5 formas de engajar e aumentar a produtividade da equipe

5 formas de engajar e aumentar a produtividade da equipe

Entenda como aumentar a produtividade da equipe

Engajar e aumentar a produtividade da equipe deve ser compromisso de toda liderança. Para quem ainda não se convenceu da importância disso, temos um dado bastante interessante para apresentar.

Levantamento realizado pela Bain & Company – empresa americana de consultoria de gestão  – revela que o colaborador engajado é até 44% mais produtivo do que um funcionário satisfeito. Isso significa que quem veste de verdade a camisa da empresa – seja por estar satisfeito com sua remuneração, com o clima organizacional, com os desafios sob sua responsabilidade ou tudo isso junto – entrega até 1,5x mais resultados.

Esse é um resultado notável e reforça a importância do engajamento. Para entender como chegar lá, confira este artigo com cinco formas de engajar e aumentar a produtividade da equipe.

Engajamento não melhora apenas a produtividade

Um colaborador engajado é aquele que possui forte identificação com a cultura da empresa, que é capaz de se dedicar para cumprir metas e ir além para alcançar o sucesso do negócio. Esse atributo está diretamente associado ao aumento da produtividade e também traz inúmeros outros benefícios, tais como:

  • melhora no clima organizacional;
  • novas oportunidades de negócio;
  • desenvolvimento de uma cultura de inovação;
  • minimização do turnover;
  • retenção de talentos;
  • diminuição de custos.

5 formas de engajar e aumentar a produtividade da equipe

Confira, agora, cinco formas de engajar e aumentar a produtividade da equipe.

1. Crie condições para o crescimento da equipe

Um dos fatores mais determinantes para engajar e aumentar a produtividade da equipe é a oferta de condições para que todos desfrutem de oportunidades de crescimento. Não podemos nos esquecer de que, quando um colaborador ingressa em uma organização, ele deseja visualizar promoções e ganhos salariais para seu futuro.

Quando isso não acontece, é natural que ocorra um certo desinteresse pelo trabalho ou uma permanência na chamada zona de conforto – comportamentos nos quais o colaborador mantém uma performance mediana, sem buscar novos desafios.

2. Apoie a capacitação dos profissionais

Apoie a capacitação dos profissionais para aumentar a produtividade da equipe

Na linha do que vínhamos falando no tópico anterior, a capacitação dos profissionais é outra medida bastante certa para engajar e aumentar a produtividade da equipe. A maioria dos profissionais enxerga nessas oportunidades uma forma de qualificar o próprio perfil, visando uma melhora de performance, uma promoção ou maior empregabilidade no mercado de trabalho.

Por isso, considere o investimento em treinamentos, workshops, cursos de curta duração e palestras com especialistas em seu ramo de negócios.

3. Realize reuniões para alinhamento de expectativas

Quem deseja engajar e aumentar a produtividade da equipe deve ser claro em relação aos objetivos e metas da organização. Para isso, nada mais indicado do que promover reuniões periódicas para alinhamento de expectativas junto a sua equipe.

Nesses momentos, você pode se dedicar a esclarecer dúvidas a respeito das atribuições delegadas a cada um e conversar sobre pontos críticos já observados na condução do trabalho. Durante as reuniões, todos devem se sentir à vontade para apresentar seus próprios pontos de vista e fazer perguntas.

4. Estabeleça metas individuais

Estabeleça metas individuais

Para alcançar os resultados desejados pela empresa, cada colaborador deve contar com metas individuais de fácil compreensão. Na área de vendas, por exemplo, é natural que cada vendedor tenha como objetivo comercializar um montante de produtos ou serviços.

Nas áreas de atendimento, o mesmo acontece. Para determinado período de referência, espera-se que uma quantidade mínima de chamados seja finalizada.

Já naqueles setores em que é difícil estabelecer uma mensuração razoável da produtividade de cada um, é importante se esforçar para estabelecer metas quantificáveis. Nesses casos, o próprio colaborador verá que existe uma iniciativa para monitorar o seu desempenho, o que representa um incentivo para que ele fique atento à produtividade e qualidade de sua entrega.

5. Reconheça as conquistas de cada um

O engajamento de uma equipe tem relação direta com a capacidade das lideranças de reconhecer os feitos e conquistas de seus liderados. Na prática, esse acompanhamento detido do trabalho serve para demonstrar ao colaborador que seu esforço será premiado sempre que for cabível, ainda que isso não se reflita, em um primeiro momento, em uma promoção ou aumento salarial. 

Na maioria dos casos, os gestores dirigem prioritariamente sua atenção às falhas observadas e se esquecem da necessidade de reconhecer os acertos. Tal desproporcionalidade cria um clima de desmotivação junto à equipe, já que a mensagem por trás desse comportamento é “tudo o que é feito em favor do trabalho não passa de uma obrigação”.

Depois de conferir as cinco formas listadas de engajar e aumentar a produtividade de sua equipe, temos certeza de que você poderá exercer uma liderança orientada para resultados em sua organização. Fique atento(a) a todas as estratégias apresentadas e não deixe de acessar mais este conteúdo de nosso blog: “Liderança: como treinar e desenvolver pessoas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.