Como sobreviver ao home office em meio à crise do coronavírus

Como sobreviver ao home office em meio à crise do coronavírus

Saiba como sobreviver ao home office em meio a crise do coronavírus

O home office se tornou uma realidade para muitas empresas devido à pandemia do novo coronavírus, pegando muita gente de surpresa. Sem a preparação necessária, milhões de pessoas tiveram que se organizar para cumprir suas atribuições profissionais em suas casas, o que tem sido bastante desafiador, principalmente para quem nunca havia adotado esse método de trabalho.

No espaço doméstico, muitas famílias têm compartilhado ambientes para trabalhar e se dividido entre demandas profissionais e familiares. Para quem tem filhos, ainda resta monitorar as atividades rotineiras desenvolvidas no dia a dia familiar e o desempenho nas aulas a distância. Somando a isso, temos muitos interesses a serem conciliados, o que, na prática, não é nada simples.

A médio e longo prazo, os relacionamentos se desgastam, a produtividade fica comprometida e, com todos em casa, isso pode afetar a harmonia e dinâmica familiar e, também, comprometer o seu desempenho no trabalho.

Para te ajudar a sair ou a não chegar a uma situação como essa, preparamos este artigo sobre como sobreviver ao home office em meio à crise do coronavírus. Continue a leitura e saiba mais.

Estabeleça uma rotina de trabalho

Trabalhando em casa, muitos fatores nos levam a não estabelecer uma rotina. Em contato com familiares e longe dos colegas da empresa, demandas inesperadas surgem com frequência, sem falar nas distrações de um ambiente que não é o escritório. Há quem ligue a TV em hora imprópria, passe mais tempo cozinhando do que deveria ou saia para comprar algo, sem refletir muito bem se aquele é o momento ideal ou sobre o tempo que gastaria.  

Frente a tantas adversidades, só resta uma opção: estabelecer uma rotina e se manter fiel a ela. Tal qual em um dia normal de trabalho presencial, você deve iniciar suas atividades em horário preestabelecido, fazendo uma pausa para o almoço e retornando em horário razoável para, então, finalizar suas atividades em um segundo turno compatível com as horas trabalhadas no escritório.

O tempo para as tarefas domésticas pode ser inserido em intervalos ao longo do dia, mas é preciso ter muito cuidado para que o tempo gasto para lidar com essas demandas não comprometa seus compromissos profissionais.

Cuide de sua saúde física e mental

O momento de grandes incertezas que estamos vivenciando repercute em nosso estado físico e mental. Há uma ansiedade geral em relação ao que pode vir a acontecer nos próximos meses, com um possível agravamento da crise sanitária e econômica.

Definitivamente, as perspectivas não são as melhores, mas isso não significa que não seja hora de cuidar de você. Faça atividades físicas regulares, mantenha uma boa alimentação, reserve o tempo necessário para o seu lazer e para se divertir com sua família, mesmo que em casa.

Evite distrações

Evite distrações em meio a sua rotina

Se manter longe de distrações já era um desafio antes da pandemia. E, como já destacamos, com o home office, tudo pode ser ainda mais difícil.

O desafio, então, é redobrar a atenção para não ter problemas nesse sentido. É interessante, por exemplo, monitorar o tempo que se gasta nas redes sociais – grande fonte de distrações. O celular, por sua vez, deve ser utilizado apenas quando necessário. Além disso, em casa, é importante contar com um ambiente reservado para trabalhar, onde outras pessoas não te interrompam com frequência.

Limite suas expectativas

Mesmo seguindo à risca todas as medidas para manter um home office produtivo, pode ser que as coisas não saiam como o esperado. Afinal de contas, o momento é propício para imprevistos e todos estamos inseridos em um contexto de muitas mudanças.

Pensando nisso, você precisa limitar suas expectativas em termos de produtividade para não se cobrar além do necessário. Essa deve ser, inclusive, uma discussão levada para o âmbito das organizações, que devem propor, em suas políticas de recursos humanos, a repactuação de metas quando necessário.

Gostou de nossas dicas de hoje sobre como sobreviver ao home office? Continue se informando a respeito do tema com este conteúdo: “Como manter um home office produtivo e assegurar a performance do funcionário?

Comments

  • Avatar

    Jorge Elias Aoni | Set 8,2020

    Esse blog está excelente, sempre trazendo dicas importantes para o empreendedor/trabalhador, com conteúdo necessário e tamanho na medida.PARABÉNS!

  • Leave a Reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.