Vitrine de loja física: 5 ideias para vender mais

Vitrine de loja física: 5 ideias para vender mais

Personalize a vitrine de loja física para vender mais

Embora ótimos produtos e um excelente atendimento façam com que seu negócio conquiste clientes, a vitrine de loja física é um dos elementos que farão com que eles entrem em seu estabelecimento.

Assim, a vitrine também desempenha um papel importante para aumentar as vendas, conquistar novos clientes, destacar-se da concorrência, tornar sua marca mais conhecida e, ainda, fornecer uma experiência do cliente empolgante desde o primeiro contato. 

De fato, conforme uma pesquisa do NPD Group, as vitrines podem influenciar em mais de 20% das compras. 

Por isso, é fundamental buscar formas de otimizar a vitrine de loja física, criar um design atrativo e uma proposta convidativa, de modo a potencializar seu poder de transformar passantes em clientes.

Continue a leitura para conhecer algumas dicas sobre como fazer isso e extrair o máximo de resultados da vitrine de sua loja física

5 boas práticas para impulsionar vendas com a vitrine de loja

A vitrine de loja física pode se tornar uma espécie de vendedora extra para a sua loja, potencializando suas vendas. Para isso, é essencial expor os produtos de maneira estratégica nesse espaço.

A seguir, confira algumas boas práticas para implementar em sua loja e alavancar suas vendas.

1. Monte a vitrine pensando no seu público-alvo

Vitrine de loja física criada pensando no público-alvo

Antes de começar a projetar a vitrine, é fundamental considerar quem é o público principal de sua loja. 

Quem você deseja atrair? Que tipo de pessoa se beneficiaria mais com seus produtos? Deixe que as respostas a essas perguntas guiem suas decisões de montagem da vitrine de loja física.

Por exemplo, se seu público é o adolescente, e há um evento em sua cidade que mobiliza esse público em determinado período, pode fazer sentido nesse momento criar uma vitrine temática com roupas, acessórios ou outros itens que os jovens poderiam usar nesse evento. 

Um tema bem planejado e estratégico ajuda a alavancar as vendas, chamando a atenção rapidamente do seu público de interesse. 

2. Crie um ponto focal

Além de considerar seu público-alvo, você também precisa pensar sobre sua perspectiva. O que você deseja que ele veja? Para qual produto você quer que ele olhe primeiro?

A partir disso, você poderá determinar qual seu ponto focal e posicioná-lo em destaque, normalmente, no nível dos olhos do seu público. 

O ponto focal é onde você deseja que seus clientes em potencial olhem primeiro e concentrem seu foco. Lembre-se de que esse produto deve ser grande o suficiente para que possa chamar a atenção de quem está passando ou, se ele for mais compacto, deve estar posicionado em um display ou outro adereço que seja bem visível.

Com isso, é importante também pensar sobre a disposição dos produtos com base em seu ponto focal. Você organizará os itens em prateleiras ou displays em torno do ponto focal? Ou, talvez, os coloque em uma pirâmide?

Explore diferentes configurações para ver o que funciona melhor para destacar seu ponto focal e atrair a atenção e o interesse de seu público.

3. Busque contar histórias na vitrine de loja física

Histórias, sejam elas lidas, ouvidas ou, neste caso, vistas, são muito poderosas para atrair e manter a atenção das pessoas. 

Assim, sua vitrine pode ser utilizada para, além de exibir seus produtos, contar histórias que despertem o interesse dos clientes e os encorajem a entrar. Você pode fazer isso escolhendo um tema e encontrando histórias alinhadas a ele.

Por exemplo, se sua loja vende itens de jardinagem, você pode, em uma data como o Dia do Meio Ambiente, por exemplo, criar uma vitrine temática demonstrando como ter uma horta caseira pode ser fácil e sustentável, utilizando na vitrine apenas itens reciclados. 

4. Evite o excesso de produtos na vitrine

Um erro comum que algumas lojas cometem em suas vitrines é tentar mostrar muitas coisas de uma vez. Sem um ponto focal, uma vitrine carece de propósito e é menos eficaz em chamar a atenção dos clientes.

Por isso, pense na vitrine mais como uma amostra do que como um catálogo completo de seus produtos. Uma vitrine vendedora utiliza elementos visuais atrativos, porém, sem gerar desconforto visual ou confusão aos olhos do cliente.

5. Atente-se à iluminação

Iluminação para vitrine de loja física

A iluminação desempenha um papel importante na eficácia das vitrines. Com uma boa iluminação é possível atrair a atenção dos clientes para seu ponto focal e criar um visual de impacto.

Lembre-se de que, se as pessoas não podem ver claramente seus produtos na vitrine de loja física, você deve estar perdendo a oportunidade de atraí-las e de aumentar suas vendas.

Os holofotes são uma ótima maneira de iluminar um produto específico que você deseja promover. Essa pode ser uma boa alternativa para lojas com espaço limitado, já que as luzes são geralmente instaladas no teto ou em cada lateral.

Outra possibilidade, que tende a ser mais econômica e versátil, é utilizar iluminação de trilho. Ela conta com vários spots de luz acondicionados em um trilho de tamanho variável.

Sua instalação é simples e essa alternativa permite um direcionamento de luz mais diversificado. Enquanto as luzes suspensas normalmente iluminam diretamente a vitrine, a iluminação de trilho pode ser organizada para direcionar sua iluminação diretamente no produto e em seus pontos focais. 

A temperatura da luz também deve ser bem planejada. De maneira geral, uma iluminação quente e suave pode fazer as pessoas se sentirem relaxadas e confortáveis, enquanto uma iluminação mais clara ajuda os clientes a verem melhor os produtos.

Com planejamento e dedicação, a vitrine de loja física pode se tornar um grande diferencial de seu negócio. 

Para saber mais sobre como diferenciar seu empreendimento da concorrência e ter melhores resultados, confira também nosso artigo com 7 dicas de inovação para colocar em prática em seu negócio.

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