Gestão da inovação: inove processos e rotinas da empresa

Gestão da inovação: inove processos e rotinas da empresa

Gestão da inovação para processos e rotinas da empresa

Já faz algum tempo que a qualidade deixou de ser um diferencial nos processos, produtos e serviços das empresas para se tornar um fator de sobrevivência. Agora, aprimorar os resultados e reduzir os custos está ainda mais no foco das prioridades no meio corporativo. E é aí que entra a gestão da inovação, uma estratégia fundamental para melhorias nos processos e rotinas dos negócios, independentemente do seu porte ou segmento.

Conforme o consultor de administração americano Gary Hamel já afirmou, cada vez mais “a gestão da inovação vai ser a fonte mais duradoura da vantagem competitiva. Existirão imensas recompensas para as empresas na vanguarda”.

Em outras palavras, a gestão da inovação está associada a pensar em ideias criativas ou transformar as já existentes em soluções que agreguem valor ao cliente. Dessa forma, é possível aperfeiçoar o processo produtivo, abrir novos mercados e oportunidades de negócio, aumentar a competitividade de modo sustentável, além de garantir crescimento sólido para o negócio.

Por tudo isso, é fundamental que a gestão da inovação seja pensada como um ativo empresarial. Mas como fazer isso? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura e conheça os diferentes tipos de inovação e ideias para colocá-la em prática na sua empresa. 

Quais são os tipos de inovação?

Você sabia que é possível inovar de diferentes formas e com diferentes focos? Para isso, é importante conhecer os principais tipos de inovação.

Inovação sustentável

Inovar é preciso, mas respeitar o meio ambiente também. Por isso, a inovação sustentável tem sido cada vez mais aplicada pelas empresas, especialmente no meio industrial.

Sua principal contribuição é permitir a otimização de recursos e processos para haver um impacto socioambiental positivo, equilibrando o tripé formado pela sustentabilidade, economia e aspectos sociais. 

Inovação disruptiva

Para aqueles processos, produtos e serviços em defasagem no mercado, uma boa opção é aplicar a inovação disruptiva.

Esta estratégia é conhecida por abandonar antigas ações para adotar novas medidas, implementando soluções mais criativas, modernas, simplificadas, com melhor custo-benefício e agregando valor ao cliente.

Além disso, um dos principais benefícios desse tipo de inovação é explorar novos nichos de mercado, de modo a ampliar as oportunidades de negócio.

Inovação radical

Se a empresa busca criar uma relação sólida com o cliente, ser pioneira de mercado ou transformar os aspectos econômicos de um nicho específico, a inovação radical pode ser uma boa aliada.

Isso porque ela está relacionada à ruptura de paradigmas, e visa transformar profunda e completamente um processo, produto ou serviço. O resultado é a implementação de novos conceitos e soluções para necessidades já existentes.

Inovação incremental

Diferentemente da anterior, a inovação incremental não busca modificar a forma de consumo, o modelo de negócio, produtos ou serviços de forma mais impactante. 

Sua principal colaboração é a melhoria nas linhas de produtos e benefícios oferecidos pela empresa, o que garante o reforço das competências já desenvolvidas e a redução dos custos empresariais. É uma estratégia simples, porém eficaz.

Inovação de desempenho

Para manter seu negócio aquecido, potencializar sua performance e seguir se atualizando no mercado, a inovação de desempenho é uma importante ferramenta de apoio.

Um exemplo prático desse tipo de inovação são as constantes atualizações nos sistemas de smartphones.

De tempos em tempos, as companhias fornecem melhorias nos softwares dos dispositivos móveis, promovendo ajustes de incorreções, aperfeiçoamento das ferramentas e a implementação de novos recursos. A iniciativa gera expectativa nos consumidores e agrega valor ao produto.

Como adotar a gestão da inovação no seu negócio?

Agora que você já conhece algumas das principais categorias de inovação, está na hora de saber como aplicar essas medidas em sua empresa. A seguir, confira algumas boas práticas.

Mudança na cultura organizacional

Mudança de cultura na gestão da inovação

Para aplicar a gestão da inovação no seu modelo de negócio, é necessário transformar a cultura organizacional da empresa em um ambiente que estimule a criatividade, a adoção de novas ideias e metodologias, e que permita a contribuição ativa dos colaboradores.

Uma forma de fazer isso é por meio de reuniões internas cujo foco seja o brainstorming. Crie condições para que a equipe participe, contribuindo com soluções e se engajando com novas propostas —, ainda que essas talvez não sejam viáveis no momento. Estar aberto para escutar os profissionais da empresa é um passo essencial para desenvolver a gestão da inovação.

Capacite seus colaboradores

Como vimos, para que a gestão da inovação funcione, é preciso que a equipe esteja envolvida com os processos internos da empresa.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é garantir que o time esteja motivado. Neste caso, considere investir na capacitação dos profissionais, pois, mesmo que eles estejam aptos a desempenhar as funções, é preciso sempre buscar atualização para seguir o ritmo dinâmico das inovações que surgem a todo o momento.

Faça benchmarking

Conhecer as melhores práticas e como outras empresas estão obtendo sucesso em diferentes áreas e lidando com desafios pode contribuir muito para aperfeiçoar a gestão da inovação de seu negócio.

Portanto, sempre que possível, busque oportunidades de fazer benchmarking como uma maneira adicional de se atualizar.

Adote novas ferramentas e tecnologias

Adote novas ferramentas para gestão da inovação

As tecnologias não são requisitos essenciais para inovar. Mas podem ajudar muito a viabilizar melhorias e atualizações em seu negócio.

Ao passo que seus concorrentes também estão utilizando-as para aperfeiçoar processos, rotinas, produtos e serviços, não se modernizar pode significar não apenas a perda da chance de inovar como a perda de mercado e vantagem competitiva.

A gestão da inovação é uma das grandes tendências para qualquer negócio. Quer conhecer outras?

Para isso, confira em nosso artigo quais são as tendências para os negócios no pós-pandemia, e comece a planejar como inovar em sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.