5 Dicas para conhecer e se relacionar com seu cliente para vender mais

5 Dicas para conhecer e se relacionar com seu cliente para vender mais

Relacionamento com o cliente como meio de potencializar seu negócio

Conhecer e se relacionar com seu cliente para vender mais tornou-se uma verdadeira estratégia para as empresas em mercados cada vez mais competitivos. Existem métodos para realmente fidelizar uma rede de clientes e garantir o sucesso de seu negócio. Porém, para que essa estratégia funcione, é preciso entender que aprimorar o relacionamento com o cliente deve ser um investimento sério.

Então, se você vê o atendimento como uma forma de fidelizar clientes e conseguir vender mais, continue a leitura. A seguir, explicamos como essa estratégia deve ser compreendida, além de apresentar 5 dicas para o seu negócio!

Por que aprimorar o relacionamento com o cliente?

Um bom relacionamento com o cliente sempre foi um fator relevante para vender mais. Afinal, negócios que criam laços com seus públicos garantem uma rede de consumidores fiéis e um fluxo recorrente de demandas a partir de novas indicações.

Contudo, nos últimos anos, muita coisa mudou nas relações de consumo e no atendimento aos consumidores. Com os avanços tecnológicos e outras mudanças, empresas perceberam uma grande vantagem competitiva em investir no relacionamento com o cliente.

A partir de novas ferramentas gerenciais e aprimoramento de algumas práticas de atendimento e fidelização, passou a ser possível massificar as ações de suporte e atendimento, proporcionando ganhos até então inimagináveis nessa área. Podemos dizer inclusive que, atualmente, relacionamento com o cliente se faz em todas as etapas de atendimento.

Como garantir a excelência do atendimento?

Para garantir que o relacionamento entre a empresa e os clientes faça a diferença nos resultados obtidos, é preciso dar atenção a cada uma das etapas do atendimento. Nesse sentido, vale destacar que a interação com o consumidor tem início já na chamada fase de consideração da compra, momento em que seu negócio tem a oportunidade de se apresentar como uma opção entre os demais concorrentes, e segue até a fase do pós-venda, com feedbacks e programas de fidelização.

Então, para ajudar a aprimorar cada etapa e a implementar sua estratégia, trouxemos as dicas que você pode conferir abaixo!

1. Seja visto pelos consumidores 

Para conseguir mais clientes, primeiramente, é preciso garantir que você tenha visibilidade no mercado. Ter uma presença online e investir em publicidade, por exemplo, é fundamental para que mais pessoas cheguem até sua empresa.

O uso da web tem ajudado negócios de diferentes setores a partir de estratégias de marketing digital a crescerem no mercado em que atuam. Mesmo com investimentos modestos é possível ter bons resultados nessa área. Além disso, a internet possibilita uma maior interação com os clientes, o que é fundamental para ter sucesso em sua estratégia de relacionamento. 

2. Cultive boas práticas de relacionamento

Uma vez que o cliente já conhece a sua empresa e os seus serviços, é preciso cultivar boas práticas de relacionamento e manter um contato regular. Para isso, além de questões básicas como educação, cordialidade e agilidade na solução de qualquer dúvida ou problema, você precisa criar canais para conversar diretamente com os clientes.

Manter uma lista atualizada de telefones e disponibilizar outros canais, como listas de e-mail, uma newsletter ou jornal da empresa, ajuda a conservar esse laço por mais tempo. Você deve partir do princípio que, como em qualquer outra relação, clientes correspondem quando percebem que são respeitados, valorizados e recebem a atenção que merecem. 

Cultivando um bom relacionamento com o cliente

3. Crie canais de feedback e obtenha informações

Conseguir o máximo de informações relevantes, tanto sobre o perfil dos clientes como sobre a sua satisfação, é a melhor forma de identificar erros e encontrar os pontos que precisam de melhoria.

Implementar um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), criar formulários para feedback dos clientes na fase de pós-venda e elaborar questionários para identificar o perfil e as preferências do seu público são formas eficientes de obter essas informações.

Com os dados do SAC e dos feedbacks você corrige erros e aprimora o atendimento. Já com os questionários e outras formas de obter informações sobre o público, você reúne informações relevantes para as suas estratégias de marketing e vendas.

4. Invista em fidelização

Todo novo cliente que faz uma compra deve sentir que recebe atenção especial e que pode ter benefícios realizando novas compras. Assim, a partir de uma venda você pode conseguir muitas outras ao longo do tempo.

Existem muitas formas de fomentar a  fidelização. Conheça algumas delas: 

  • dando descontos na primeira compra;

  • fazendo promoções exclusivas para clientes com e-mail cadastrado;

  • criando programas VIP com condições especiais.

5. Treine sua equipe

Por fim, para que as estratégias de relacionamento com o cliente produzam resultados, é preciso treinar sua equipe para padronizar o atendimento, mesmo em situações estressantes. Do contrário, as boas práticas não serão entendidas por todos os funcionários da mesma forma, o que pode causar problemas internos. 

Uma equipe bem treinada deve demonstrar conhecimento sobre produtos e serviços da empresa e capacidade de criar laços para transformar clientes em parceiros. Saber como abordar os clientes, tratando-os de forma profissional, mas com proximidade, atenção e pessoalidade separa a abordagem convencional do atendimento personalizado que se deve buscar.

As dicas que trouxemos para cada etapa devem ser estudadas e discutidas de forma horizontal com toda a equipe. Com isso, a gestão do relacionamento com o cliente terá uma melhora gradual. Se você precisa de outras dicas para treinar sua equipe e aprimorar o atendimento, confira também o nosso artigo “Liderança para equipe inexperiente: como aumentar a qualidade no atendimento?”.

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