5 Dicas para começar a vender na internet

5 Dicas para começar a vender na internet

Confira nossas 5 dicas sobre como vender na internet

Muitos empreendedores de micro e pequenas empresas ainda têm dúvidas sobre como vender na internet. E é natural que seja assim. Afinal, para quem sempre atuou em loja física e não detém alguns conhecimentos básicos sobre funcionamento do comércio online, essa transição pode ser difícil.

No entanto, devemos destacar que, tendo em vista o atual comportamento do consumidor, oferecer os seus produtos e serviços no ambiente virtual é algo indispensável. Atualmente, as pessoas não abrem mão de comprar o que desejam sem sair de casa, e buscam uma experiência cada vez mais otimizada nesse sentido.

Ao mesmo tempo, as vendas online também podem representar uma grande oportunidade para micro e pequenos empreendedores. Ao contar com uma loja virtual, é possível atingir um público cada vez maior e, à medida que sua marca se fortalece na internet, a tendência é que também se observe um crescimento em sua loja física.

Por isso, fique atento às dicas que trouxemos neste conteúdo sobre como vender na internet.

1. Crie uma loja virtual

Estruturar uma loja virtual é um primeiro passo importante para quem deseja vender na internet. Nesse ambiente, você poderá expor seus produtos e operacionalizar as vendas.

Para quem está começando, existe uma série de soluções que proporcionam uma facilidade e tanto. Há, por exemplo, plataformas que oferecem opções de hospedagem compartilhada e intermediadores de pagamento – recursos que facilitam a operação da loja. Esse é o caso do Wix e da Nuvemshop.

Mas, para além desses aspectos logísticos, é preciso formatar seus produtos para as vendas online. Nesse sentido, é preciso pensar em aspectos relacionados à precificação e divulgação.

Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber para ter uma loja online.

2. Disponibilize seus produtos em redes sociais

As redes sociais são verdadeiras aliadas de micro e pequenos empreendedores que querem aprender como vender na internet. Muitos negócios, inclusive, dependem decisivamente de plataformas como o Facebook e Instagram para realizarem suas vendas.

Para quem não sabe, essas redes contam com seus próprios marketplaces em que qualquer usuário pode ofertar seus produtos. O Facebook, por exemplo, apresenta a ferramenta F-commerce – abreviação para Facebook Commerce –, enquanto o Instagram tem o Instagram Shopping.

Nesses ambientes, perfis comerciais de empresas podem cadastrar seus produtos, inserir fotos, descrever cada oferta e começar a realizar vendas.

3. Invista em anúncios

Invista em anúncios do Google e outras plataformas

Para quem está avaliando possíveis estratégias sobre como vender na internet, devemos destacar que o investimento em anúncios é muito estratégico. Isso porque, mais que ter uma loja virtual, é preciso que potenciais consumidores cheguem até ela.

Os anúncios nas plataformas Google Ads e Facebook Ads trazem tráfego para a sua loja virtual. Na prática, isso significa que um número maior de pessoas estará em contato com seus produtos.

Pensando, especificamente, em mecanismos de busca como o Google, por exemplo, é fundamental que sua loja esteja posicionada entre os primeiros resultados para pesquisas de termos relacionados a seus produtos.

4. Fortaleça sua presença nas redes sociais

O fortalecimento de sua presença digital é algo que também contribuirá para o sucesso de suas vendas online. A partir de um maior engajamento nas redes sociais, por exemplo, as interações envolvendo menções à sua marca também aumentam, assim como o número de pessoas em contato com seus produtos.

A propósito das redes sociais, existe uma série de estratégias que podem ser implementadas para aumentar sua presença digital. A mais óbvia delas, certamente, é a publicação regular de conteúdo, algo que a maioria dos pequenos negócios já faz.

Mas para além da regularidade, é preciso manter o foco na relevância das publicações. Busque identificar quais tipos de conteúdo mais interessam e engajam sua audiência e feche parcerias estratégicas com influenciadores e outras marcas para divulgação de seu negócio.

5. Comece quanto antes

Comece quanto antes para sair na frente de seus concorrentes

Apesar de todas as dicas que apresentamos sobre como vender na internet, devemos salientar que não existe uma fórmula pronta e acabada para se chegar a esse objetivo. Antes de tudo, o mais importante é não hesitar para iniciar seus esforços.

Isso porque, ainda que você não considere estar suficientemente preparado(a) para esse desafio, somente depois de colocar algumas ideias em prática que você terá um ganho de compreensão sobre o funcionamento do comércio online e suas possibilidades.

Adiar o início das vendas online também pode significar perder espaço para concorrentes diretos. Tenha em vista que estamos passando por um processo acelerado de transformação digital e um número crescente de empresas está se esforçando para conquistar um espaço no mercado online e se manter competitivo na internet.

Por isso, nossa dica final é para que você comece quanto antes e faça as adequações necessárias às ações colocadas em prática em um momento posterior.

Depois de conferir nossas dicas sobre como vender na internet, sugerimos a leitura de mais este conteúdo: “Como manter os clientes interessados nos produtos e serviços que você oferece”.


Also published on Medium.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.