Quando o assunto é encantar os clientes, muitos empreendedores, sobretudo de pequenas empresas, costumam achar que é algo difícil e complicado de se fazer. No entanto, há boas práticas simples de aplicar que podem não apenas satisfazer como surpreender positivamente seu público, e proporcionar uma boa experiência de compra.
Esse fator, na verdade, é cada vez mais importante para o sucesso e a perenidade dos negócios. Em uma pesquisa recente (disponível em inglês), 86% dos clientes afirmaram que suas experiências são tão importantes quanto o produto ou serviço que adquirem das empresas.
Assim, mais do que uma tendência, encantar os clientes com uma excelente experiência de compra é algo prioritário para os negócios. Continue conosco e saiba mais sobre como melhorar ainda a experiência proporcionada aos seus clientes.
A experiência de compra abrange desde o primeiro contato de um lead até as diferentes etapas da sua jornada ao se tornar um cliente fiel.
Assim, a busca pelo encantamento deve fazer parte da rotina de qualquer negócio e orientar decisões e ações em todos os pontos de contato e interações com o público.
Entre as iniciativas para isso, estão:
Do presencial ao online, as formas de pagamento estão sempre mudando. Oferecer meios diversos de pagamento é uma poderosa abordagem para trazer mais conveniência e personalização para a experiência de compra.
À medida que as alternativas mais antigas começam a declinar em uso, como aconteceu com o cheque, por exemplo, é preciso se atualizar, acompanhando as preferências de seu público. Uma tendência atual nesse sentido é o uso do PIX.
Além disso, trabalhar com várias formas de pagamento ajudará a manter um ciclo regular em seu fluxo de caixa.
Ser claro nessas três perguntas é uma boa maneira de mostrar aos seus clientes o que esperar de seu negócio. Isso ajudará na construção de confiança — um elemento fundamental na experiência de compra.
Após compreender esses aspectos, será possível criar ofertas mais alinhadas com o seu propósito e o perfil de seu cliente em potencial.
Nessa hora, será crucial, também, descrever detalhadamente as informações sobre os produtos/serviços, assim como disponibilizar imagens de qualidade, para facilitar a compreensão e a tomada de decisão de compra.
Para fazer isso, reflita sobre questões como:
Avaliar pontos como esses ajudará a criar uma descrição mais clara e que proporcione uma experiência de compra assertiva ao seu cliente.
Somos seres fundamentalmente visuais. Dados indicam que o cérebro humano processa informações visuais 60.000 vezes mais rápido do que conteúdo textual.
Assim, para facilitar a assimilação das informações e promover uma experiência de compra mais simples e fluída, apostar em recursos visuais é uma boa alternativa.
Isso inclui o uso de vídeos, GIFs, infográficos, fotos, ilustrações, entre outros formatos. Esses recursos ajudam a demonstrar os benefícios e as formas de uso do produto, dar dicas ao cliente, entre outras coisas que facilitem a experiência e a interação com sua empresa e produto/serviço.
Sempre que um cliente interage com a sua empresa, esse deve ser um processo fácil e que não esteja associado a transtornos e dificuldades.
Mesmo pequenos inconvenientes – como não conseguir navegar rapidamente em seu site ou ser transferido entre vários colaboradores na hora de sanar uma dúvida – podem causar uma má experiência de compra.
Portanto, faça um mapeamento constante para identificar oportunidades de simplificar e aperfeiçoar esses pontos de contato com o seu cliente.
Hoje, muitas pessoas já realizam boa parte de sua jornada de compra online, fazendo pesquisa em buscadores e nas redes sociais, procurando avaliações de outros clientes, etc.
Assim, quando chegam a um estabelecimento, elas já têm mais bem definido o que querem, qual é o preço médio do produto, entre outros pontos.
A princípio, pode parecer que isso deixa pouco espaço para você e sua equipe fornecerem uma experiência de valor agregado. O ponto de partida, no entanto, está justamente na criação dessa conexão, que não é feita e personalizada somente por meio do uso de tecnologia.
Entre as iniciativas para isso, estão:
A experiência de compra não se encerra no caixa. É no período de pós-venda que começam os novos tipos de nutrição e relacionamento com os clientes.
É possível, entre outras coisas, programar uma série de e-mails pós-compra, solicitar feedback ou acompanhar o sucesso do cliente com um telefonema, por exemplo.
Fornecer conteúdo relevante também é uma maneira de criar uma experiência mais completa e encantadora ao longo do relacionamento com seus clientes, facilitando e impulsionando suas taxas de retenção e satisfação.
Em relação às formas de encantar o cliente e melhorar a experiência de compra que foram vistas até aqui, é importante destacar que muitas delas dependem do envolvimento de dois setores que devem trabalhar sempre alinhados: marketing e vendas.
Para entender melhor como promover esse trabalho conjunto, confira nosso conteúdo com quatro estratégias para integrar esses dois setores.
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