Quais são os custos para abrir uma loja virtual?

Quais são os custos para abrir uma loja virtual?

custos para abrir uma loja virtual

Você já ouviu a frase “é preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro”? Pois é, quem quer empreender vai ter que começar colocando a mão no bolso, porque todo negócio envolve alguns custos – mesmo os negócios digitais. Sim, existem também custos para abrir uma loja virtual.

Então, antes de começar a vender pela internet, você precisa se informar sobre os investimentos que terá que fazer. Essa é uma informação crucial para o planejamento da gestão financeira e, até mesmo, para decidir se a sua ideia de negócio é viável. Veja alguns dos principais custos para abrir uma loja virtual.

Gestão

A gestão tem custo? A resposta é: sim. A maioria dos negócios usa pelo menos um software de gestão, geralmente um CRM, um software de gestão da carteira de clientes, que permite registrar os dados e o histórico de compras e atendimento de cada cliente. Existem softwares gratuitos, mas muitos deles têm limitações. Então, você provavelmente terá que desembolsar um certo valor por uma boa solução paga. 

Contabilidade

Todo negócio precisa de contabilidade, tanto por razões externas (para fazer a prestação de contas) quanto internas (para o controle e o planejamento financeiro e fiscal). No entanto, fazer isso internamente exige ter um profissional que entenda do assunto na equipe, o que pode não ser o caso, especialmente no começo. Então, você provavelmente terá custos de terceirização, para contratar um contador.

Plataforma de e-commerce

Esse deve ser um item óbvio na lista de custos para abrir uma loja virtual: você precisa de uma plataforma de e-commerce, como Shopify ou Tray. Além da plataforma em si, você talvez precise de alguém que possa colocar a sua loja virtual no ar, embora essas soluções prometam ser amigáveis até para quem não entende de programação ou design.

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Conteúdo da loja virtual

Quando você tem uma loja virtual, precisa atualizá-la frequentemente, seja para incluir novos itens no catálogo ou para retirar aqueles que você não vende mais. Essa atualização de conteúdo do site pode ser feita por você mesmo; mas é possível que você esteja ocupado com assuntos de gestão mais importantes. Então, esse pode ser mais um dos custos para abrir uma loja virtual: contratar alguém responsável pelas atualizações.

Investimento em segurança digital

Quando você lida com os dados pessoais e, principalmente, bancários das pessoas, você precisa investir em proteções para evitar que esses dados vazem ou sejam roubados, causando sérios problemas para os clientes – além de problemas jurídicos para você e sua empresa. Então, é uma boa ideia separar uma parte do seu capital inicial para investir em segurança digital.

Marketing

A concorrência no segmento de e-commerce não é pequena; assim como o mundo digital amplia o seu mercado consumidor, também aumenta o número de concorrentes diretos. Então, você precisa de uma boa estratégia de marketing que ajude a dar mais visibilidade ao seu negócio e a trazer mais clientes para sua loja virtual. Você pode contratar uma agência para cuidar do desenvolvimento e da execução dessa estratégia no dia a dia. Aí entra mais um custo para o negócio.

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Logística

Talvez a parte mais complexa de toda a operação de uma loja virtual seja a logística. Além de ter espaço para manter um estoque dos produtos, você precisa encontrar maneiras de garantir uma entrega rápida e barata dos pedidos, e as duas coisas envolvem gastos. Aliás, você sabia que uma das principais causas de abandono do carrinho no e-commerce é o preço do frete? Por isso, muitos e-commerces de sucesso arcam com todos custos de entrega a partir de um certo valor.

Equipe

Não podemos esquecer que, entre os custos para abrir uma loja virtual, estão as despesas trabalhistas que você terá com a sua equipe. Sejam um, dez ou cem colaboradores, você terá que recolher impostos, contribuições previdenciárias, além dos salários e benefícios. 

Esses são alguns dos principais custos para abrir uma loja virtual, mas não são os únicos custos envolvidos na abertura de uma empresa. A única forma de mapear todos eles é realizando um planejamento financeiro detalhado, desde o começo.

Uma boa alternativa é buscar o apoio do Sebrae porque, além de criar planos de negócios, também oferece palestras, cursos, oficinas e até consultoria em finanças. Procure o Sebrae ES para descobrir as soluções disponíveis para auxiliar na abertura da sua loja virtual!

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