Gestão de estoque: 5 estratégias para otimizar seus recursos

Gestão de estoque: 5 estratégias para otimizar seus recursos

Otimizar gestão de estoque

A gestão de estoque é responsável pelo coração da operação empresarial. Você provavelmente tem alguma noção de conceitos de Supply Management ou de metodologias como Just In Time.

Mesmo assim, o controle da cadeia de abastecimento no dia a dia nem sempre ocorre da maneira ideal. Como seu negócio combate o desperdício? Qual é a agilidade de seus processos na ameaça de falta de mercadorias?

É preciso que se tenha uma abordagem efetiva, que possa otimizar os recursos e processos em seu estoque para vencer desafios como esses.

Assim, garante-se maior poder na logística e na operação da empresa. Ainda, os benefícios de uma gestão de estoque assertiva podem proporcionar um cenário financeiro mais saudável e de maior produtividade. Além disso, sua organização evita gastos desnecessários.

Continue a leitura para saber mais.

5 boas práticas para otimizar a sua gestão de estoque

A seguir, conheça alguns exemplos de estratégias que vão ajudar você a fazer a gestão de estoque de forma eficiente em seu negócio:

1. Mantenha o controle de entradas e saídas

Um passo essencial para uma estratégia que otimize seus recursos está, claro, em mapear tais recursos.

Um método de classificação muito utilizado em gestão de estoque é o chamado ABC. Nele, você delimita zonas A (produtos de maior importância e alto giro), B (mercadorias de média importância e giro moderado) e C (produtos menos importantes e com menor demanda).

A ideia da classificação é pensar na organização de seu estoque de modo que os produtos A estejam mais próximos da saída. Nesse sentido, devem existir formas ágeis de movimentar produtos para trás ou para a frente do estoque.

Com isso bem estruturado, diminuem-se os custos e tem-se um conhecimento e previsibilidade mais confiáveis de quais mercadorias podem ser expedidas com maior velocidade.

2. Tenha um método de acompanhamento do giro de produtos

Método de acompanhamento na gestão de estoque

É crucial para a gestão de estoque fazer o monitoramento do volume de giro de suas mercadorias. Saber quanto o estoque gira em cada período pode ser valioso ao elencar os produtos que trarão mais rentabilidade ou risco em sua prateleira.

Métodos de gestão — como o JIT (Just In Time. No Momento Exato, em português) — podem ser úteis para o acompanhamento de giro dos produtos. Com eles, é possível trabalhar a cadeia de suprimento de forma compartimentalizada com a matéria-prima de produção.

O método JIT faz com que os setores de fornecimento e compra trabalhem de modo mais enxuto, otimizando a produção. Mas, para isso, é preciso que a gestão acompanhe esse estoque de perto. Sem fornecedores de confiança e uma compra bem orientada dos insumos, sua gestão de estoque pode perder oportunidades e, com elas, clientes em potencial.

3. Trabalhe o inventário de forma inteligente

Uma gestão de estoque eficiente se adapta de forma inteligente a demandas do mercado. A sazonalidade, por exemplo, pode ser controlada quando se mantém um inventário estocado. Da mesma forma, outros elementos de grande variação de demanda, como fatores econômicos, podem ser solucionados com um controle de estoque automatizado.

Com um sistema que prevê a demanda, o estoque pode ser mantido de maneira mais inteligente. Isso exige, claro, uma análise de históricos de vendas do mercado. Mantendo-se a cultura de registrar as rotinas na gestão de estoque, é possível ter maior previsibilidade no inventário estocado.

4. Implemente uma base de cadastro padronizada

Base de cadastros padronizada na gestão de estoque

Muitos dos itens que variam no giro de seu estoque podem ser previstos e mensurados. Por isso, para que a gestão de estoque tenha maior autonomia, é importante que se trabalhe com uma base de cadastro consistente desses itens.

Dessa forma, sua equipe mantém a quantidade certa de produtos na cadeia de suprimento, podendo agir de maneira mais estratégica ao elaborar planejamentos que determinem limites de estocagem e previsão de gastos.

5. Realize uma integração entre os setores

Além da base de cadastro, é importante que se invista em um sistema inteligente que integre os setores. Assim, informações podem ser lançadas por suas equipes de forma remota e dinâmica, sem duplicidades e inconsistências nos dados.

Isso garante maior agilidade nos processos de estocagem, além de contribuir para diminuir a incidência de erros, detectando os pontos do fluxo de suprimentos que carecem de maior atenção.

Se você está em busca de mais formas de deixar sua operação mais eficiente, leia também nosso artigo com exemplos de metodologias ágeis para aumentar a produtividade e otimizar seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.