5 Dicas para economizar e expandir a sua empresa

5 Dicas para economizar e expandir a sua empresa

Confira 5 dicas sobre como economizar e expandir seu negócio

Expandir a sua empresa é um dos grandes objetivos de qualquer empreendedor. As estratégias adotadas para isso são as mais variadas e envolvem, muitas vezes, planos para o lançamento de um produto inovador, uma abordagem ostensiva de marketing, grandes investimentos em infraestrutura, entre tantas outras.

Acontece que essas abordagens, em muitos casos, exigem investimentos vultosos ou grande capacidade de inovação por parte dos gestores do negócio. E, como sabemos, essa não é a realidade de muitos negócios.

Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de expandir o seu negócio usando uma “fórmula” já bastante conhecida, que é a redução de custos. Obviamente, em se tratando de micro e pequenas empresas, o potencial dessa estratégia é reduzido, mas não deixa de ser válido adotá-la, pois a médio e longo prazo, o montante de recursos economizados e aplicados em setores estratégicos da empresa pode fazer toda a diferença.

Pensando nisso, preparamos este artigo em que listamos cinco dicas para economizar e expandir a sua empresa.

1. Acompanhe o fluxo de caixa

O acompanhamento do fluxo de caixa é uma tarefa que exige a atenção de qualquer gestor. No entanto, nem sempre sua execução é satisfatória.

Muitos registros são feitos incorretamente, pagamentos acontecem com atraso, não se sabe a origem de diversos lançamentos. Em resumo, falta uma organização eficiente e o estabelecimento de um fluxo para que a atividade transcorra como esperado.

Esse tipo de mudança é bastante simples. Como indicado, é necessário se trabalhar com um acompanhamento mais próximo dessa atividade. No entanto, os resultados são promissores. Afinal, somente deixar de pagar encargos financeiros em função de atrasos já será um alívio para o seu caixa.

2. Faça a gestão da carteira de inadimplentes

Faça gestão de sua carteira de inadimplentes

A inadimplência é um dos grandes inimigos de quem deseja expandir a sua empresa. Isso porque, ao efetivar uma venda a prazo, a expectativa dos gestores é receber aquele recurso, o que nem sempre acontece. Isso leva a uma frustração de receitas que pode chegar a níveis danosos para a empresa.

Nesse sentido, um problema ainda mais grave é abrir mão de fazer a gestão da carteira de devedores. Isto é, não tentar reaver o custo da inadimplência por meio de negociação com os clientes.

Por mais trabalhoso que seja, isso precisa ser feito, pois, assim como no acompanhamento do fluxo de caixa, trata-se de uma atividade que poderá render recursos significativos.

3. Repactue contratos com fornecedores

Periodicamente é preciso reavaliar os termos dos contratos firmados com fornecedores. Afinal, com o passar do tempo, é natural que a demanda pelo produto ou serviço contratado sofra mudanças, apresentando características diversas da época da contratação.

No caso de contratos de fornecimento, por exemplo, é interessante se certificar de que os quantitativos atuais não estão superestimados. Tenha em vista que não é nada desejável manter um estoque abarrotado de matéria-prima ou qualquer outro insumo. Essa é, inclusive, uma das grandes fontes de desperdício em muitas empresas.

4. Analise a situação tributária de seu negócio

Como anda a gestão contábil de seu negócio? Todas as obrigações tributárias e trabalhistas estão em dia?

Como se sabe, a gestão contábil é um dos grandes gargalos em muitas empresas. A falta de conhecimento sobre a legislação, assim como a dificuldade para apurar o pagamento de alguns tributos dificultam bastante os processos nessa área.

Em função disso, é muito importante contar com uma assessoria contábil. Com a ajuda de especialistas, você poderá obter um bom diagnóstico sobre a contabilidade de sua empresa e compreender se tudo está saindo como o esperado.

Em alguns casos, o simples reenquadramento de regime tributário pode representar uma grande economia e uma oportunidade de expandir a sua empresa.

5. Considere terceirizar algumas atividades para expandir a sua empresa

Considere terceirizar algumas atividades

Como mostrado no tópico anterior, a terceirização pode ser um caminho para lidar com atividades as quais o seu time não conta com o conhecimento técnico necessário para acompanhar, sendo esse, inclusive, um meio de poupar recurso.

No exemplo apresentado, tratamos da área contábil, mas muitas outras também podem ser terceirizadas. Faça uma avaliação em seu negócio e tente identificar quais os impactos financeiros de uma eventual mudança.

E falando em economizar para expandir a sua empresa, que tal entender quais são os custos para abrir uma loja virtual?

Comentários

  • CASSIA ROZANA COSTA | Jun 7,2021

    Eu acho ótimo seria mais visivel

    • Sebrae ES | Jun 11,2021

      Que bom que tem curtido nosso conteúdo, Cassia! 🙂

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.