Logística em loja virtual: 4 cuidados que você deve tomar

Logística em loja virtual: 4 cuidados que você deve tomar

Conheça 4 cuidados que você deve tomar com a logística em loja virtual

Com um pouco mais de 25 anos em funcionamento no Brasil, o e-commerce ainda é uma alternativa de negócio relativamente recente para as empresas. Por isso, suas operações enfrentam, ainda, alguns obstáculos — um deles é a logística em loja virtual.

Segundo a pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro, de 2019, encomendada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela ComSchool, este setor da empresa é crítico para as lojas virtuais. Somente o frete representa 69,5% dos custos com a gestão dos produtos.

Sendo assim, por se tratar de um setor responsável por atividades como transporte, armazenamento, recepção e distribuição de mercadorias, é fundamental elaborar um planejamento consistente que vise otimizar os processos e a conquista de um excelente desempenho com ótimos resultados e o crescimento da empresa.

Para ajudar você a implementar estas boas práticas de logística em loja virtual, separamos alguns cuidados importantes para adotar em sua operação de comércio eletrônico. Continue lendo o artigo e saiba quais são eles.

1. Gestão de fornecedores na logística em loja virtual

Um ponto crucial para o bom funcionamento da logística em loja virtual é a seleção dos fornecedores.

Por essa razão, é preciso manter um bom relacionamento com parceiros que sejam realmente confiáveis, que respeitem os prazos de entrega acordados e atendam às necessidades da sua empresa.

Além disso, contar com diferentes alternativas de abastecimento pode ser interessante para se ter um leque maior de produtos e margens para negociações, aumentando o potencial competitivo e ajudando no crescimento do seu negócio.

2. Controle e reposição de estoque

Além de bons preços, os clientes também valorizam uma experiência de compra positiva. Por isso, controlar e repor adequadamente o seu estoque, planejando o movimento de entrada e saída de todas as suas mercadorias, atendendo as demandas e evitando a falta de produtos é fundamental para a satisfação do cliente.

Para realizar esta gestão, muitos empreendedores utilizam controles manuais, planilhas de Excel, softwares ERP — sistema de gestão empresarial que administra e integra processos das diferentes áreas da empresa — e, mais recentemente, os aplicativos SaaS, que ajudam a disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço, sob custos mais flexíveis.

Entre os benefícios oferecidos pela gestão de estoque nas empresas, estão o melhor aproveitamento do capital de giro e o impulsionamento das vendas, identificando os produtos mais desejados pelos clientes.

3. Canal de distribuição

Canal de distribuição para a logística em loja virtual

O canal de distribuição é o meio pelo qual o seu produto chega até o cliente, e o seu principal objetivo é garantir que as mercadorias estejam disponíveis nos locais em que o seu público está. Sendo assim, ele é uma parte fundamental do processo de logística em loja virtual.

Para garantir um sucesso ainda maior em sua operação, é interessante trabalhar com mais de um canal.

Atualmente, existem no mercado três tipos de canais:

  • Direto: quando a empresa é inteiramente responsável por entregar o produto ao consumidor.
  • Indireto: neste modelo, a entrega é feita por intermediários e não por quem vende a mercadoria.
  • Híbrido: neste caso, há uma mescla entre os canais – direto e indireto. O produtor tem a parceria de intermediários, mas não deixa de assumir o controle com relação ao contato com os clientes.

Trabalhar com os três tipos de canais permite que o negócio tenha mais flexibilidade na distribuição das mercadorias, atendendo às diferentes expectativas e necessidades dos seus clientes.

Portanto, considere tecer parcerias com centros de distribuição, assim você otimiza o processo e incentiva o crescimento do seu negócio.

4. Prazo e política de frete

Política de frete para a logística em loja virtual

Este é um dos últimos passos do processo de compra no e-commerce, mas a sua importância para a logística em loja virtual é inegável.

Isso porque o cumprimento de prazos de entrega juntamente com as possibilidades de frete exercem um papel de influência sobre a experiência do usuário, sendo que, muitas vezes, é o que define se o cliente voltará a comprar em seu e-commerce ou não. 

Por isso, é importante priorizar a otimização no processo de entrega, desde a postagem da encomenda na transportadora, o rastreio do pacote, o cumprimento dos prazos, até a garantia de que o produto chegará em perfeitas condições nas mãos do consumidor.

É preciso, no entanto, se atentar aos cálculos deste procedimento, pois, como vimos no início do artigo, o frete pode representar quase 70% dos custos com a gestão dos produtos. Este percentual, muitas vezes, eleva o valor final cobrado, o que pode se tornar um impedimento para que o cliente tenha uma tomada de decisão positiva.

Neste caso, vale pensar em estratégias que otimizem o processo e diminuam os custos. Realizar parceria com transportadoras pode ser uma boa alternativa para reduzir o valor do frete e entregar maior custo-benefício para o consumidor.

Ao longo do artigo, vimos como o processo de logística em loja virtual interfere diretamente nos resultados da empresa.

Por isso, em épocas de grande volume de vendas, como a Black Friday, a atenção aos detalhes que envolvem as atividades de transporte, armazenamento e entrega de produtos deve ser redobrada. 

Para obter mais dicas de como se preparar para este tipo de sazonalidade, confira nosso artigo com 5 estratégias para aumentar suas vendas online na Black Friday.

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