8 abordagens práticas de e-mail marketing para seu negócio

8 abordagens práticas de e-mail marketing para seu negócio

8 abordagens práticas de e-mail marketing para seu negócio

Em todo o mundo, o número de usuários de e-mail é estimado em 4,1 bilhões de usuários. O e-mail é utilizado por uma grande quantidade de pessoas, que autorizam marcas a manterem relacionamento e enviarem mensagens por esse canal. Isso torna estratégias de e-mail marketing muito poderosas.  

Dessa forma, o e-mail marketing permanece sendo um dos principais e mais versáteis canais de uma estratégia digital. Sua empresa busca adquirir novos clientes? Coletar dados valiosos de seu público-alvo? Então, é importante considerar o desenvolvimento de ações de e-mail marketing. Mas atenção: aproveitar o potencial do e-mail marketing depende de entender a fundo suas abordagens. 

A seguir, mostraremos algumas abordagens que podem ser colocadas em prática em seu negócio para utilizar o e-mail marketing em sua estratégia para se relacionar com seus potenciais clientes e vender mais. Acompanhe! 

8 abordagens de e-mail marketing para adotar em seu negócio 

Talvez você não tenha confiança na efetividade do e-mail marketing. Será que ele é um canal válido, em meio à predominância de redes sociais e novas estratégias que vemos no marketing digital? A resposta é sim! Segundo levantamento da empresa Emarsys, o e-mail marketing é o principal canal de aquisição de clientes para 81% das micro e pequenas empresas. 

Dessa forma, veremos, a seguir, algumas das principais abordagens para você que deseja implementar o e-mail marketing, mas que não tem certeza de como utilizá-lo. 

De acordo com a proposta de seu negócio e escopo, você pode investir em algumas dessas abordagens ou integrar todo um conjunto. Tudo isso dependerá de seus objetivos e do alinhamento da estratégia de marketing e comercial de seu negócio. Confira! 

1 – E-mail de boas-vindas 

Envie e-mail marketing de boas-vindas

Depois de atrair e captar o contato (lead) para a sua lista de e-mail, há mais trabalho a ser feito, pois é preciso construir relacionamentos sólidos com seus novos leads. E isso pode iniciar com um e-mail de boas-vindas. Este primeiro contato é bastante estratégico para a manutenção e o sucesso desse relacionamento. 

Para isso, é preciso elaborar uma linha de assunto atraente. Grandes marcas, como Amazon e Airbnb, usam essa linha para agradecer seus assinantes e recebê-los em sua comunidade. É importante criar algo que estimule o destinatário a abrir o e-mail. 

Uma estratégia interessante é usar a linguagem para criar expectativa, como “O que vem por aí…” ou “Esta mensagem foi personalizada para você”, mas certifique-se de atender a essas expectativas. Uma chamada para ação (CTA) também encoraja aberturas – algo leve, como “Participe de nossa comunidade”. 

Então, ao invés de simplesmente automatizar uma confirmação de cadastro, aproveite para iniciar a relação entre sua marca e seu futuro cliente de forma única. Em um e-mail de boas-vindas, é possível falar mais sobre o que seu negócio oferece e fornecer detalhes que sejam relevantes neste primeiro momento. Se for apropriado, utilize este primeiro contato integrado a uma ação promocional exclusiva. 

2 – Newsletters 

O envio de newsletter é uma excelente forma de manter seus clientes informados. Seja semanal, mensal ou de forma mais frequente, utilizar essa estratégia de e-mail marketing para compartilhar novidades e conteúdos relevantes para o seu público é muito estratégico. 

Essa abordagem permite passar a percepção de que a sua empresa está “pensando nele”, que “lembrou dele”, sobretudo quando é utilizado um nível de personalização nas mensagens, como chamar o contato pelo nome. Dessa forma, desde que suas mensagens sejam, realmente, relevantes para o destinatário, eles ficarão felizes em recebê-las. 

Em uma estratégia de e-mail marketing, as newsletters são apropriadas para qualquer estágio de seu funil de vendas. Isso significa que, seja o destinatário do e-mail um curioso sobre sua marca ou um cliente fidelizado, esse formato pode ser ajustado e igualmente efetivo. 

3 – Parabenizações de aniversário 

O e-mail marketing é uma estratégia intimamente ligada ao relacionamento com o cliente. Por isso, uma boa ideia é programar o envio de um e-mail em seu aniversário. 

Além de se aproximar de seu cliente aniversariante, é interessante relembrá-lo do momento em que determinada compra foi realizada, quando ele começou o primeiro contato ou até mesmo um resumo do histórico dele com a sua marca. Assim, abre-se a oportunidade de estreitar esse laço de relacionamento e aproximar seu negócio da realidade de seu cliente de forma mais humana e personalizada. 

