Networking: boas relações podem trazer excelentes oportunidades de negócio

Networking: boas relações podem trazer excelentes oportunidades de negócio

Entenda a importância de fortalecer sua rede de relacionamento

No mundo dos negócios, o chamado networking é algo absolutamente estratégico. Afinal, com uma rede de relacionamento consolidada entre diferentes parceiros no mercado em que você atua, fica muito mais fácil fechar novas parcerias, trocar experiências, conhecer boas práticas de gestão, entre muitos outros aspectos relevantes.

Para quem ainda não se convenceu da importância disso ou nunca parou para pensar sobre o quão vantajoso pode ser o networking, preparamos este artigo em que apresentamos essas e outras vantagens incríveis. Acompanhe.

Oportunidade de conhecer a opinião de outros parceiros sobre seu negócio

Você já passou pela situação de ter um insight a respeito de seu próprio negócio depois de uma conversa despretensiosa com algum colega empreendedor? Se sim, você já sabe, pelo menos em parte, do que estamos falando.

Com uma rede de relacionamento consistente, em que você esteja em contato com profissionais estratégicos para o seu campo de atuação, é comum trocar experiências a respeito de práticas de gestão e, a partir disso, receber feedbacks interessantes sobre o funcionamento de sua empresa.

Esse tipo de interação é capaz de gerar excelentes resultados. Isso porque, a partir da visão de um agente externo, isto é, alguém com experiência em gestão empresarial, mas que não faz parte de seu negócio, é possível enxergar a organização de seus processos de trabalho a partir de uma outra perspectiva. Muitas vezes, essa visão ajudará você a chegar a soluções para algum problema ou uma nova oportunidade de negócio.

Aumento de influência em seu ecossistema de negócios

Networking também é sinônimo de influência

Todo segmento de mercado pode ser lido como um ecossistema, em que temos diferentes atores em uma certa relação de interdependência. Há um mercado consumidor constituído, empresas que estabelecem trocas entre si e outras tantas que atuam de forma colaborativa.

Nesse ecossistema, quem conta com uma rede de relacionamento robusta está alguns passos à frente de quem ainda não fortaleceu seu networking. O empreendedor que ocupa essa posição se transforma em uma espécie de referência, fazendo pontes entre diferentes profissionais e negócios, além, é claro, de se utilizar de sua influência para beneficiar sua própria empresa.

Parcerias de negócios feitas de forma colaborativa

A partir do momento em que você fortalece sua rede de relacionamento, umas das oportunidades a serem vislumbradas é a formação de projetos colaborativos com outros negócios ou profissionais. No atendimento de uma demanda muito específica, por exemplo, algo que esteja fora de seu core business, você pode atuar de forma conjunta com um parceiro e dar encaminhamento de maneira satisfatória para o pedido do cliente. 

Uma empresa ou profissional que não conte com esse recurso pode, até mesmo, deixar de fechar negócio ou, pior, perder um cliente que, naturalmente, buscará outra alternativa no mercado. 

Acesso a novas oportunidades

Networking é sinônimo de oportunidade. Quem mantém contato com profissionais estratégicos, inevitavelmente terá acesso a informações privilegiadas e ao know-how de quem pode contribuir de diferentes formas para o crescimento de seu negócio.

Imagine que sua empresa esteja em vias de fechar contrato com um novo cliente e, para apresentar uma proposta competitiva e condizente com as expectativas dele, você entre em contato com um colega mais experiente que atue no mesmo nicho que o seu.

Em uma consulta informal, algo que não vá além de um telefonema ou e-mail, você pode receber a orientação que precisa para chegar ao seu objetivo nesse estágio bastante sensível para qualquer relação comercial, que é o momento de especificar os termos de uma relação de prestação de serviço.

Resumidamente, podemos dizer que, em casos como esse, o networking será o grande diferencial para fechar negócio.

Depois de conferir a discussão trazida no artigo de hoje sobre a importância de fortalecer a sua rede de relacionamentos, temos certeza que você passará a olhar essa questão com outros olhos. Afinal, como você mesmo pôde acompanhar, são muitas as vantagens para quem detém um networking bem estabelecido.

E, para continuar a acompanhar conteúdo relevante sobre gestão empresarial e empreendedorismo, sugerimos a leitura deste artigo: “Economia compartilhada: saiba como lucrar com esse modelo de negócios.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.