6 dicas para vender mais em tempos de crise

6 dicas para vender mais em tempos de crise

Basta passar pelos centros da cidade e até mesmo shoppings para perceber que o movimento dentro das lojas caiu. Neste tempo de recessão econômica, as vendas no comércio têm diminuído.

Segundo dados divulgados no início do mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista do país fecharam o mês de maio com queda de 1% na comparação com abril, na série ajustada sazonalmente. O volume de vendas acumula, nas series sem ajustes sazonais, retração de 7,3% nos cinco primeiros meses de 2016.

As pessoas não têm mais comprado como faziam antes. As compras têm sido cada vez mais seletivas, de acordo com as necessidades ou oportunidades. Itens supérfluos, que envolvam lazer, por exemplo, e até mesmo alimentação sofreram alguns cortes, sendo consumidos com mais racionalidade.

O consumidor compra quando há necessidade e mesmo assim, tem pesquisado bastante antes de efetuar a compra. A combinação do aumento dos preços, alta de juros e a percepção de que os salários não acompanham a inflação reduziu a intenção das famílias em contrair novas dívidas, o que afeta diretamente o poder de compra.

Sendo assim, é fundamental que você se planeje para colher bons resultados na sua empresa. Lembre-se que cada cliente é único e o atendimento deve ser personalizado.

Para ajudar a aumentar as vendas, preparamos algumas dicas que podem ajudar neste momento:

1. Ofereça promoções

Palavra mágica que atrai os consumidores. Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos ou serviços específicos. O importante é mostrar ao cliente que ele está sendo beneficiado;

2. Escute seu cliente

Procure abrir cada vez mais o canal de comunicação entre sua empresa e o cliente. Escute o que ele deseja, suas reclamações, sugestões e elogios. E após, trace um plano de ação para pôr em prática as melhorias sugeridas;

3. Treinamento de equipe

Se você tem um pequeno negócio, não será tão difícil deixar sua equipe bem preparada para atender. Conhecer o produto ou serviço oferecido e saber lidar com clientes são atitudes fundamentais. Lembre-se que, mesmo quando um cliente vai até seu estabelecimento somente para olhar alguma promoção, o bom atendimento pode fazer a diferença para uma compra efetiva acontecer no momento ou futuramente e ainda indicar a empresa para outros clientes;

4. Fique de olho na concorrência

Seja no concorrente similar ou maior que você, que fornece um serviço ou produto igual ou semelhante ao da sua empresa, fique atento para saber como está o mercado e quais as necessidades e desejos do cliente você tem mais chances de atender. Mas lembre-se sempre de ser fiel aos seus valores e aos do seu negócio;

5. Faça propagandas na internet

Promova postagens na página ou perfil da empresa nas redes sociais e, se possível, realize pequenos investimentos, como anúncios pagos. As redes sociais têm sido importantes aliadas na divulgação de produtos e serviços, com grandes alcances a preços baixos;

6. Não tenha medo de inovar sempre que possível

Mesmo que sua empresa trabalhe com um produto ou serviço de sucesso, sempre existe a possibilidade de inovar e atender outras expectativas, desejos e números. E quando se trata de datas comemorativas, inovar pode ser um diferencial para se destacar.

E se você deseja aumentar as vendas e quer receber mais dicas para isso, os cursos e eBooks do Sebrae ES são algumas das ferramentas que podem te auxiliar nessa empreitada. Além de gratuitos e diversificados, estão disponíveis na internet como: “Vendas Externas: Planejamento e Vendas”, “Como Vender Mais e Melhor”, “Vendas Internas: é no Balcão que se Vendeentre outros.

Busque, pesquise e aplique as técnicas de vendas e relacionamento com o cliente. Com dedicação, persistência e atitude, o sucesso de sua empresa deixará de ser um sonho e se tornará real. Bom trabalho!


Já leu nosso último post “Startups: boas opções em tempos de crise?”?
Confira aqui.

Comments

  • Vera Lucia Rodrigues | Mai 8,2020

    Boa tarde!
    Sou corretora de imoves, atuando 8 anos no município de Vila Velha e Vitoria.
    Amo minha profissão, não quero mudar de ramo, mas confesso esta muito difícil, estou desde final de 2019 sem vender.
    Resolvi entrar em contato para pedir ajuda, com novos métodos de venda e atendimento ao cliente.
    Preciso inovar com técnicas via internet, estou disposta a me dedicar ao máximo para ter mais resultado e fazer o que tanto gosto

    • Sebrae ES | Jun 19,2020

      Vera Lúcia, esse momento realmente é muito crítico para os pequenos negócios. O ideal agora é manter a calma, colocar as contas no papel para decidir a melhor opção.
      Para ajudarmos precisamos entender melhor seu negócio e verificarmos qual problema devemos atacar primeiro.
      Indico abaixo o link para falar com um dos nossos especialistas para te orientar e passar informações sobre as consultorias ou cursos mais adequados para você e seu negócio: http://www.bit.ly/whatsapp_sebrae

      Qualquer dúvida continuamos à disposição.

  • Leave a Reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.