Como identificar oportunidades de negócio que nem todo mundo consegue ver

Como identificar oportunidades de negócio que nem todo mundo consegue ver

Saiba como identificar boas oportunidades de negócio

Identificar oportunidades de negócios nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Quem toma frente de uma missão como essa precisa ter conhecimento apurado do mercado em que atua, experiência em gestão, contatos estratégicos e capacidade analítica. Obviamente, essas competências não são pré-requisitos, mas sim atributos desejáveis, sendo que, muitos deles, podem ser trabalhados ao longo do tempo.

Para quem ficou interessado e quer saber como identificar oportunidades de negócios que nem todo mundo consegue ver, preparamos este conteúdo repleto de dicas. Acompanhe.

Ideias de Negócio X Oportunidades de Negócio

Antes de apresentarmos dicas sobre como identificar oportunidades de negócio, é importante definirmos o que é uma oportunidade, propriamente, e o que a diferencia de uma ideia de negócio.

Quanto a isso, devemos esclarecer que as ideias não contam com o compromisso de serem economicamente viáveis. Trata-se, apenas, da idealização de um projeto. As oportunidades, por sua vez, devem estar balizadas por esse compromisso financeiro de serem realizáveis a partir de alguns parâmetros de custos.

Como identificar oportunidades de negócio?

Confira, então, algumas dicas sobre como identificar oportunidades de negócio.

Busque conhecer tendências do mercado em que atua

O primeiro passo para criar oportunidades de negócio que sejam únicas, certamente, é conhecer tendências do mercado em que atua. Mas como fazer isso na prática?

Basicamente, trata-se de conhecer a atuação dos principais players do mercado e, ao mesmo tempo, identificar quais formatos de produtos e serviços têm melhor aceitação entre os consumidores.

Esse tipo de conhecimento pode ser absorvido, espontaneamente, a partir de sua atuação profissional. Ou, ainda, em função de contatos estratégicos de empreendedores e profissionais que tenham uma visão ampla sobre o comportamento de diferentes agentes.

Esteja atento(a) a oportunidades de negócios internacionais

Em muitos mercados, as tendências que se consolidam estão referenciadas no que vem de fora. Isto é, a atuação de agentes estrangeiros dita como as companhias nacionais e os consumidores vão se comportar.

Um exemplo bastante simbólico é o da indústria da moda. Confecções nacionais se inspiram em portfólios de moda internacionais para produzirem suas próprias peças. Os consumidores, por sua vez, estão atentos ao que está na moda em países estrangeiros e acabam demandando itens de vestuário similares.

Indústria da moda como exemplo de mercado que acompanha tendências internacionais

Essa percepção nos leva ao entendimento de que acompanhar o que é tendência em países estrangeiros considerados referência para determinado mercado é uma boa ideia. As oportunidades de negócio podem estar, justamente, na identificação de um padrão que se consolidará, em breve, no Brasil.

Monitore a percepção de clientes sobre soluções que procuram contratar

A opinião do mercado consumidor sempre será valiosíssima para a identificação de oportunidades de negócio. Afinal de contas, é natural que as empresas adequem as soluções que atendem às necessidades de quem paga por elas.

Na prática, essas adaptações nem sempre acontecem de forma eficiente, com as empresas reconfigurando produtos e serviços prontamente para melhor atender seu público. Nessa relação, obviamente, sai na frente quem tem melhor capacidade de análise crítica e sabe reconhecer como e quando mudar.

Em seu mercado de atuação, pode ser você o(a) empreendedor(a) que identificará eventuais mudanças de preferências que podem representar oportunidades de negócio.

Identifique deficiências de negócios concorrentes

As boas oportunidades também podem estar nas deficiências de seus concorrentes. Ao perceber qualquer problema relacionado à logística, vendas ou relacionamento com clientes por parte de empresas que atuam em seu mercado, é válido se propor a “cobrir” essa lacuna e captar o público insatisfeito.

Esteja propenso(a) a correr riscos

Você já deve ter ouvido falar que grandes oportunidades estão associadas a elevados riscos, não é mesmo?

Afinal, em mercados cada vez mais competitivos, em que temos um número crescente de empresas concorrendo pelo mesmo mercado, é natural que as grandes oportunidades estejam reservadas aos empreendedores mais arrojados.

Uma rede supermercadista, por exemplo, baseada no aquecimento do mercado imobiliário de determinada região, pode considerar ser um bom negócio abrir uma nova loja nessa localidade. Essa decisão está pautada em uma previsão, que pode ou não se confirmar.

Isto é, a região pode se desenvolver urbanisticamente e concentrar um mercado consumidor considerável ou, simplesmente, permanecer tal qual está atualmente. Nesse último cenário, pelo menos parte do retorno sobre o investimento seria frustrado, já que o crescimento do bairro não foi o esperado.

Com isso, queremos dizer que sempre será preciso lidar com algum nível de incerteza para criar boas oportunidades de negócio.

Boas oportunidades de negócio podem ser percebidas a partir de contatos estratégicos

Neste artigo, mencionamos que boas oportunidades de negócio podem ser percebidas com o auxílio de contatos estratégicos do mercado em que se atua. Em termos práticos, estamos falando da necessidade de fortalecer o seu networking.

Para quem deseja saber mais sobre o tema, recomendamos este outro artigo de nosso blog: “Networking: boas relações podem trazer excelentes oportunidades de negócio”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.