Como transformar sua ideia em um negócio?

Como transformar sua ideia em um negócio?

Entenda como transformar uma ideia em negócio

O processo para transformar uma ideia em negócio deve ser cercado de cuidados. Isso porque entre a idealização de um projeto e a validação de sua viabilidade técnica temos muitas etapas a serem cumpridas.

Entre outras coisas, para isso, é preciso confirmar se a ideia atende às necessidades do consumidor final, estudar o mercado em que se deseja atuar, identificar potenciais concorrentes, estabelecer um plano de ações, captar recursos, etc.

Para quem deseja se familiarizar com todas essas etapas, passando a conhecer sobre o que elas se constituem, preparamos este conteúdo para você entender como transformar uma ideia em negócio. Continue a leitura e saiba mais.

Desenvolva uma ideia com foco no consumidor final

Antes de tudo, para transformar uma ideia em negócio é preciso ter foco no consumidor final. Partindo desse princípio, aumentam-se as chances de criar um projeto relevante, que de fato atenda às demandas de um segmento de mercado.

Pesquise bem o mercado em que deseja atuar

Para chegar a uma ideia relevante, tal qual descrito no tópico anterior, é fundamental conhecer o mercado em que se atua a partir de levantamentos e sondagens com diferentes atores. Não é válido, por exemplo, se restringir a sua própria opinião ou a de colegas.

Esse trabalho deve ser amplo e se utilizar de metodologias já validadas por fontes consideradas referências em gestão empresarial. Nesse esforço, é importante buscar conhecer aspectos como:

  • barreiras de entrada;
  • concorrência;
  • mercado-alvo;
  • necessidades do mercado-alvo;
  • regulamentação;
  • segmentação.

Realize pesquisas de mercado

Entre os tipos de pesquisa que podem ser implementadas, destacamos três:

  • pesquisa exploratória: para conhecer tendências de um mercado;
  • pesquisa descritiva: para identificar características de determinado cenário;
  • pesquisa experimental: para testar determinadas hipóteses.

Identifique quem são seus principais concorrentes

Quem deseja transformar uma ideia em negócio, naturalmente, deve buscar referências em empresas que atuam no mercado a ser explorado. Esse tipo de levantamento ajudará o empreendedor a absorver boas práticas e identificar eventuais fragilidades de concorrentes diretos.

Iniciativas como essa são classificadas como uma ação de benchmarking – processo de investigação contínua de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais de diferentes organizações.

Compartilhe sua ideia com o intuito de receber feedbacks

Para transformar uma ideia em negócio, sempre é válido contar com o auxílio de parceiros, sobretudo de profissionais qualificados, que possuem mais experiência e maior visão de mercado. Quem está imerso em atividades relacionadas à gestão empresarial poderá indicar riscos e oportunidades que talvez você não tenha enxergado em um primeiro momento.

Pensando nisso, esteja aberto a conversar com colegas empreendedores, profissionais considerados referências em suas áreas de atuação e, até mesmo, representantes de empresas já inseridas no mercado. Quanto mais amplo e qualificado for esse esforço, melhores chances você terá de conhecer qual o verdadeiro potencial de sua ideia.

Crie um plano de ação para transformar sua ideia em negócio

Com uma ideia de negócio suficientemente amadurecida, é hora de pensar em um plano de ação para começar a tirar sua ideia do papel. Nesse sentido, será necessário:

  • criar modelos visuais em que se possa observar nexos de causalidade entre seus objetivos e os cronogramas de atividades a serem cumpridos;
  • planejar cenários futuros, com base em mais de um critério, associando a eles diferentes modelos de negócio;
  • definir qual público deseja atender e qual a proposta de valor vinculada à solução oferecida a ele;
  • trabalhar com dimensionamento de custos para os diferentes cenários traçados e públicos que se pretende atingir com seus produtos e serviços.

Transforme sua ideia em negócio a partir da prototipagem

A prototipagem é uma estratégia associada á cultura das startups. Basicamente, estamos falando de formatar uma versão inicial de um produto ou serviço (protótipo) e testar sua aceitação no mercado.

Com esse esforço de validação, a intenção é obter uma curva ascendente de aprendizado nas etapas finais de elaboração de uma solução, a partir das interações estabelecidas com o público e o período inicial de operação do negócio. A ideia por trás disso é de que nada substitui a prática.

Essa é uma abordagem que vai na contramão da gestão empresarial tradicional, em que temos longas fases para planejamento das ações, com elaboração de extensos documentos de planejamento estratégico e mapeamento de processos. Muitas vezes, esses processos acabam se tornando um fim em si mesmo e pouco dialogam com a realidade do mercado.

Trabalhe com Produto Mínimo Viável – MVP

Antes de transformar uma ideia em negócio, o produto ou serviço deve passar pelo que se convencionou chamar de Produto Mínimo Viável – MVP. A partir da aplicação dessa metodologia, é possível saber em quais termos um negócio deve operar para colocar no mercado um produto viável do ponto de vista econômico, isto é, que dê lucro e faça frente a todas as despesas.

Esse esforço é muito importante para ter uma compreensão clara sobre a viabilidade financeira de seu negócio. Quanto a isso, deve-se ter em mente que por mais promissor que seu projeto seja, é um pré-requisito fazer esse dimensionamento, já que não é viável dar prosseguimento a uma iniciativa que não dará lucro.

Desenvolva um pitch para captar recursos

Desenvolva um pitch para captar recursos

Para transformar uma ideia em negócio, é interessante angariar investimentos. Ainda que com recursos próprios você possa já dar início às operações da empresa, com o auxílio de investidores é possível minimizar riscos financeiros e chegar mais longe.

Para isso, o pitch, enquanto ferramenta para captação de recursos, pode ser de grande ajuda. Esse modelo de apresentação permite criar um resumo da ideia por trás de seu negócio. A intenção é demonstrar, em poucos minutos, de que forma o seu produto ou serviço pode gerar valor para o público-alvo e qual a estimativa de lucratividade para potenciais parceiros.

Quem nunca elaborou um deve ter claro para si que o poder de síntese é o aspecto central dessa apresentação feita para ser utilizada em momentos estratégicos, como eventos e reuniões casuais com potenciais investidores, circunstâncias em que o tempo para estabelecer uma tratativa é extremamente reduzido.

Gostou de conhecer as nossas dicas sobre como transformar uma ideia em negócio? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários.

Para continuar a acompanhar mais conteúdo relevante para o seu negócio, sugerimos a leitura deste artigo de nosso blog: “5 Livros que todo empreendedor deve ler”.

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