Empreendedorismo feminino: como tornar seu empreendimento inovador?

Empreendedorismo feminino: como tornar seu empreendimento inovador?

Empreendedorismo feminino: como tornar seu empreendimento inovador?

O empreendedorismo feminino é um caminho que nem sempre é simples ou acolhedor. Infelizmente, as mulheres ainda enfrentam diversos tipos de preconceito e desafios em suas carreiras e, portanto, considerar investir no próprio negócio pode parecer algo intimidador e causar receio. 

Considerando esse desafio e diante de um mercado altamente competitivo e em constante mudança, para se destacar, seja no investimento em empreendedorismo feminino ou em uma empresa já estabelecida no mercado, é importante que o negócio seja disruptivo, inovador. 

Se você deseja embarcar no empreendedorismo feminino ou melhorar as práticas em sua empresa, continue a leitura. A seguir, mostraremos algumas dicas para serem colocadas em prática para tornar seu empreendimento inovador. Acompanhe! 

Como inovar no empreendedorismo feminino? 

Embora uma ideia revolucionária seja geralmente associada a marcas inovadoras, geralmente é a combinação de um conjunto de pequenas coisas que a empreendedora faz, que traz sua capacidade de ser verdadeiramente inovadora. 

Por isso, além de criar um negócio, será necessário desenvolver estratégias para que ele seja inovador e consiga competir com os concorrentes, não só conquistando espaço entre eles, como, também, se diferenciando e se destacando no mercado. 

Entre as iniciativas que podem ser consideradas para inovar no empreendedorismo feminino, estão: 

Ajustar o mindset e trabalhar com pessoas com cultura de inovação 

Embora a inovação seja uma das características de negócios mais desejadas de hoje, muitas empresas acabam, na prática, estabelecendo mentalidades e culturas anti-inovação sem perceber. 

Em parte, isso ocorre porque algumas empresas focam apenas em custo, eficiência e crescimento de curto prazo, em vez de criatividade e uma visão de longo prazo. Isso pode deixar pouco espaço para novas ideias e iniciativas. 

Quando o mantra diário é “fazer mais com menos”, a inovação pode parecer muito confusa, ineficiente e cara para criar raízes. De fato, muitas empresárias buscam estabilidade por meio de estrutura e previsibilidade, mas é preciso deixar espaço para as inovações. 

Entretanto, não podemos nos esquecer de que os mecanismos necessários para o crescimento de um negócio geralmente são diferentes daqueles que simplesmente impedem que ele feche as suas portas. Para crescer e inovar no empreendedorismo feminino, é necessário estar disposta a explorar um pouco mais e enfrentar as incertezas. 

Dessa forma, certifique-se de manter uma abertura para o novo e incentivar esse comportamento na essência de seu negócio, acolhendo, valorizando e encorajando a participação e o compartilhamento de sugestões e ideias inovadoras por parte de sua equipe e colaboradores. 

Faça a “pergunta certa” 

Escolher o colégio ideal não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Qualquer um pode perguntar: “como aumentamos as vendas?” ou “o que nossos clientes querem?” Mas, ao fazer variações nas perguntas comuns, você começa a abordar problemas, questões e oportunidades com uma mentalidade diferente e mais inovadora. 

“Temos a força de vendas certa para esse tipo de cliente?” e “o que nossos clientes querem, mas ainda não perceberam?”, por exemplo, são perguntas feitas por empreendedoras que estão criando a base para um negócio inovador. 

Portanto, resista à tentação de continuar fazendo perguntas comuns que só produzem ideias padronizadas. Fazer as perguntas certas levará você a caminhos que estimulam novas formas de pensar sobre o seu negócio.  

Busque pequenas inovações 

Às vezes, pensar menor é a melhor maneira de alcançar a inovação no empreendedorismo feminino. As inovações não precisam ser sempre grandes ou audaciosas. 

Definir – e alcançar – metas e inovações pequenas e próximas pode ser uma maneira melhor de manter a inovação como uma constante de seu negócio. Na verdade, a maioria das inovações são coisas pequenas e incrementais que estão próximas das atividades principais do empreendimento – sejam produtos, serviços, processos ou todos esses elementos. 

O mais importante é que as inovações ajudem a criar valor para os clientes e sejam algo que ninguém mais esteja oferecendo no mercado da mesma maneira que a sua empresa.  

Não isole a inovação 

Não atue isolando a inovação como uma função ou setor de seu negócio. Um empreendimento inovador não segrega a inovação do restante, e nem determina apenas algumas funções que estão relacionadas à inovação e outras apenas à execução. 

Execução e inovação devem andar de mãos dadas, e as pontes que ajudam a conectá-las são o compartilhamento de informações e o aprendizado contínuo. Quando você incentiva os colaboradores – e você mesma – a aprender sobre coisas novas e evitar pensamentos como “não vou mudar porque sempre fiz assim”, você promoverá a inovação em seu negócio. 

Reserve momentos para planejar e se inspirar 

Reserve momentos para planejar e se inspirar

Manter-se ocupada é algo comum na vida de quem investe no empreendedorismo feminino. No entanto, é preciso conciliar as atividades de rotina com períodos voltados ao pensamento crítico, à estratégia e à inspiração, que são combustíveis essenciais para se criar e manter um negócio inovador de sucesso. 

Mesmo momentos de sonhar acordada, de meditação e contemplação ajudam a liberar a mente para trilhar caminhos criativos, obter insights e desenvolver ideias para resolver problemas e aproveitar oportunidades de novas maneiras. 

Seja flexível e mantenha-se atenta às tendências de empreendedorismo feminino e negócios em geral 

Ao criar um negócio, é importante saber que você pode precisar mudar sua ideia original à medida que surgem novas necessidades no mercado. Essa é uma das bases da inovação. 

Veja o exemplo da Netflix. O serviço foi criado para permitir que as pessoas assistissem a filmes sem que tivessem de ir à locadora, e conseguiu isso, na época, enviando DVDs para a casa dos clientes com envelopes de devolução pré-pagos. 

Quando o streaming entrou em cena, a Netflix implementou a nova tecnologia em seu modelo de negócio e a empresa continuou a se adaptar. 

A inovação e o conhecimento de seu mercado e das grandes tendências permitiu que a Netflix conseguisse adotar novas tecnologias para continuar atendendo aos seus clientes e a necessidades em transformação, diferentemente do que ocorreu, por exemplo, com a Blockbuster.  

Portanto, manter-se sempre atenta a oportunidades, novas tecnologias e mudanças no comportamento de seus clientes é fundamental para saber como e quando inovar e atualizar o seu modelo de negócios para manter seu empreendimento lucrativo, longevo e bem-sucedido.  

Como você viu, para ter sucesso em suas inovações, é preciso ter alguns cuidados e seguir passos importantes que possibilitam essa missão.  

Uma das principais formas de inovar, especialmente pensando no mercado atual, em que os consumidores estão cada vez mais criteriosos em suas escolhas e contam com diversas opções de marcas disponíveis, é focar na experiência oferecida pela sua empresa. Quer saber como fazer isso? Confira: “Experiência do cliente: como inovar em sua estratégia”.


E para se capacitar, conte sempre com o Sebrae. Acesse o site e faça os nossos cursos online.


Publicado também no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.