4 metodologias ágeis para aumentar sua produtividade e otimizar resultados

4 metodologias ágeis para aumentar sua produtividade e otimizar resultados

Metodologias ágeis ajudam a ter melhores resultados

Vivemos no que especialistas chamam de mundo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo. Some-se a isso um ambiente de negócios extremamente competitivo e o resultado são empresas constantemente em busca de formas de melhorar sua produtividade, eliminar desperdícios, reduzir custos e otimizar resultados. Um dos caminhos disponíveis para lidar com tais desafios está nas metodologias ágeis.

Esse conjunto de metodologias está mudando a maneira e a dinâmica de como as empresas lidam com questões como hierarquia, controle, rigidez, processos e flexibilidade das atividades e da equipe. 

As metodologias ágeis, em poucas palavras, ajudam as equipes e líderes a acompanharem as demandas e exigências do ambiente de trabalho moderno. Elas são compostas por diferentes metodologias e todas baseadas nos conceitos de flexibilidade, transparência, qualidade e melhoria contínua.

Que tal compreender melhor tudo isso? A seguir, falaremos mais sobre alguns dos tipos de metodologias ágeis disponíveis e que podem elevar a produtividade e otimizar os resultados de sua empresa. Confira!

Quais as principais diferenças entre as metodologias ágeis e as tradicionais?

As metodologias ágeis têm um potencial de incrementar produtividade e resultados que não é encontrado nas metodologias tradicionais. 

Isso porque as metodologias ágeis são definidas por valores, orientadas por princípios e manifestadas por práticas alinhadas ao mundo corporativo moderno. Elas envolvem a simplificação de processos e também muita colaboração entre as partes – sejam colaboradores, clientes, fornecedores, etc.

Também têm tudo a ver com a entrega de valor mais rápida para os clientes, de modo que as empresas atinjam um estado de prontidão mais sólido para reagirem rapidamente à dinamicidade e às constantes mudanças do mercado.

Assim, as metodologias ágeis apresentam várias diferenças e vantagens em relação às abordagens convencionais, ajudando, por consequência, a garantir mais vantagem competitiva e inovação para os negócios.

Ainda: uma pesquisa feita pelo Project Management Institute apontou que empresas que adotam as metodologias ágeis têm mais probabilidade de cumprir prazos, atingir metas e de aumentar sua receita mais rápido do que aquelas que não utilizam essa abordagem!

4 exemplos de metodologias ágeis para melhorar a produtividade e os resultados

Há diversas metodologias ágeis à disposição das micro e pequenas empresas. Elas podem ser também adaptadas conforme as necessidades de seu negócio. Entre elas, destacamos:

1. Scrum

Times enxutos para metodologias ágeis no scrum

O princípio fundamental do Scrum é que, dividindo tempo, produto e organização, é possível otimizar os processos e garantir melhores resultados.

Resumidamente, é assim que funciona: a empresa estabelece equipes enxutas para projetos e direciona a elas pequenas tarefas por curtos períodos de tempo. As equipes acompanham seu progresso em painéis Scrum que têm as seguintes seções: a fazer, em execução e feito. 

2. Kanban

Quadros de kanban

Já o Kanban é uma metodologia ágil bem visual voltada para a entrega just in time (no momento certo) para evitar a sobrecarga da equipe.

Da mesma forma que o Scrum, o Kanban rastreia atividades a fazer, em andamento e realizadas, mas limita o número de atividades na seção de “em andamento” para acelerar a sua conclusão e o início das próximas atividades.

3. Lean

Entre as metodologias ágeis, a Lean é conhecida por seu foco na melhoria contínua e na redução de desperdícios. Essa metodologia é baseada em cinco princípios básicos:

  • Identificar valor: especificando um valor do ponto de vista do cliente final da sua empresa;
  • Mapear o fluxo de valor: identificar todas as etapas do fluxo de valor, eliminando, sempre que possível, as etapas que não criam valor e tornando os processos mais eficientes e enxutos;
  • Criar fluxo: fazer com que as etapas de criação de valor ocorram em sequência precisa, para que o produto/serviço flua mais rapidamente em direção ao cliente;
  • Estabelecer produção puxada: seus processos iniciam e finalizam com foco no cliente, é ele quem “puxa” o início de sua produção e geração de valor;
  • Buscar a perfeição: recomeçar o ciclo, visando a melhoria contínua. 

4. SMART

SMART refere-se a um conjunto de critérios usados na criação de metas, para se ter clareza sobre o que deve ser feito, quando e como. 

É uma metodologia muito simples de adotar e que leva líder e equipes a pensarem, planejarem, esclarecerem dúvidas e direcionarem esforços de forma mais eficiente para atingir resultados.

Para transformar uma meta em SMART, é necessário desenvolvê-la de modo que seja:

  • Specific (específica);
  • Mensurable (mensurável);
  • Attainable (alcançável/realista);
  • Relevant (relevante);
  • Time-related (temporal/com prazo estabelecido).

Essas são algumas das metodologias ágeis para que você possa otimizar seu tempo, ter mais produtividade e conquistar melhores resultados.

Para aprender mais sobre elas e novas maneiras de impulsionar o seu desempenho e a performance do negócio, lembre-se de que é fundamental continuar se capacitando sempre. Sabemos que o tempo é escasso, mas, com algumas técnicas, é possível conciliar essas atividades em sua rotina.

Quer saber como? Então, não deixe de ler o artigo: “Empreendedor: descubra como encontrar tempo para se capacitar”.


Publicado também no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.