Como gerir uma empresa familiar?

Como gerir uma empresa familiar?

Mãos de pai e filho de tocando

Gerir esse tipo de negócio significa ter que lidar com as questões emocionais relacionadas à família e, ao mesmo tempo, com a racionalidade. Se você tem uma empresa com um irmão, pai, mãe, primo, tia, saiba que não está sozinho.

No Espírito Santo, isso é bastante comum. Segundo dados do Relatório Especial Sobre Empresas Familiares, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 64% dos pequenos negócios capixabas possuem parentes entre seus sócios ou colaboradores. Com isso, o Espírito Santo está em terceiro lugar nacional no ranking de empresários que trabalham em família.

Ter uma empresa familiar possui diversas vantagens, como o elo de confiança existente; comunicação, muitas vezes, mais fácil e direta e interesses em comum. Segundo a pesquisa Retratos de Família, da consultoria KPMG, realizada em 2015 com empresários, entre os principais pontos fortes de uma organização familiar estão a tomada de decisões rápida e flexível, o foco no core business e a visão de longo prazo.

Porém, existem alguns aspectos que podem ser considerados as fraquezas da administração familiar, como conflitos de interesses entre família e empresa; rivalidades pessoais e planejamento financeiro priorizando a família e depois os negócios.

Resumindo: mesmo quando a formação empresarial dos sócios é consistente, se não houver regras e planejamento dentro da empresa, podem ocorrer situações que afetem negativamente a sobrevivência do negócio.

É preciso que todos na empresa tenham consciência de que a empresa precisa ser independente, que precisa crescer e para isso necessita da geração de lucro que possibilite uma larga evolução. Os envolvidos na gestão precisam unir forças para vencer os conflitos e ainda realizar uma administração coerente, que busque aperfeiçoar os controles administrativos e os recursos humanos, pois são as chaves para se alcançar o sucesso em qualquer gestão.

Para que sua empresa familiar possa prosperar, separamos 6 dicas valiosas:

1. Defina as regras

É bom estabelecer regras claras desde o início, definindo as funções e responsabilidades de todos os envolvidos, conscientizando a todos que são colaboradores e que, portanto, serão cobrados constantemente.

2. Planeje as ações

O planejamento é fundamental e deve ser acompanhado sistematicamente. Construa os valores da empresa juntos, para que todos possam entender aonde a empresa quer chegar, definindo metas e prazos.

3. Conversem sobre o controle financeiro

A empresa deve ser tratada como tal, e é preciso que todos tenham consciência de que o dinheiro da empresa não pode ser misturado com as finanças pessoas.

4. Não dê privilégios aos familiares

Trate seus parentes da mesma forma, como trata seus funcionários. Se o seu parente não for cobrado tanto quantos os outros, pode causar mal exemplo e prejudicar a produtividade. Importante também que os salários definidos para cada funcionário seja de acordo com suas competências e não por nível de parentesco.

5. Veja a empresa como uma empresa

Evite tomar decisões em momentos de abalo emocional. Não deixe que desentendimentos por assuntos familiares sejam levados para dentro da empresa.

6. Crie um conselho familiar

Para garantir a transparência e ajudar nas definições de critérios e regras, uma boa alternativa é criar um conselho de família. A ideia é possibilitar que os membros se reúnam esporadicamente para discutir, resolver conflitos e também alinhar os objetivos e valores da família com os da empresa.

Evitar conflitos em uma empresa familiar é possível se houver planejamento e esforço por parte dos envolvidos. O segredo está em buscar o máximo comprometimento dos sócios e criar um ambiente de cumplicidade e unidade em torno dos objetivos comuns.


Já leu nosso último post “Redes sociais: aliadas ou vilãs do seu negócio?”? Confira aqui.

Comments

  • Lenimar Sedda | Ago 8,2018

    Muito bacana.

    • sebraees | Ago 21,2018

      Ficamos felizes em saber que gostou, Lenimar! Agradecemos seu feedback!

  • claudia rodrigues caxias | Mai 2,2019

    Bom dia
    Eu trabalho com o meu marido na minha empresa só que agente briga, porque ele é cabeça dura.
    O que eu faço?

    • Sebrae ES | Jun 10,2019

      Oi, Claudia! Quando se empreende em casal, é necessário ter, além dos mesmos objetivos empresariais, as obrigações e atividades de cada um muito bem especificadas. Dessa forma, fica mais fácil de se conviver na empresa. Além disso, é fundamental separar o trabalho da vida em casal, e vice e versa.

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