Treine sua equipe e transforme problemas em soluções inovadoras

Treine sua equipe e transforme problemas em soluções inovadoras

grupo de pessoas em reuniao

Transformar problemas em soluções inovadoras é uma habilidade que pode desempenhar um papel de grande importância no sucesso de uma organização. Principalmente considerando a competitividade do mercado, conseguir lidar das melhores maneiras com os obstáculos se transforma em um diferencial competitivo.

Uma dica para inovar é treinar seus funcionários para resolver problemas. Os resultados de uma organização dependem basicamente da capacidade de todos que fazem parte dela. Juntos, eles podem alcançar metas e superar expectativas.

Neste artigo vamos entender melhor de que forma investir no treinamento dos seus funcionários contribui com a transformação de problemas em soluções inovadoras. Confira!

A importância de se investir em treinamentos e qualificações para a equipe

pessoas trabalhando em equipe

Os treinamentos e qualificações são determinantes para construir uma equipe de sucesso. Não apenas para promover soluções inovadoras, mas em várias outras áreas de uma organização.

Veja os principais pontos positivos de investir em capacitações:

  • Leque de conhecimentos. O treinamento expande o leque de conhecimentos de todos para que sejam mais eficientes nas tarefas desenvolvidas. Isso vale tanto para um profissional do marketing que realiza uma capacitação sobre mídias sociais, por exemplo, quanto para o gerente financeiro que aprende sobre novas ferramentas de gestão financeira.

  • Aumento da motivação. Os funcionários que passam por treinamentos são mais autoconfiantes, produtivos e eficientes em suas tarefas e decisões. Com base nos conhecimentos adquiridos, eles passam a dominar suas rotinas – podendo ir muito além de uma execução robotizada.

  • Desenvolvimento profissional. Os treinamentos também contribuem para que as pessoas se desenvolvam profissionalmente, construindo carreiras de sucesso. Certamente a sua empresa deseja fazer parte dessa evolução.

  • Capacidade de inovação. O conhecimento é fundamental para que seja possível inovar. Quanto mais informações um profissional possui, maior é a sua habilidade de fazer conexões, pensar fora da caixa e sugerir melhorias. 

Como funciona o processo de inovação?

Simplesmente não podemos tentar ser inovadores mantendo a mesma mentalidade. 

Para aproveitar melhor todo o poder das soluções criativas, precisamos incorporar o pensamento criativo ao gerenciar todos os nossos processos de tomada de decisão. Como o processo de solução de problemas geralmente é visto como um algo lógico e racional, a maioria dos gerentes falha em reconhecer a necessidade de incorporar a criatividade.

O modelo geral de solução de problemas pode ser descrito como envolvendo as seguintes etapas:

  • Identificar o problema

  • Reunir dados / informações

  • Esclarecer / diagnosticar o problema

  • Desenvolver soluções possíveis

  • Analisar cada solução possível

  • Implementar e avaliar 

Porém, não podemos ignorar o componente da criatividade. Ele se torna um elemento dominante no desenvolvimento de possíveis soluções – explorando ideias que fogem do comum, mas que podem ser muito eficientes.

Ou seja, não é possível engessar o processo buscando apenas seguir etapas. É preciso dar um toque especial para tirar o máximo proveito do desenvolvimento criativo de ideias. E os colaboradores podem contribuir ativamente ao longo de todo esse processo.

Para isso, você pode explorar duas perguntas ao longo do processo de desenvolvimento de ideias:

  • O que mais podemos fazer para resolver o problema?

  • E se…?

São perguntas que estimulam que o pensamento vá além do senso comum.

Como transformar problemas em soluções inovadoras?

homem de costas olhando para painel

Embora muitas organizações desejem ser inovadoras, poucas realmente alcançam isso. E para um grande número delas, essa falta de inovação pode ser atribuída a uma coisa: inércia – uma preferência por permanecer no status quo e manter a mesma abordagem enquanto parece estar funcionando.

Essa preferência por permanecer como somos é a norma, e não a exceção. A incerteza e os riscos associados a coisas novas e a novas ideias é a principal razão por trás dessa atitude de evitar mudanças. Porém, no ambiente de negócios de hoje, manter o que funcionou no ano passado pode ser o fator de queda de uma empresa.

O fato é que ou as organizações inovam, ou morrem.

Os gerentes que desejam sobreviver e crescer precisam adotar a inovação como uma de suas estratégias básicas. É preciso que as pessoas da organização aprendam a pensar criativamente para que possam criar novos produtos, serviços e abordagens.

Mas, para que a empresa perceba essa necessidade, ela precisa amadurecer o olhar para enxergar na sua equipe oportunidades de transformação que possam oferecer soluções inovadoras. Não se trata de um processo que inicia de cima para baixo, mas sim um processo que engloba toda a empresa.

Trata-se de uma mudança no mindset de todas as pessoas que trabalham na organização. Ao enxergar um problema, é preciso buscar por soluções inovadoras que possam solucioná-los e gerar benefícios.

Importância da liderança no processo de inovação

De nada adianta implementar uma cultura voltada para a inovação se os funcionários não possuem os conhecimentos necessários para isso. Afinal, você não pode esperar que um profissional de marketing encontre formas inovadoras de alcançar o público quando ele não sabe realizar tarefas básicas – como utilizar redes sociais ou enviar e-mails marketing.

É justamente por isso que o treinamento da equipe é tão importante no processo de transformação de problemas em soluções inovadoras. Mas isso não pode parar por aí.

A liderança e uma boa gestão podem construir uma boa equipe para resolver problemas. Acabamos de falar que não é um processo que inicia de cima para baixo, certo? Porém, precisamos reconhecer que os líderes servem como exemplos para o restante das pessoas.

Uma equipe treinada estará disposta a aprender. E é papel da liderança colocar o foco sempre na resolução dos problemas. Quanto mais treino, incentivo e valorização, maiores são as chances dos colaboradores estarem mais capacitados para tornarem sua empresa ainda mais competitiva e destacada no mercado.

 

Você gostou das dicas para transformar problemas em soluções inovadoras? Confira também o artigo “Liderança para equipe inexperiente: como aumentar a qualidade do atendimento?”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.