito simples podem fazer toda a diferença, a começar pela mais importante, que é o fluxo de caixa. Para quem não tem familiaridade com o termo ou nunca ouviu falar, trata-se, basicamente, de compatibilizar receitas e despesas a partir de projeções de curto, médio e longo prazo.

Essa é uma atividade relativamente simples, mas que boa parte dos pequenos negócios não dominam. Imagine que, em poucos meses de operação com um fluxo de caixa desorganizado, uma empresa pode comprometer gravemente suas finanças a partir do atraso de alguns compromissos financeiros que geram encargos ou da necessidade de contrair empréstimos para custear despesas fixas.

3. Formatação adequada de produtos e serviços

Você já se atentou para a necessidade de monitorar constantemente a relevância de seus produtos e serviços? Para quem ainda não sabe como lucrar mais com seu negócio, é interessante se preocupar com essa questão.

Isso porque é natural que as preferências dos consumidores mudem ao longo do tempo. Um salão de beleza, por exemplo, deve sempre acompanhar quais as novas tendências de procedimentos estéticos, por se tratar de um mercado em constante transformação.

Para um segmento tão dinâmico, não faz sentido algum manter o mesmo portfólio de serviços. Em médio e longo prazo, o estabelecimento ficaria altamente defasado em relação a concorrentes que se preocupam em formatar seus serviços adequadamente.

4. Como lucrar mais a partir de ações de Benchmarking

Entenda como funciona a análise de concorrência

Buscar referências no mercado em que atua também é um meio bastante efetivo para saber como lucrar mais. A propósito, essa prática é denominada de Benchmarking e, segundo Michael J. Spendolini, trata-se do

“(… ) processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro.”

Em outras palavras, estamos falando da busca de referências em seu mercado de atuação para assimilação de melhores práticas. É como se, ao identificar um concorrente, mesmo que indireto, cujos resultados obtidos sejam bastante promissores, você tentasse conhecer quais são seus principais diferenciais. Essa análise, então, serviria para que você obtivesse insights importantes para a reorganização da operação de seu negócio.

Perceba que não estamos simplesmente falando em reproduzir literalmente o que é feito por concorrentes de atuação destacada no mercado. O esforço vai muito além disso, já que cada negócio possui suas particularidades.

Também é importante não se limitar a um único case para entender como lucrar mais. Em uma ação de benchmarking bem-sucedida, o mais indicado é estudar o desempenho de empresas de diferentes perfis.

5. Ações de fidelização de clientes

Quem se interessa por gestão empresarial e busca sempre conhecer mais sobre o assunto já deve ter se deparado com algum tipo de cálculo comparativo entre custo de aquisição de cliente e ações de fidelização. Esse é um tópico bastante recorrente nessa área, já que se trata de uma informação altamente estratégica para a operação de qualquer empresa.

Nesse sentido, o que é discutido é que a maioria das empresas tem muito a perder ao não se preocupar em fidelizar clientes. Isso porque o custo para a aquisição de um novo cliente pode ser muito mais elevado do que trabalhar para reter aqueles com os quais você já tem relacionamento.

Essa conclusão é algo um tanto intuitiva, já que é bastante razoável supor que você terá mais chances de efetivar a venda de um novo produto para um atual cliente – alguém com o qual sua empresa já tem um relacionamento – do que com outro consumidor.

6. Investimento em presença online

Entenda a importância de inserir o seu negócio no varejo online.

O investimento em presença online também é algo da maior importância para quem deseja saber como lucrar mais com seu negócio. Afinal, micro e pequenas empresas de todos os segmentos têm passado por um processo acelerado de transformação digital e quem não acompanhar esse movimento terá grandes problemas no futuro.

Nesse sentido, podemos elencar como prioridade a inserção de seu negócio no varejo online. As vendas pela internet, em diversos segmentos, já são uma tendência consolidada.

Combinado à estruturação de um e-commerce, é muito importante trabalhar pela promoção de seu negócio em meio digital. As redes sociais, por exemplo, são bastante estratégicas para qualificar o relacionamento com o seu público e aumentar o alcance de sua marca entre aqueles segmentos que ainda não a conhecem.

Depois de conferir 5 ideias incríveis sobre como lucrar mais, confira este outro artigo que pode te ajudar a aumentar a lucratividade de seu negócio: “Como identificar oportunidades de negócio que nem todo mundo consegue ver“.

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