Marketing e vendas: 4 estratégias para integrar os dois setores

Marketing e vendas: 4 estratégias para integrar os dois setores

Estratégias para integrar marketing e vendas

Dentre os desafios comuns que se enfrenta ao gerenciar uma pequena empresa, temos o alinhamento entre os setores de marketing e vendas. Não se trata de algo recente. Há muito tempo vemos conflitos entre ambas as equipes e, por consequência, ameaças aos objetivos e metas da organização. 

Isso não precisa ser assim. Saiba que é possível integrar esses times para que atuem em sinergia e contribuam para um objetivo comum.  

Para saber como fazer isso, continue a leitura. A seguir, apresentaremos algumas dicas para que seus times possam atuar juntos e de maneira integrada, otimizando os resultados da sua empresa. 

O que é o conceito de SMarketing? 

SMarketing_união entre marketing e vendas

Quando marketing e vendas se alinham dentro de uma empresa, grandes coisas podem acontecer. E isso é SMarketing! 

O termo refere-se a uma estratégia de negócios em que as equipes de vendas e marketing estão estreitamente alinhadas para criar uma abordagem integrada. Com isso, objetiva-se construir um forte relacionamento baseado em objetivos compartilhados e uma estratégia unificada para alcançá-los. 

Para que isso seja possível, é preciso que se tenha um fluxo de comunicação eficiente e constante. Assim, ambos os setores podem compartilhar seus objetivos e manter o alinhamento para melhorar os resultados da empresa.  

4 boas práticas para integrar marketing e vendas 

Boas práticas para integrar marketing e vendas

Agora que você já sabe mais sobre o SMarketing, veja como colocá-lo em prática para obter uma integração eficiente do marketing e vendas da sua empresa. 

1. Estruture um Service Level Agreement (SLA) 

O Service Level Agreement (ou Acordo de Nível de Serviço) é um passo inicial fundamental para a integração dos setores de marketing e vendas. O SLA nada mais é do que a formalização de metas e objetivos, descritos em acordos e responsabilidades. 

Suponhamos, por exemplo, que o time de marketing se comprometa a aumentar a base de leads em 10% em determinado período. 

Com isso disposto em um SLA, a equipe de vendas pode estar de acordo com a meta e, da mesma forma, estipular uma ação em relação a conversões de vendas dessa base de leads. Dessa maneira, definem-se as responsabilidades e detectam-se problemas e gargalos precocemente. 

2. Faça com que a integração seja parte da cultura de seu negócio 

Se, até então, as equipes de marketing e vendas atuavam separadamente, não espere que, de um dia para o outro, haja um alinhamento orgânico e eficiente entre elas.  

Alterar a cultura de uma empresa demanda algum tempo e esforço, mas isso valerá a pena e trará melhores resultados.  

Qualquer mudança de direção dentro de um negócio só pode ter sucesso se todos estiverem investidos em seu sucesso. Portanto, envolva os profissionais de ambas as equipes neste trabalho, buscando uma abordagem ganha-ganha e um clima de trabalho e de convívio amigável e sadio para todos. 

Para começar, será preciso que os gestores das duas áreas façam de suas ações um exemplo e motivem a sua equipe com relação à essa mudança, demonstrando os benefícios que esse alinhamento trará para ambas as equipes e para o negócio. 

3. Defina os objetivos de marketing e vendas em conjunto 

Algo que muitas vezes é o motivo por trás do conflito entre marketing e vendas são os objetivos desalinhados. Uma decisão, independentemente do setor que a siga, precisa ser baseada em dados. E, por isso, os objetivos devem ser acordados em conjunto. 

Assim, além do SLA, é importante que os dados e objetivos sejam disponíveis de forma clara aos setores, que precisam ser envolvidos nessas definições.  

4. Utilize uma ferramenta de CRM que integre os setores 

As demandas que os setores de marketing e vendas recebem são massivas e carecem de ferramentas e plataformas especializadas. Soluções que gerenciam a relação com o consumidor (ou Customer Relationship Manager – CRM), portanto, precisam ajudar a integrar essas equipes. 

O acompanhamento do processo, auxiliado pelas ferramentas de CRM, ganha em assertividade na coleta e análise de dados. Com isso, a compreensão do funil de vendas e comunicação de atividades prioritárias é integrada tanto para o marketing quanto para o time de vendas. 

Outro ponto positivo quanto ao uso do CRM são as funções de monitoramento de leads. Com elas, oferece-se uma visão clara da jornada do possível cliente. E, da mesma maneira, monitora-se se as ações e informações estão sendo transmitidas e compartilhadas adequadamente. 

Ferramentas que podem ser testadas de forma gratuita, como o RD Station Marketing e outras, permitem que a análise de dados seja integrada mais facilmente. Assim, para que marketing e vendas estejam alinhados não apenas pelo ambiente, mas em seus sistemas de inteligência, procure buscar uma solução que atenda às suas demandas conjuntas. 

Engajar e estimular a equipe é essencial para que haja uma melhora nos resultados da empresa em iniciativas como a integração entre marketing e vendas. Para saber mais sobre isso, leia o artigo 5 formas de engajar e aumentar a produtividade da equipe.


Publicado também no Medium.

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