Como tornar a gestão financeira mais eficiente para o seu negócio

Como tornar a gestão financeira mais eficiente para o seu negócio

Saiba como tornar a gestão financeira de seu negócio mais efciente

Para uma empresa crescer e prosperar, independentemente de qual seja o seu faturamento, é essencial fazer uma gestão financeira eficiente. Existe uma série de medidas que podem te ajudar nisso, tais como: acompanhamento de fluxo de caixa, adoção de ferramentas de gestão, monitoramento de indicadores, entre outras.

Neste artigo, vamos falar de todos os tópicos citados e demonstrar como você pode obter um ganho de eficiência na gestão financeira de seu negócio sem realizar grandes investimentos. Não deixe de conferir!

Realize um fluxo de caixa assertivo

O fluxo de caixa nada mais é que a compatibilização de receitas e despesas. Basicamente, as entradas e saídas em seu caixa devem respeitar certa cronologia para que nunca faltem recursos para fazer frente ao pagamento de salários, aluguel, fornecedores, impostos etc.

Esse é um trabalho que demanda bastante organização e planejamento pois, se esquecer de fazer um lançamento, você deverá renegociar prazos com seus credores, contrair empréstimos ou, pior, arcar com encargos, como juros e multas, em função de eventuais atrasos.

Para que isso não aconteça, é importante manter controle sobre os seus “recebíveis” provenientes de todas as fontes de receitas. As despesas, por sua vez, devem ser contabilizadas por prazos de vencimento. Com tudo registrado em uma planilha, você pode montar um cronograma de desembolso mensal e ter a certeza de que haverá dinheiro em caixa para cobrir todos os seus custos operacionais.

Adote ferramentas de gestão

Na execução de atividades, como o fluxo de caixa, algumas ferramentas de gestão podem funcionar como verdadeiras aliadas. Imagine, por exemplo, poder centralizar, em um mesmo sistema de informação, dados relacionados à folha de pagamentos, gestão contábil e documentação escritural.

Algumas dessas soluções proporcionam facilidades, como controle de prazos. Todos os títulos podem ser controlados por data de vencimento, permitindo ao gestor nunca pagar nada em atraso.

Ferramentas como essas também processam informações relacionadas à gestão tributária. Tanto na apuração dos impostos devidos quanto no processamento de notas fiscais, você poderá contar com a automatização de alguns processos, o que representa um ganho de agilidade no setor financeiro.

Saiba separar finanças pessoais das empresariais

Misturar finanças pessoais com as da empresa é um erro primário que deve ser evitado a todo custo. A maioria dos empreendedores sabe disso mas, em meio à correria do dia a dia, acabam se sabotando e realizam movimentações bancárias de forma indevida, como uma retirada do caixa da empresa ou o recebimento de um título em conta pessoal. São muitas as situações críticas que, com alguma frequência, podem acontecer.

E, já que a maioria das pessoas sabe disso mas, ainda assim, insiste no erro, o que fazer?

O segredo talvez seja criar mecanismos de controle para evitar, ao máximo, esse problema. O mais simples deles é manter uma conta própria para o seu CNPJ e fazer toda e qualquer movimentação por lá.

Outra forma de estabelecer controle sobre as finanças é profissionalizar a gestão contábil de sua empresa. Com um serviço de contabilidade, você terá profissionais dedicados a acompanhar as entradas e saídas de seu caixa. E, ainda que eles não tenham o poder de impedir que você faça transações indevidas, pelo menos haverá alguém para lhe aconselhar a agir corretamente.

Monitore alguns indicadores

Monitore alguns indicadores

Alguns indicadores podem demonstrar a qualidade da gestão financeira em seu negócio, permitindo a melhoria de pontos críticos de sucesso. Métricas como meta de faturamento, por exemplo, demonstrarão o quão próximo você está de chegar ao que foi estimado em seu planejamento anual.

Outro indicador relevante é o chamado ponto de equilíbrio, responsável por estimar qual o montante de vendas necessário para cobrir os custos operacionais da empresa e garantir uma margem de lucro.

Além desses indicadores, existem muitos outros. Inclusive, você pode criar métricas próprias para acompanhar o desempenho financeiro de seu negócio, levando em conta particularidades do mercado em que atua.

Agora que você sabe como implantar uma gestão financeira eficiente, descubra quais são os: “4 sinais de que você precisa controlar melhor as finanças da empresa.”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.