Bike delivery: inovação e sustentabilidade

Bike delivery: inovação e sustentabilidade

pessoa fazendo entrega com bicicleta

O bike delivery é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Se as grandes metrópoles possuem graves problemas no trânsito, a entrega realizada por meio de bicicletas pode ajudar a contornar a situação – além de ser uma prática benéfica para o meio ambiente.

Quando falamos sobre inovação e sustentabilidade, muitos empreendedores pensam em grandes iniciativas que revolucionam o seu modelo de negócio. Porém, esses são conceitos que podem ser  mais simples do que muitos pensam e podem ser aplicados em diversos pontos da empresa – como na adoção do bike delivery.

Além disso, o bike delivery ainda é uma grande oportunidade para profissionais autônomos que desejam complementar a sua renda e pode ser explorado como modelo de negócio pelos empreendedores que terceirizam esse serviço. Trata-se de uma nova atividade repleta de possibilidades.

Neste artigo vamos entender melhor como funciona o serviço de bike delivery. Acompanhe!

Sustentabilidade: um conceito em crescimento

desenho branco  de bicicleta no chao

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com práticas sustentáveis – que agridem menos o meio ambiente e podem ser mantidas sem causar prejuízo no longo prazo. Em vez da poluição causada pelos automóveis, utilizar bicicletas para fazer entregas é uma forma eficaz de reduzir os impactos na natureza.

É fundamental cuidar do meio ambiente e preservar os recursos naturais para que as próximas gerações também possam usufrui-los. E as empresas possuem um papel importante nesse processo. Com iniciativas sustentáveis é possível harmonizar as operações empresariais com o bem estar da sociedade.

Por isso, vivemos em um momento de inovações sustentáveis. São muitas as medidas que podem ser incorporadas para que as organizações sejam mais sustentáveis. Isso vale desde a reformulação do mix de produtos para reduzir o impacto ambiental, até outras ações que afetam as atividades de suporte – como o uso do bike delivery para permitir uma logística sem poluição.

O que é o bike delivery?

O bike delivery é um serviço relativamente novo no Brasil, mas já é utilizado em vários países – incluindo Estados Unidos e países da Europa – há alguns anos. A sua proposta é bem simples: realizar a entrega de produtos usando uma bicicleta como meio de transporte.

Para viabilizar esse serviço, a principal preocupação era com a perda de eficiência em relação às motos e carros. Porém, esse problema é facilmente resolvido com uma boa logística para garantir uma entrega ágil e econômica – como com a definição de rotas inteligentes e distribuição adequada dos profissionais para realização do serviço de entrega.

A entrega feita com bicicletas pode ser incorporada em diversas organizações e já existem negócios criados para fornecer esse serviço às empresas interessadas. Entre as organizações que utilizam o bike delivery como alternativa de logística estão a Netshoes, Amaro, Uber Eats, restaurantes que trabalham com delivery, entre outras.

Vantagens do bike delivery

homem andando de bicicleta

A opção pelo bike delivery como meio de transporte gera diversos benefícios para todos os envolvidos nessa operação. Veja as principais vantagens:

  • Redução de custos. Ao optar pelo bike delivery é possível reduzir custos de diversas maneiras: diminuição do custo com manutenção, economia com combustível, eliminação das multas de trânsito e redução das despesas com seguro.
  • Simplificação da documentação. Em vez de lidar com toda a burocracia da documentação de carros e motos, o bike delivery permite que você faça suas entregas com mais facilidade.
  • Agilidade em grandes centros urbanos. Apesar de parecer um meio de transporte menos ágil que carros e motos, a bicicleta pode ser uma alternativa mais rápida em grandes centros urbanos – que sofrem com congestionamentos nas vias públicas.
  • Não emissão de poluentes.  As bicicletas são um meio de transporte sustentável. Isso significa que elas não poluem o meio ambiente (como carros ou motos).
  • Satisfação dos clientes. Os clientes estão procurando mais e mais por empresas sustentáveis. Portanto, adotar o bike delivery é uma forma de aumentar a satisfação entregue. Além disso, garantir que as entregas sejam feitas dentro do prazo é sempre importante para uma boa experiência do consumidor.

A importância de inovações sustentáveis

As inovações sustentáveis são muito benéficas no mundo atual. Além de todo seu impacto positivo no meio ambiente, ainda é possível gerar vantagens para todas as partes envolvidas.

O bike delivery permite que as empresas melhorem os seus processos de logística, cria um novo modelo de negócio para ser explorado pelos empreendedores, e ainda gera diversas oportunidades profissionais para as pessoas que desejam trabalhar com a entrega de produtos com uma bicicleta. 

 

Você já conhecia o conceito de bike delivery? Quer aprender um pouco mais sobre inovação e sustentabilidade? Então confira também o artigo “Economia colaborativa e seus benefícios para os pequenos negócios”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.