4 – E-mails sazonais 

Enviei e-mail marketing sazonais para seus leads

Existem períodos do ano em que o e-mail marketing pode ser um grande aliado para fortalecer sua marca e otimizar as suas vendas. Dia das Mães, Natal, Black Friday, feriados, entre outros períodos sazonais, são ótimas oportunidades para enviar uma mensagem especial e potencializar seu faturamento. 

Com assunto chamativo, recursos visuais criativos e um texto persuasivo, as ações de e-mail marketing sazonais são um bom estopim para suas ações de marketing nesse período. É possível, inclusive, engajar clientes já mais “frios” em sua base com ofertas especiais e chamar sua atenção para uma promoção ou conteúdo relevante para a data em questão, trazendo-os de volta para uma base mais ativa. 

5 – Convite para pesquisas 

Toda campanha de marketing digital, em geral, depende de dados e ajustes constantes com base nos resultados. Tendo em vista esse cenário, é sempre importante obter o feedback de seu cliente e entender como ele se sente em relação a seus produtos ou serviços. E a estratégia de e-mail marketing é uma grande facilitadora para solicitação de pesquisas. 

De acordo com sua estratégia, seu negócio pode estabelecer períodos para analisar de perto a qualidade e efetividade de seu negócio diante dos clientes. Muitas empresas, inclusive, oferecem um brinde, desconto ou cortesia em uma próxima compra em troca desse feedback dado pela participação na pesquisa. 

6 – Geração de tráfego 

Em muitos casos, o e-mail marketing é uma forma de aproximar seu público-alvo de canais estratégicos de seu negócio. Você tem uma loja virtual que precisa de mais divulgação? Está produzindo conteúdos relevantes em seu blog e gostaria de ampliar o número de visitantes? É possível utilizar uma divulgação por meio de e-mail marketing como geradora de tráfego. 

Entretanto, é importante, ao integrar o e-mail marketing com outros canais, estabelecer um caminho lógico até o objetivo. É por isso que utilizamos ferramentas e estratégias de Inbound Marketing e vendas. 

Assim, você não cria caminhos redundantes ou divulga e-mails não alinhados com o estágio em que seu cliente se encontra em relação à sua proposta. 

7 – E-mail transacional 

Aliado a ferramentas de automação, a estratégia de e-mail marketing pode partir de gatilhos para o envio de mensagens personalizadas. Essa já é uma prática comum, por exemplo, em plataformas de e-commerce, quando uma compra é finalizada ou o cliente demonstrou interesse em determinado produto ou categoria de produtos. É o chamado e-mail transacional. 

É interessante, para negócios que precisam manter o cliente ativo no ciclo de compra, investir em estratégias de automação dessas mensagens. Assim, o cliente, a partir de um e-mail transacional disparado automaticamente, conhece outros produtos de seu negócio. Ou, ainda, entra em contato com seu atendimento para resolver alguma dúvida que impossibilitou o fechamento da compra ou solicitar um orçamento. 

8 – E-mail para fluxos de nutrição  

As campanhas de marketing por e-mail comumente são utilizadas para apresentar produtos ou serviços, incentivar os clientes a comprar depois de abandonar o carrinho ou entregar ofertas especiais aos seus clientes. 

Além disso, 59% dos entrevistados em uma pesquisa da HubSpot dizem que o e-mail marketing influencia suas decisões de compra. 

Além de atingir os usuários diretamente por meio de suas caixas de entrada, o e-mail também se conecta com os usuários em todas as etapas do funil de vendas. Esteja alguém no estágio de conscientização, consideração ou compra, é possível usar o e-mail para informar, nutrir e persuadir o cliente ou potencial cliente. 

O e-mail também desempenha um papel proativo quando se trata de nutrir clientes. Por exemplo, digamos que alguém baixe um e-book (em troca de seu endereço de e-mail) sobre diferentes materiais para construção de telhado e seus prós, contras e custos. 

Com base nessa informação de quem fez o download, você consegue antecipar perguntas, preocupações ou necessidades adicionais dos clientes em potencial, nutrindo-os de informações como:   

  • O que devo saber sobre como escolher um novo telhado para minha casa? 
  • Quanto tempo demora a instalação de um telhado? 
  • Como escolher a melhor empresa especializada? 

Utilizando e-mails de nutrição, você consegue orientar e direcionar os interessados de um estágio do funil para o próximo. Seu conteúdo de e-mail sobre como escolher uma empresa de telhados, por exemplo, pode gerar a credibilidade e trazer a confiança necessária para que o lead vire cliente e contrate o seu negócio.  

As diversas abordagens que apresentamos são alternativas poderosas para se conectar com leads, nutri-los e convertê-los em clientes. Assim você também consegue construir e manter relacionamentos duradouros com a sua base já fidelizada. 

O e-mail marketing é apenas uma forma de se relacionar e aumentar as suas vendas. Entretanto, para fidelizar clientes, é preciso se atentar a outros processos de sua estratégia de vendas. Nesse artigo falamos mais sobre este assunto: “Como contornar os desafios da venda online e fidelizar clientes”.


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