6 dicas para preparar sua loja física para a Black Friday

6 dicas para preparar sua loja física para a Black Friday

Preparação de loja física para Black Friday

A pandemia acelerou a transformação digital, inclusive, dos pequenos negócios. Entretanto, embora o ambiente online seja muito importante, para ter sucesso e conquistar clientes de diferentes perfis, é fundamental manter sua loja física também otimizada e preparada para eventos como a Black Friday. 

De fato, conforme uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, uma grande parcela dos consumidores ainda prefere fazer compras presencialmente. E, mesmo após a pandemia, pretende continuar mantendo esse hábito. 

Por isso, não negligencie seu ponto de venda presencial na hora de se preparar para aproveitar as oportunidades trazidas pela Black Friday e outras datas importantes do varejo.

Continue a leitura e confira dicas úteis para preparar sua loja para ter grandes resultados com as vendas de Black Friday. Acompanhe a seguir.

1. Prepare bem sua equipe para a Black Friday

Capacitação da equipe para a Black Friday

A sua equipe de linha de frente, incluindo vendedores e pessoal de atendimento, deve estar capacitada e preparada para lidar com um número maior de clientes. Cabe a ela garantir que cada visitante seja bem-recebido, tenha suas perguntas respondidas e realize o processo de compra da forma mais tranquila possível.

Para isso, é fundamental compartilhar com seu time todos os detalhes sobre as promoções, condições de pagamento e estoque. Muitos erros e más experiências de compra ocorrem neste período porque os funcionários desconhecem o que foi divulgado para o público externo.

Trabalhe também para que a sua equipe de linha de frente esteja pronta para auxiliar os clientes a descobrirem produtos adicionais – não apenas para aumentar as vendas como para ajudá-los a obterem o máximo de benefícios nesta Black Friday.

2. Planeje suas ofertas com cuidado

Planejamento das ofertas para a Black Friday

O impacto da Black Friday pode ser enorme e a sua influência não se limita mais a um dia. Cada vez mais, as lojas lançam suas ofertas uma semana ou, até mesmo, um mês antes da data oficial da Black Friday, otimizando suas vendas em um período maior. 

No entanto, para não ter prejuízos e preparar adequadamente sua operação para este evento, é fundamental planejar com atenção as suas ofertas especiais.

Nessa hora, dois aspectos precisam ser considerados: o tipo de oferta (desconto geral em todos os produtos, descontos diferentes por categorias ou produtos individuais, desconto progressivo conforme o número de itens vendidos, etc.) e o momento da oferta (apenas no dia, durante toda a semana, etc.). 

Certifique-se de que terá estoque suficiente e adequado para acompanhar este incremento nas vendas.

3. Escolha os produtos certos para suas ofertas promocionais

Dependendo da realidade do seu negócio, pode ser vantajoso aplicar um percentual de desconto em todo o seu catálogo de produtos. Entretanto, esse tipo de estratégia pode gerar um descontrole sobre suas margens de lucro. 

Por isso, antes de criar este tipo de ação, faça um levantamento de seus custos e de qual é a margem máxima de redução de cada produto de maneira que a promoção seja vantajosa para o cliente, mas também para o seu negócio.

Muitas lojas físicas, por esse motivo, acabam investindo em alguns “carros-chefes” para incentivar as vendas (produtos com altos percentuais de desconto que esperam que tenham um alto giro), mas mantêm outros com seu valor original, oferecendo outros benefícios ao cliente, como maior prazo de parcelamento no pagamento, por exemplo.

4. Comunique bem sua ação de Black Friday

Muitos compradores começam a pesquisar ofertas da Black Friday mais cedo. Então, para maximizar seus resultados, comece a divulgar suas promoções com antecedência.

Você pode iniciar enviando mensagens personalizadas a seus clientes fiéis, antecipando alguma oferta que eles encontrarão em sua loja física. Criar expectativa sobre a ação em seu site e redes sociais também é importante para atrair mais pessoas para o seu estabelecimento.

Além disso, não se esqueça de fazer a divulgação em sua própria loja, após cada atendimento e também por meio de materiais promocionais, como cartazes, banners, displays e outros.

5. Organize e otimize o layout de sua loja para a Black Friday

Organização da loja para a Black Friday

Este é um ponto em que alguns empreendedores acabam pecando. A Black Friday é, também, uma excelente oportunidade de encantar e fidelizar novos clientes. Para isso, ter uma loja limpa, organizada e visualmente atrativa é algo importante.

Busque também criar espaço de circulação para os clientes andarem por todo o seu estabelecimento e conhecerem seu mix de produtos.

Crie uma exibição atrativa para os itens, incentivando também as vendas complementares – organizar uma área, por exemplo, com sugestões de presentes de Natal pode fazer com que um cliente que compraria apenas um item adquira presentes para toda a família.

6. Capriche na experiência do cliente

Sua loja pode não apenas conquistar mais vendas, como, também, mais clientes fidelizados e novas indicações. E uma maneira de fazer isso é caprichar na experiência do cliente durante a Black Friday.

Para isso, você pode criar alguma ação especial, como ter música ao vivo em algum momento do dia, ou, mesmo, oferecer um serviço agregado, como a personalização de produtos, amostras grátis, disponibilizar chá e café para os clientes, etc. 

A Black Friday pode trazer excelentes resultados para as pequenas empresas, especialmente, combinando as vendas físicas com as online. Se sua marca ainda não está no ambiente digital, confira nossas dicas sobre o que saber para ter uma loja online.

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