Contratar funcionários ou terceirizar? Qual a melhor escolha?
Sem a pretensão de trazer uma resposta pronta e acabada para o leitor, devemos destacar que existem determinados critérios a serem avaliados. Alguns deles são: tipo de controle que se deseja obter sobre os processos de trabalho, atividade a ser exercida pela equipe e momento pelo qual a empresa está passando.
Neste artigo, vamos abordar esses e outros tópicos que podem ajudar você a fazer a melhor escolha. Continue a leitura e saiba mais.
Vejamos, então, quais os principais critérios a serem avaliados na hora de escolher entre contratar funcionários ou terceirizar. Acompanhe.
Cada empresa conta com uma cultura própria, que pode estar pautada por maior ou menor controle sobre os processos de trabalho. Há gestor, por exemplo, que não abre mão de um acompanhamento mais próximo de todas as atividades, o que o permite imprimir o seu próprio estilo de trabalho na condução das demandas sob a sua responsabilidade.
Se esse é o seu caso, a terceirização nem deve ser considerada. Isso porque esse nível de proximidade com o prestador de serviço normalmente não é possível. Já com uma equipe interna, com todos respondendo diretamente a você, espera-se que o controle sobre os processos seja maior.
A escolha por contratar funcionários ou terceirizar também passa por uma avaliação do tipo de atividade exercida em seu negócio.
Em se tratando de um trabalho intermitente, no qual as demandas surgem de forma descontinuada, em que o funcionário permanece algumas horas de seu dia ocioso, a terceirização será uma boa escolha. Afinal, nesse caso, poderá ser pactuado um contrato no qual o prestador seja pago por entrega ou tempo dedicado ao trabalho para sua empresa.
Por qual momento a sua empresa está passando? Você considera que se trata de um período de relativa estabilidade, no qual se possa prever como serão os próximos períodos com alguma segurança? Ou existem diversas transformações em curso e o momento é de turbulência?
A resposta para esse tipo de pergunta é importante, pois em momentos de mudanças é fundamental ter uma equipe interna bastante engajada. Imagine, por exemplo, uma empresa que está crescendo como nunca e as principais lideranças necessitam, em pouco tempo, tomar várias decisões que serão determinantes para o futuro do negócio.
Nesse caso, eles precisam de um time próximo e muito bem alinhado para atuar conforme essas definições. Ao mesmo tempo, esse mesmo grupo deve estar preparado para grandes mudanças nas diretrizes do trabalho ou, até mesmo, para improvisar.
Em se tratando de engajamento, qual a melhor escolha? Contratar funcionários ou terceirizar?
A resposta para essa dúvida não é tão óbvia quanto as anteriores, mas podemos afirmar que a tendência é termos uma equipe interna mais engajada. Isso, é claro, se os líderes souberem fazer uma boa gestão de recursos humanos.
Além disso, não podemos nos esquecer que o terceirizado, por mais bem integrado aos processos de trabalho da organização, não é um funcionário da empresa. Inclusive, há pesquisas que revelam que esse tipo de trabalhador não se sente inserido nos ritos da empresa. Em menor ou maior grau, questões como essa afetarão o engajamento.
Em relação a uma dimensão de custos, também não existe uma resposta pronta e acabada. Pode-se chegar a uma configuração na qual seja mais barato ter uma equipe interna e vice-versa.
No entanto, em média, o trabalhador terceirizado ganha menos que o funcionário contratado internamente. Sobretudo depois de aprovada a Reforma Trabalhista que, entre outras coisas, regulamenta o trabalho intermitente e a terceirização de atividades nas chamadas áreas fim.
Se você acompanhou a leitura deste conteúdo até aqui, já deve ter chegado à conclusão de que não existe escolha ideal, não é mesmo? A opção por contratar funcionários ou terceirizar dependerá de uma série de fatores, conforme indicado nos tópicos anteriores.
Por isso, fique atento a todas as informações apresentadas e analise a organização interna da operação de sua empresa.
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