5 motivos para investir em vendas online

5 motivos para investir em vendas online

5 motivos para investir em vendas online

Com a pandemia do novo coronavírus, houve um grande aumento no número de pessoas que passaram a comprar por meio do ambiente online e de empresas que começaram a comercializar seus produtos e serviços na internet. Entretanto, muitos empreendedores ainda se mostram receosos em investir nas vendas online para expandir seus negócios.

Para quem busca empreender na internet, mas ainda não está convencido de sua potencialidade e vantagens, criamos este artigo para falar um pouco sobre os principais benefícios das vendas online.

A seguir, você poderá compreender mais sobre a oportunidade proporcionada pelo empreendedorismo digital no Brasil. Confira!

Por que investir nas vendas online?

Para que a empresa seja lucrativa e alcance sucesso na realidade atual, o empreendedor deve desenvolver alguns aspectos básicos, tais como: estar atento às novidades e tendências do mercado e dos consumidores, buscar aprimoramento constante, e planejar estratégias de forma inteligente e integrada.

Vivemos em um momento marcado pela digitalização e por novas tecnologias e inovações. Nesse contexto, para empreender e ser bem-sucedido, é vital adaptar seu negócio a tais transformações.

Um estudo realizado pelo banco inglês Barclays, prevê que, até o final deste ano, cerca de 41% dos consumidores serão influenciados pelas redes sociais para realizar alguma compra online. Isso sugere o quanto as novas tecnologias, plataformas e relações digitais têm revolucionado a experiência do cliente, interferindo na sua decisão de compra e, mais do que isso, permitindo um avanço do empreendedorismo no país.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, conheça, a seguir, alguns dos motivos que levam cada vez mais pessoas a venderem pela internet.

1. Baixo investimento inicial

O investimento para um negócio online tende a ser relativamente menor. Isso porque no digital os custos iniciais são, basicamente, com a formalização da empresa; a compra de domínio e a hospedagem do site; o desenvolvimento do canal de comércio online; e criação da marca e identidade visual, por exemplo.

Já em uma loja física, é necessário, ainda, realizar maiores investimentos com compra ou locação de um ponto de vendas, contratação de diversos profissionais, aquisição de materiais de merchandising, entre outros gastos.

2. Alto potencial lucrativo

As vendas online têm alto potencial lucrativo

Outra vantagem exclusiva da venda online é a possibilidade de manter o seu negócio ativo 24 horas por dia.

Mesmo que você invista em uma central de atendimento para o horário comercial, o sistema da loja virtual continuará funcionando e registrando pedidos durante qualquer período do dia.

Esta disponibilidade é o que ajuda a garantir um potencial de lucratividade empolgante para a sua empresa vender pela internet, sendo um fator bastante competitivo no mercado.

Além disso, você poderá manter a divulgação e a comercialização de seus produtos sem restrições geográficas, o que também contribui para impulsionar sua lucratividade.

3. Mensuração e análise de dados e resultados das vendas online

O marketing tradicional possui algumas limitações quanto à mensuração e análise de resultados. É impossível saber quantas pessoas visualizaram um outdoor, panfleto, anúncio no jornal, etc. Mais difícil ainda é saber quantas dessas pessoas compraram o seu produto devido a essas propagandas.

No digital, este mistério é desvendado, uma vez que a jornada de compra do cliente pode ser completamente monitorada e facilmente analisada pelas plataformas disponíveis atualmente no mercado.

Desde o clique em um link em uma rede social até a compra do produto, é possível identificar todas as interações do cliente e compreender como as estratégias que a sua empresa está aplicando estão funcionando com o seu público.

Assim, por meio dessas análises, você consegue projetar melhorias e pensar em novas técnicas que ajudem a alavancar as suas vendas online.

4. Maior alcance de audiência

Maior alcance da audiência em vendas online

Como mencionamos, na internet, não existem fronteiras para divulgar a sua empresa. Suas campanhas podem alcançar potenciais clientes em outros bairros e cidades ou, até mesmo, do outro lado do mundo.

Este é um fator que beneficia tanto as empresas quanto quem busca por produtos e serviços, pois as chances de os consumidores encontrarem marcas com as quais se identificam são maiores.

Nesse sentido, investir em um bom posicionamento digital é crucial para garantir resultados expressivos e aumentar as vendas online.

5. Possibilidade de segmentação

Como falado no tópico acima, com o negócio digital, seu empreendimento consegue abranger uma grande audiência com uma única campanha ou domínio de loja virtual, mas você sabia que é possível selecionar o público que será impactado pelos seus anúncios?

Com as ferramentas de marketing digital, você consegue definir, por meio de informações e dados pré-estabelecidos, pessoas de perfis muito específicos para serem expostas à sua divulgação.

Assim, se você vende produtos fitness, por exemplo, é possível exibir seus anúncios online apenas para pessoas que se interessam por exercícios físicos e bem-estar, que tenham determinada faixa etária e morem em um local específico, por exemplo.

A vantagem deste recurso é, justamente, poder explorar os nichos de mercado menos óbvios e atingir o público ideal para a sua empresa, garantindo vendas mais assertivas e reduzindo seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

As vendas online representam um grande potencial para aumentar o faturamento do negócio. Entretanto, um dos maiores desafios dos empreendedores é saber onde e como disponibilizar seus produtos e serviços no ambiente digital.

Se você ainda não sabe muito bem como começar a vender na internet, confira este outro artigo: “Tudo o que você precisa saber para ter uma loja online”.


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