Endividamento empresarial: como reduzir custos da empresa

Endividamento empresarial: como reduzir custos da empresa

Endividamento empresarial: entenda como reduzir custos da empresa

Especialmente em negócios que possuem dívidas, reduzir custos da empresa se torna a maior e principal preocupação dos gestores. Afinal, o endividamento é o fator mais determinante para que empresas “fechem as portas”, e deve ser evitado de qualquer forma. 

Mas ainda assim, para além do endividamento, reduzir os custos da empresa é uma prática essencial, que não deve se limitar aos períodos de dificuldades financeiras. Gestores experientes sabem que equacionar as contas deve representar uma preocupação constante, pois, somente assim é possível alcançar maior rentabilidade e aumento da competitividade no mercado.

Então, independentemente da situação atual, entender as principais formas de recuperar e manter a saúde financeira é essencial para qualquer gestor que queira elevar o patamar da empresa. Por isso, convidamos você a conferir a seguir algumas dicas de redução de custos para evitar o endividamento empresarial. Acompanhe!

Organize o fluxo de caixa

A falta de organização do fluxo de caixa é um problema extremamente comum, até mesmo em grandes empresas e, muitas vezes, uma simples avaliação e organização já trazem diversos benefícios para as finanças da empresa. 

Ao fazer uma avaliação das receitas e gastos rotineiros será possível identificar quais fatores são os maiores responsáveis pela saída e entrada de recursos. Assim, se, por exemplo, o gestor identificar um aumento nos preços de um determinado insumo para a produção, ele poderá substituí-lo por outros de custo menor e, dessa forma, reduzir a pressão no fluxo de caixa, criando espaço para amortização de dívidas.

Renegocie as dívidas

Se o endividamento é uma das principais razões pelas quais empresas precisam reduzir os custos, renegociar pendências financeiras é fundamental. Lembrando ainda que essas pendências podem ser dívidas de empréstimos, financiamentos, fornecedores, pagamento de tributos atrasados, etc.

E muito embora normalmente os gestores tenham certa resistência em procurar renegociar as dívidas, em geral, é também do interesse do credor conseguir uma renegociação, pois, receber o valor da dívida, mesmo que reduzido, é melhor que não chegar a acordo algum.

Mantenha as contas em dia e opte pelo regime tributário correto

As práticas para reduzir custos da empresa não se limitam aos cortes e renegociações. Manter as contas em dia é fundamental para evitar que os custos se elevem de forma insustentável e que ocorram situações de conflito com fornecedores estratégicos. 

O pagamento de tributos na forma correta e período adequado, por exemplo, evita que a empresa seja multada e penalizada pelo Fisco. Além disso, ainda sobre o pagamento de impostos, vale a pena conferir se a sua empresa está enquadrada no regime tributário mais adequado, pois, em muitas situações, empresas pagam mais impostos do que o necessário por não entenderem qual é o melhor regime tributário para ela, ou seja: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Aprimore a gestão de estoque para reduzir custos da empresa

Aprimore a gestão de seu estoque

Frequentemente negligenciado de forma equivocada pelos empreendedores, a gestão de estoque é uma das ferramentas mais eficientes para reduzir custos da empresa. Por exemplo, as matérias-primas e insumos de baixa rotatividade que ocupam espaço no estoque por muito tempo são um desperdício de capital de giro, que poderia ser melhor aplicado em investimentos de retorno mais rápido.

Assim, ao implementar uma gestão eficiente de estoque, com algumas ações simples é possível gerar um enorme impacto positivo sobre o fluxo de caixa. Para que essa gestão seja ainda mais eficiente, é altamente recomendado o uso de uma ferramenta de automação.

Invista em divulgação e promoções online

Obviamente, a internet é hoje o principal meio de pequenas, médias e grandes empresas divulgarem seus produtos e serviços. Portanto, se o seu negócio ainda não investe em estratégias de marketing digital, é hora de começar.

Nesse sentido, o ambiente online é altamente propício para criar formas de atrair mais pessoas que possuem o perfil do seu público e convertê-las em clientes. As promoções online direcionadas para as pessoas com maior potencial de conversão é um dos recursos a serem explorados que podem gerar ótimos retornos em rendimento e reduzir custos da empresa quando comparadas às estratégias de marketing tradicional.

Adote ferramentas tecnológicas

Adote soluções tecnológicas

Por fim, atualmente, uma empresa que ainda não utiliza ferramentas tecnológicas corre um grande risco de ficar atrás da concorrência. Com o avanço da tecnologia, as empresas têm à sua disposição diversas ferramentas que facilitam o trabalho e possibilitam uma franca redução de custos com burocracias, marketing, vendas, entre outros diversos fatores.

Ferramentas de automação ainda ajudam a reduzir o número de erros humanos cometidos e a integrar equipes de diferentes setores, favorecendo o fluxo de trabalho e o aumento da produtividade.

Para concluir, é preciso ressaltar que o esforço dos gestores que procuram reduzir custos da empresa precisa ser encarado como uma transformação na cultura organizacional. Do contrário, as ações podem ter efeitos incipientes e pouco efetivos para a saúde das finanças.

Então, para complementar esse conteúdo, recomendamos uma outra leitura que te ajudará a aumentar a lucratividade de seu negócio. Confira: “6 ideias para o seu negócio lucrar mais”.

Comentários

  • Jorge Elias Aoni | Jun 15,2021

    Excelente esses materiais dos blogs. A forma de levar as informações essenciais de um para outro blog (formando uma rede de informações muito úteis) é tranquila e nos faz sentir que estamos gerindo a empresa como um todo, numa forma holística. PARABÉNS às cinco autoras dos textos.

    • Sebrae ES | Jun 25,2021

      Olá, Jorge! Agradecemos muito seu feedback. É muito importante sabermos que estamos no caminho certo para continuarmos. Se tiver sugestão de temas a serem abordados aqui é só nos passar. Continue sempre nos acompanhando!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.