Sistema de delivery: o que você precisa saber para montar o seu

Sistema de delivery: o que você precisa saber para montar o seu

Como montar um sistema de delivery

Com a dinamicidade do mercado, as transformações constantes no comportamento do consumidor, o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento da competição, é indispensável que as empresas repensem e atualizem seu modelo de negócio. A pandemia foi uma catalisadora disso, trazendo, entre outras coisas, a necessidade de se desenvolver um sistema de delivery para garantir a continuidade nas operações de muitos estabelecimentos.

No entanto, este tipo de inovação não teve demanda apenas momentânea. Devido aos benefícios, o cliente utiliza cada vez mais os serviços para ter mais agilidade e comodidade em sua rotina. E isso não se restringe ao setor de alimentação.

Negócios de diversos segmentos podem montar um sistema de delivery para ter mais lucratividade e atrativos para captar e fidelizar clientes.

Se a sua empresa ainda não dispõe desse tipo de serviço, continue a leitura. A seguir, conheça dicas importantes para estruturar um sistema de delivery de sucesso.

Por que montar um sistema de delivery?

Por que montar sistema de delivery

Há muitas razões para começar a trabalhar com um sistema de delivery. Com a pandemia, muitas pessoas que ainda não utilizavam este tipo de serviço passaram a adotá-lo.

Com isso, a oferta dessa praticidade tornou-se não mais um diferencial, mas um requisito para atrair e fidelizar clientes.

Embora seja ainda mais relevante para negócios do setor de alimentação, a entrega de produtos pode ser benéfica para estabelecimentos de outros nichos — como lojas de roupas, farmácias, estabelecimentos que vendem suprimentos para escritórios, mercearias, papelarias, pet shops, entre outros.

Esta iniciativa pode ser fundamental para diversificar as fontes de vendas de sua empresa, aumentar o ticket médio de suas operações, ampliar sua área de divulgação e captação de novos clientes, entre outros benefícios importantes.

6 passos para estruturar seu sistema de delivery

Passos para estruturar sistema de delivery

Agora que você já sabe como é importante e vantajoso ter um sistema de delivery, conheça algumas estratégicas para começar a oferecer esse serviço ao seu cliente.

1. Faça pesquisa de mercado e de concorrência

Antes de executar, é preciso planejar. E uma das etapas vitais para evitar erros e maximizar seus acertos é fazer uma pesquisa para conhecer as melhores práticas de mercado, o que seu cliente em potencial espera de um sistema de delivery, entre outros pontos importantes.

Um levantamento recente da Kantar indicou que 44% dos consumidores brasileiros consideram uma barreira para utilizar os serviços de delivery, sobretudo os seguintes fatores: falta de suporte de uma equipe para tirar dúvidas; desconfiança para fornecer seus dados para finalizar a compra, e preocupação com atrasos na entrega de seus pedidos. 

Considerar este tipo de dado pode ajudar a montar um sistema de delivery bem-sucedido, focado nas necessidades e prioridades dos clientes.

Analisar o que o seu concorrente oferece e criar um serviço ainda mais eficiente também pode ajudar seu negócio a se destacar.

2. Selecione os produtos para o seu sistema de delivery

Nem todos os produtos podem ser levados ou têm resistência para manter sua integridade e estética durante o transporte. Portanto, é preciso selecionar os itens adequados para este tipo de serviço. 

3. Avalie a melhor embalagem

Assim como selecionar os produtos é essencial, encontrar a embalagem certa é indispensável para um delivery de sucesso.

Considere tanto seu material, gramatura, design e formato, que devem ser adequados para garantir a segurança e a entrega do produto protegido e intacto, quanto o seu impacto na experiência do cliente. Por isso, faça testes até encontrar o ideal para a sua operação de entregas.

4. Designe uma área para organizar as entregas

Para evitar erros, atrasos e problemas em seu sistema de delivery, é importante ter organização. E isso envolve designar uma área específica em seu estabelecimento para a coleta dos pedidos.

Ainda, ter um espaço para o embalamento também é importante para garantir que o processo ocorra de forma eficiente e sem erros. 

5. Utilize o apoio da tecnologia

Utilizar um sistema de gestão também é importante para ter um serviço de delivery eficiente e profissional, ajudando na administração de pedidos, estoque, entregas, etc.

Além disso, pode ser vantajoso utilizar plataformas para facilitar o pedido online de seus clientes e a divulgação de seu catálogo de produtos, promoções, entre outras ações de vendas e relacionamento.

6. Considere internalizar ou terceirizar o serviço de entrega

Uma decisão importante é definir se sua empresa mesmo fará as entregas ou se contratará uma parceira para isso.

Se seu negócio já possui algum veículo de frota e condutor treinado, pode ser vantajoso internalizar ao menos parte das entregas, mantendo o controle integral de seu sistema de delivery.

No entanto, se não for o caso, pode ser benéfico considerar a contratação de um parceiro terceirizado e especializado, que irá garantir as condições e a agilidade estipuladas para a entrega de seus produtos e que já tem expertise com a criação de rotas, entre outros aspectos e logística desse tipo de operação.

Como vimos, o sistema de delivery pode proporcionar benefícios para o seu negócio e para seu cliente. Para impulsionar essa estratégia, é possível, ainda, combinar as vendas de seus produtos por meio do WhatsApp com a comodidade do serviço de entrega.

Para saber mais sobre essa possibilidade, leia também nosso artigo com dicas para começar a vender pelo WhatsApp.

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