Pagamento online: conheça as melhores formas

Pagamento online: conheça as melhores formas

Melhores formas de pagamento online

Pensar sobre as melhores formas de pagamento online é mais importante do que nunca. Afinal, o comércio eletrônico registrou um aumento significativo em 2020, induzido principalmente pela pandemia. Como apontam dados levantados pela NeoTrust, a alta nas vendas em e-commerce chegou a quase 58% no primeiro trimestre de 2021.

Com o crescimento na demanda, aumentou, também, a competitividade no ambiente virtual. Para as organizações que não vendiam online, a solução foi se adaptar às novas exigências dos consumidores. Por outro lado, aqueles que já mantinham presença digital precisaram intensificar seus investimentos na área, buscando soluções para se destacarem no mercado.

Uma dessas iniciativas é adotar diferentes possibilidades de pagamento online para atender às necessidades e trazer mais praticidade aos clientes. Segundo a pesquisa E-commerce Trends, 35,7% dos brasileiros já desistiram de uma compra porque a loja virtual não oferecia a opção de pagamento desejada – dados como esse mostram como é vital conhecer as alternativas disponíveis para aprimorar a experiência de seus clientes.

Mas, com tantas opções, como escolher as melhores formas de pagamento online para o seu público? Ao longo do artigo, você conhecerá as principais alternativas e os benefícios de cada uma. Acompanhe a seguir.

Principais formas de pagamento online e seus benefícios

1. Pagamento online com cartão de crédito

Pagamento online com cartão de crédito

O pagamento com cartão de crédito é o método mais utilizado pelo setor de comércio eletrônico e a sua alta popularidade tem relação com a facilidade, segurança e benefícios que ele proporciona.

Com ele, o cliente tem a possibilidade de parcelar a compra, além de ser possível realizar o pagamento apenas no dia do vencimento da fatura, oferecendo maior comodidade.

Para o empreendedor que recebe pelo cartão de crédito, as principais vantagens que podemos destacar são:

  • compensação automática do pagamento;
  • maior segurança para os clientes;
  • mais oportunidades de vendas.

Vale lembrar de que, para obter sucesso com este método de pagamento online, é importante oferecer aos clientes acesso às principais bandeiras de cartão usadas no Brasil, incluindo: Mastercard, Visa, Hipercard, American Express e Elo.

2. Boleto bancário

Pagamento online via boleto bancário

Juntamente com o cartão de crédito, o boleto bancário também está entre os métodos mais utilizados para o pagamento online.

Esta modalidade de cobrança permite que o cliente emita o documento e realize o pagamento dentro de um período predefinido. Assim, ele consegue efetuar o pagamento da forma que considerar mais cômoda, desde em lotéricas até por meio de aplicativos de banco.

Entre as vantagens desse tipo de pagamento, estão:

  • o custo por venda costuma ser menor do que o cobrado pelos cartões de crédito;
  • geralmente é o único método aceito por clientes corporativos, como governos ou pessoas jurídicas;
  • possibilita fazer o envio e a emissão da segunda via por e-mail;
  • é possível acrescentar juros e multa em caso de pagamento depois do vencimento;
  • pode ajudar a aumentar a conversão de suas vendas online.

3. PIX

Recentemente, uma nova alternativa surgiu entre os métodos de pagamento online mais utilizados no Brasil: o PIX. Trata-se de um sistema desenvolvido pelo Banco Central para a realização de transferências e cobranças instantâneas e gratuitas.

O mais interessante desta forma de pagamento online é a possibilidade de efetuar os pagamentos em qualquer dia e horário. Ainda assim, existem outras vantagens, são elas:

  • pagamentos instantâneos sem o auxílio de intermediários;
  • o dinheiro entra na conta PJ na mesma hora;
  • é possível utilizar o sistema 24 horas por dia, em todos os dias do ano;
  • as empresas podem utilizar o método para pagar fornecedores, funcionários e tributos.

4. Mercado Pago

Para quem comercializa produtos por meio do Mercado Livre, é fundamental conhecer o método de pagamento Mercado Pago, sistema oferecido pela própria plataforma.

Ele funciona como uma espécie de carteira virtual, sendo um intermediário entre vendedor e comprador, garantindo a compra e oferecendo maior segurança na operação.

Entre os principais benefícios de utilizar o Mercado Pago para vendas online, podemos destacar as condições de pagamento oferecidas pelo marketplace, além da possibilidade de fechar mais negócios.

Como escolher as melhores opções de pagamento online para os seus clientes?

Agora que você já sabe mais a respeito das principais formas de pagamento disponíveis, é importante também considerar outros fatores para determinar quais utilizar em seu negócio.

Entre os critérios mais importantes para orientar essa escolha, estão:

Conheça o perfil e a preferência do seu público

Para acertar na sua decisão, é preciso, em um primeiro momento, identificar as necessidades dos seus clientes e suas preferências. Você pode sempre consultar os clientes, solicitando um feedback, realizar pesquisas, etc. 

Confira as taxas praticadas

Em alguns meios de pagamento, o repasse do dinheiro não é feito imediatamente. Por isso, realizar um mapeamento do seu fluxo de caixa e organizar um planejamento financeiro são alternativas interessantes para calcular os custos extras e avaliar se as taxas cobradas pelos intermediários (cartões de crédito e boletos bancários, por exemplo) serão transmitidas aos clientes.

Afinal, se isso acontecer, será necessário rever os preços dos produtos, cobrando valores que cubram esses novos custos.

Considere os prazos de compensação

Os prazos de compensação também devem entrar nesta balança.

Para a empresa, é mais vantajoso priorizar os meios de pagamento instantâneos e com menor prazo de compensação, mas, não se esqueça: é preciso considerar as preferências do seu público e as tendências de mercado para não perder sua competitividade.

Atente-se à segurança de dados

Um dos fatores mais importantes a serem avaliados é a segurança de dados das operações. Por isso, é fundamental escolher meios de pagamento seguros, confiáveis e reconhecidos no mercado.

Dessa forma, seu negócio aumenta a credibilidade junto ao cliente e garante que as operações entre seu empreendimento e o consumidor estejam protegidas e seguras.

Se você ainda está estruturando suas vendas no comércio eletrônico, não deixe de conferir nosso artigo com tudo o que você precisa saber para ter uma loja online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.