Em todo o mundo, o número de usuários de e-mail é estimado em 4,1 bilhões de usuários. O e-mail é utilizado por uma grande quantidade de pessoas, que autorizam marcas a manterem relacionamento e enviarem mensagens por esse canal. Isso torna estratégias de e-mail marketing muito poderosas.
Dessa forma, o e-mail marketing permanece sendo um dos principais e mais versáteis canais de uma estratégia digital. Sua empresa busca adquirir novos clientes? Coletar dados valiosos de seu público-alvo? Então, é importante considerar o desenvolvimento de ações de e-mail marketing. Mas atenção: aproveitar o potencial do e-mail marketing depende de entender a fundo suas abordagens.
A seguir, mostraremos algumas abordagens que podem ser colocadas em prática em seu negócio para utilizar o e-mail marketing em sua estratégia para se relacionar com seus potenciais clientes e vender mais. Acompanhe!
Talvez você não tenha confiança na efetividade do e-mail marketing. Será que ele é um canal válido, em meio à predominância de redes sociais e novas estratégias que vemos no marketing digital? A resposta é sim! Segundo levantamento da empresa Emarsys, o e-mail marketing é o principal canal de aquisição de clientes para 81% das micro e pequenas empresas.
Dessa forma, veremos, a seguir, algumas das principais abordagens para você que deseja implementar o e-mail marketing, mas que não tem certeza de como utilizá-lo.
De acordo com a proposta de seu negócio e escopo, você pode investir em algumas dessas abordagens ou integrar todo um conjunto. Tudo isso dependerá de seus objetivos e do alinhamento da estratégia de marketing e comercial de seu negócio. Confira!
Depois de atrair e captar o contato (lead) para a sua lista de e-mail, há mais trabalho a ser feito, pois é preciso construir relacionamentos sólidos com seus novos leads. E isso pode iniciar com um e-mail de boas-vindas. Este primeiro contato é bastante estratégico para a manutenção e o sucesso desse relacionamento.
Para isso, é preciso elaborar uma linha de assunto atraente. Grandes marcas, como Amazon e Airbnb, usam essa linha para agradecer seus assinantes e recebê-los em sua comunidade. É importante criar algo que estimule o destinatário a abrir o e-mail.
Uma estratégia interessante é usar a linguagem para criar expectativa, como “O que vem por aí…” ou “Esta mensagem foi personalizada para você”, mas certifique-se de atender a essas expectativas. Uma chamada para ação (CTA) também encoraja aberturas – algo leve, como “Participe de nossa comunidade”.
Então, ao invés de simplesmente automatizar uma confirmação de cadastro, aproveite para iniciar a relação entre sua marca e seu futuro cliente de forma única. Em um e-mail de boas-vindas, é possível falar mais sobre o que seu negócio oferece e fornecer detalhes que sejam relevantes neste primeiro momento. Se for apropriado, utilize este primeiro contato integrado a uma ação promocional exclusiva.
O envio de newsletter é uma excelente forma de manter seus clientes informados. Seja semanal, mensal ou de forma mais frequente, utilizar essa estratégia de e-mail marketing para compartilhar novidades e conteúdos relevantes para o seu público é muito estratégico.
Essa abordagem permite passar a percepção de que a sua empresa está “pensando nele”, que “lembrou dele”, sobretudo quando é utilizado um nível de personalização nas mensagens, como chamar o contato pelo nome. Dessa forma, desde que suas mensagens sejam, realmente, relevantes para o destinatário, eles ficarão felizes em recebê-las.
Em uma estratégia de e-mail marketing, as newsletters são apropriadas para qualquer estágio de seu funil de vendas. Isso significa que, seja o destinatário do e-mail um curioso sobre sua marca ou um cliente fidelizado, esse formato pode ser ajustado e igualmente efetivo.
O e-mail marketing é uma estratégia intimamente ligada ao relacionamento com o cliente. Por isso, uma boa ideia é programar o envio de um e-mail em seu aniversário.
Além de se aproximar de seu cliente aniversariante, é interessante relembrá-lo do momento em que determinada compra foi realizada, quando ele começou o primeiro contato ou até mesmo um resumo do histórico dele com a sua marca. Assim, abre-se a oportunidade de estreitar esse laço de relacionamento e aproximar seu negócio da realidade de seu cliente de forma mais humana e personalizada.
Existem períodos do ano em que o e-mail marketing pode ser um grande aliado para fortalecer sua marca e otimizar as suas vendas. Dia das Mães, Natal, Black Friday, feriados, entre outros períodos sazonais, são ótimas oportunidades para enviar uma mensagem especial e potencializar seu faturamento.
