Empreendedorismo feminino: características essenciais da mulher empreendedora

Empreendedorismo feminino: características essenciais da mulher empreendedora

Empreendedorismo feminino: características essenciais da mulher empreendedora

O empreendedorismo feminino cresce a cada ano e em um ritmo acelerado. Apesar de ainda ser minoria – apenas 37% do total de empresários formais no país – segundo uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME), 55% das empresárias brasileiras abriram o negócio nos últimos 3 anos, sendo 26% delas durante a pandemia, o que mostra o potencial das mulheres empreendedoras do Brasil.

Seja para realizar um sonho ou uma necessidade, empreender não é fácil, sobretudo para mulheres que precisam liderar o próprio negócio e conciliar o trabalho com a família.

Ainda, o mundo empresarial tende a ser mais desafiador e pouco amigável para as mulheres que, na maioria das vezes, precisam mostrar o seu valor e enfrentar as adversidades com muita força e resiliência.

Diante desse cenário, as empreendedoras contam com muitas habilidades e competências que são diferenciais que as favorecem e se fazem extremamente importantes na gestão de seu próprio negócio.

Confira, a seguir, algumas das competências essenciais que tornam o empreendedorismo feminino um grande agente transformador econômico, graças ao poder da mulher empreendedora.

Características essenciais da mulher empreendedora para o desenvolvimento de um negócio de sucesso

Apesar dos desafios que a mulher enfrenta ao empreender — tais como preconceito, limitação de acesso a capital, estigmas sociais e cobranças para conciliar as tarefas de casa e da família, entre outros —, ela tem a seu favor um conjunto de características benéficas para ter sucesso não só na criação de um negócio como na sua gestão.

Podemos destacar, entre elas:

Características como adaptabilidade e resiliência

O empreendedorismo feminino não é nada encorajador para as mulheres, principalmente considerando que muitas delas precisam estar à frente dos deveres da vida pessoal enquanto lidam com o dia a dia empresarial.

Adaptabilidade e resiliência são apenas algumas das competências que mostram que as mulheres possuem características essenciais para se dedicar ao sucesso da empresa e da vida profissional. Além disso, elas são versáteis, inovadoras e determinadas, traços muito importantes, principalmente em tempos de crise.

Sensibilidade e poder analítico para tomada de decisões

Sensibilidade e poder analítico para tomada de decisões

Se tem uma característica que define bem o empreendedorismo feminino é a sensibilidade.

Empreendimentos geridos por mulheres possuem maior chance de contar com uma gestão diferenciada, com mais empatia e sensibilidade para analisar não apenas cenários como também compreender pessoas a fundo, extraindo o melhor de sua equipe e tomando decisões mais assertivas.

Além disso, as mulheres têm uma grande capacidade para serem multifoco, ou seja, conseguem lidar melhor com diversas demandas que tomam seu tempo e atenção, atuando muito bem em multitarefas.

Maior potencial de inovação

Um negócio de sucesso parte de empreendedoras que estejam conectadas a práticas inovadoras. A inovação gera resultados e entrega maior valor ao cliente, podendo levar a um aumento nas vendas e na base de clientes, na redução de custos, otimização de processos e mais.

Em uma pesquisa sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), mulheres empreendedoras tiveram destaque.

A implementação de soluções inovadoras foi realizada de forma mais ágil e com maior competência por elas. Isso se deu por conta de a maioria das empreendedoras entrevistadas (71%) estarem conectadas a redes sociais, aplicativos e internet. Com isso, elas puderam aproveitar melhor as oportunidades que o mercado oferecia e inovar mais ágil e assertivamente.

Melhor organização produtiva do tempo

Melhor organização produtiva do tempo

Um desafio real na vida das empreendedoras está em equilibrar diversas atividades e demandas da vida pessoal com o seu negócio.

Por conta de já lidarem com tantos afazeres e terem de desempenhar constantemente múltiplas tarefas, é comum que a mulher consiga ter melhor domínio do uso e da gestão de seu tempo. Isso favorece maiores níveis de produtividade e eficiência em suas empresas.

Abertura para acolher e incentivar outras mulheres e o empreendedorismo feminino

De acordo com dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora, 29% dos negócios comandados por mulheres têm um quadro com maioria ou totalidade formada por mulheres.

Por essa abertura, cria-se um ambiente mais favorável e incentivador para que as mulheres desenvolvam suas carreiras e contribuam com suas habilidades diferenciadas para o sucesso do negócio e o crescimento do empreendedorismo feminino.

O empreendedorismo feminino enfrenta dificuldades em muitos aspectos, o que faz com que investir nessa jornada seja, no mínimo, desencorajador para muitas mulheres.

Entretanto, é fundamental apoiar essas iniciativas, pois o surgimento de novas empresas contribui para a transformação profissional, econômica e pessoal dessas mulheres.

Se você deseja começar o próprio negócio, não deixe de conferir este artigo: “Empreendedorismo feminino: como transformar a sua ideia em um negócio de sucesso?”.


E para se capacitar, conte sempre com o Sebrae. Acesse o site e faça os nossos cursos online.


Publicado também no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.