Formação de preço para a Black Friday: evite prejuízos

Formação de preço para a Black Friday: evite prejuízos

Formação de preço para Black Friday

Tradição norte-americana, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e, mais de 10 anos depois, já é considerada a segunda data mais importante do comércio nacional.

O apelo do evento é um atrativo importante para diversos empresários e empreendedores, que veem na data a oportunidade de vender mais e aumentar a receita. Ainda assim, a falta de planejamento de uma gestão de preços e de indicadores adequados pode acarretar prejuízos irreversíveis para as empresas, levando, inclusive, à sua falência.

Por essa razão, estar atento ao planejamento financeiro do negócio, especialmente em períodos de grandes ofertas e movimentações de caixa e estoque, é indispensável.

Neste artigo, vamos dar dicas importantes sobre como você pode organizar financeiramente seu negócio, especialmente sua estratégia de formação de preço, para extrair os melhores benefícios da Black Friday e ficar longe dos prejuízos. Acompanhe.

Como se planejar financeiramente para a formação de preço para a Black Friday?

Cálculo dos preços para a Black Friday

Engana-se quem pensa que, para fazer sucesso na Black Friday, basta ter um produto de qualidade e realizar promoções competitivas. Naturalmente, esses são pontos fundamentais, mas para ter um resultado realmente positivo é preciso ter um planejamento financeiro bem estruturado, considerando a melhor estratégia de formação de preço para a sua campanha.

Para obter algumas boas ideias de como fazer isso, confira as dicas a seguir. 

Selecione os produtos que terão preços promocionais

Nem todos os produtos de sua empresa precisam fazer parte da sua ação de Black Friday. É importante considerar suas margens de lucro para não ficar no vermelho. É possível que alguns itens já estejam com margem bastante reduzida e, nesse caso, um valor promocional poderia fazer com que você tenha prejuízos.

Assim, avalie se é uma melhor estratégia trabalhar com uma promoção única (por exemplo, toda a loja com desconto de 20%) ou selecionar itens mais vantajosos para comporem seu catálogo promocional para a data.

Calcule com atenção os preços para a Black Friday

Para ter os melhores resultados em sua campanha, além de fazer uma boa divulgação, é essencial reservar um tempo para se dedicar à estratégia de formação de preço.

Tenha em mente, por exemplo, que a precificação dos produtos precisa ser dinâmica e inteligente. Por isso, calcular os gastos e avaliar a margem de lucro de cada item são etapas decisivas neste processo.

Para isso, é necessário conhecer todos os custos que envolvem a operação do seu negócio, como estoque, frete, custos fixos, com pessoal, etc.

Monitore a política de preços dos concorrentes

Para que as ações da empresa estejam alinhadas com o que seu cliente irá encontrar no mercado, é preciso identificar as estratégias adotadas pelos concorrentes.

Neste caso, busque acompanhar o que os outros estabelecimentos estão preparando, especialmente seus preços e condições especiais de pagamento para a Black Friday, e avalie como manter em alta a competitividade e as vendas da sua empresa.

Negocie com seus fornecedores com antecedência

Assim como você, é provável que seus fornecedores também estejam de olho na oportunidade de vender mais com a Black Friday. Por isso, veja-os como aliados e faça contato prévio para fomentar uma parceria que permita criar uma campanha mais atrativa em seu estabelecimento.

Isso poderá incluir, por exemplo, condições de pagamento especiais e preços mais atrativos em volumes maiores de compras, prazos de reposição mais curtos e, em muitos casos, garantir brindes para os seus clientes.

Aproveite a oportunidade para fazer girar produtos parados em estoque

Faça uma análise de seu estoque. Se encontrar produtos que estão encalhados há muito tempo, avalie a possibilidade de realizar uma promoção criando preços atrativos na Black Friday para fazê-los girar e trazer algum lucro para o seu negócio.

Considere oferecer frete grátis

O frete grátis pode ser um fator decisivo para o fechamento de vendas. Conforme pesquisa do Reclame Aqui, 64% dos consumidores garantem que alto valor do frete é sinônimo de carrinho abandonado.

Portanto, se você tem uma loja virtual, oferecer entrega gratuita pode ser um diferencial para a sua empresa vender mais na Black Friday. Ainda assim, para que essa estratégia funcione, é preciso ter um bom parceiro de envios e monitorar as encomendas para que elas cheguem na casa do cliente no prazo estabelecido.

Tenha preços promocionais de verdade

Preços promocionais na Black Friday

Infelizmente, as más práticas em torno de falsas promoções levaram muitos consumidores a chamarem o evento de “Black Fraude” ou a acharem que vão encontrar na data “tudo pela metade do dobro do preço”.

A verdade é que existem sim muitos casos de empresas que acabam ludibriando os consumidores nesta época do ano, portanto, é preciso ter um cuidado maior ao definir os descontos em sua campanha.

É muito comum que os clientes pesquisem com antecedência o valor dos itens desejados, então seja transparente e ofereça promoções reais.

Uma alternativa para viabilizar melhores preços é o desconto progressivo. Em outras palavras, é uma forma de incentivar o consumidor a adquirir mais produtos, elevando seu ticket médio e oferecendo uma condição mais atrativa para ele. Assim, quanto mais ele compra, mais desconto ele recebe.

Se você não tem muita margem para reduzir preço, considere outras abordagens vantajosas para seus clientes durante a Black Friday, como sorteios, amostras grátis, brindes, garantia estendida, entre outras. 

Ao longo do artigo, vimos a importância de fazer uma gestão financeira assertiva do seu negócio para um dos maiores eventos de compras do mundo, a Black Friday. Mas é importante que essa seja uma prática estabelecida durante todo o ano.

Quer saber mais sobre como fazer isso? Então, confira nosso artigo: “Como tornar a gestão financeira mais eficiente para o seu negócio”.

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