Com assunto chamativo, recursos visuais criativos e um texto persuasivo, as ações de e-mail marketing sazonais são um bom estopim para suas ações de marketing nesse período. É possível, inclusive, engajar clientes já mais “frios” em sua base com ofertas especiais e chamar sua atenção para uma promoção ou conteúdo relevante para a data em questão, trazendo-os de volta para uma base mais ativa.
Toda campanha de marketing digital, em geral, depende de dados e ajustes constantes com base nos resultados. Tendo em vista esse cenário, é sempre importante obter o feedback de seu cliente e entender como ele se sente em relação a seus produtos ou serviços. E a estratégia de e-mail marketing é uma grande facilitadora para solicitação de pesquisas.
De acordo com sua estratégia, seu negócio pode estabelecer períodos para analisar de perto a qualidade e efetividade de seu negócio diante dos clientes. Muitas empresas, inclusive, oferecem um brinde, desconto ou cortesia em uma próxima compra em troca desse feedback dado pela participação na pesquisa.
Em muitos casos, o e-mail marketing é uma forma de aproximar seu público-alvo de canais estratégicos de seu negócio. Você tem uma loja virtual que precisa de mais divulgação? Está produzindo conteúdos relevantes em seu blog e gostaria de ampliar o número de visitantes? É possível utilizar uma divulgação por meio de e-mail marketing como geradora de tráfego.
Entretanto, é importante, ao integrar o e-mail marketing com outros canais, estabelecer um caminho lógico até o objetivo. É por isso que utilizamos ferramentas e estratégias de Inbound Marketing e vendas.
Assim, você não cria caminhos redundantes ou divulga e-mails não alinhados com o estágio em que seu cliente se encontra em relação à sua proposta.
Aliado a ferramentas de automação, a estratégia de e-mail marketing pode partir de gatilhos para o envio de mensagens personalizadas. Essa já é uma prática comum, por exemplo, em plataformas de e-commerce, quando uma compra é finalizada ou o cliente demonstrou interesse em determinado produto ou categoria de produtos. É o chamado e-mail transacional.
É interessante, para negócios que precisam manter o cliente ativo no ciclo de compra, investir em estratégias de automação dessas mensagens. Assim, o cliente, a partir de um e-mail transacional disparado automaticamente, conhece outros produtos de seu negócio. Ou, ainda, entra em contato com seu atendimento para resolver alguma dúvida que impossibilitou o fechamento da compra ou solicitar um orçamento.
As campanhas de marketing por e-mail comumente são utilizadas para apresentar produtos ou serviços, incentivar os clientes a comprar depois de abandonar o carrinho ou entregar ofertas especiais aos seus clientes.
Além disso, 59% dos entrevistados em uma pesquisa da HubSpot dizem que o e-mail marketing influencia suas decisões de compra.
Além de atingir os usuários diretamente por meio de suas caixas de entrada, o e-mail também se conecta com os usuários em todas as etapas do funil de vendas. Esteja alguém no estágio de conscientização, consideração ou compra, é possível usar o e-mail para informar, nutrir e persuadir o cliente ou potencial cliente.
O e-mail também desempenha um papel proativo quando se trata de nutrir clientes. Por exemplo, digamos que alguém baixe um e-book (em troca de seu endereço de e-mail) sobre diferentes materiais para construção de telhado e seus prós, contras e custos.
Com base nessa informação de quem fez o download, você consegue antecipar perguntas, preocupações ou necessidades adicionais dos clientes em potencial, nutrindo-os de informações como:
Utilizando e-mails de nutrição, você consegue orientar e direcionar os interessados de um estágio do funil para o próximo. Seu conteúdo de e-mail sobre como escolher uma empresa de telhados, por exemplo, pode gerar a credibilidade e trazer a confiança necessária para que o lead vire cliente e contrate o seu negócio.
As diversas abordagens que apresentamos são alternativas poderosas para se conectar com leads, nutri-los e convertê-los em clientes. Assim você também consegue construir e manter relacionamentos duradouros com a sua base já fidelizada.
O e-mail marketing é apenas uma forma de se relacionar e aumentar as suas vendas. Entretanto, para fidelizar clientes, é preciso se atentar a outros processos de sua estratégia de vendas. Nesse artigo falamos mais sobre este assunto: “Como contornar os desafios da venda online e fidelizar clientes”.
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