4 Problemas financeiros gerados pela falta de planejamento

4 Problemas financeiros gerados pela falta de planejamento

Entenda quais são os principais problemas financeiros de empresas que não se planejam

Toda empresa pode passar por momentos de instabilidade. Afinal, empreender também é saber gerenciar riscos. Mas quando se trata de problemas financeiros e isso se torna um problema recorrente, ou seja, o negócio sempre está em dificuldades para equacionar as contas, trata-se de um péssimo sinal, que indica falta de planejamento das ações.

Para você entender a fundo essa questão, vamos listar 4 problemas recorrentes gerados pela falta de planejamento. Continue a leitura e saiba mais.

1. Endividamento do negócio: um dos grandes problemas financeiros

O endividamento é um dos problemas mais óbvios a serem enfrentados quando uma empresa está com problemas financeiros. A depender do modelo do negócio, poucos meses de descontrole poderão representar o comprometimento de receitas a médio e longo prazo, o que coloca em risco a sobrevivência da empresa.

Tendo isso em vista, é de suma importância monitorar a liquidez de qualquer tipo de passivo que, na linguagem contábil, pode ser dividido entre não circulante e circulante. O primeiro representa dívidas de longo prazo, como empréstimos e financiamentos. Já o segundo tipo é de custos recorrentes, como folha de pagamentos, encargos trabalhistas e parcelas de contratos de serviços e fornecimento.

Deve haver bastante atenção em relação ao passivo circulante, já que se trata de um tipo de endividamento vultuoso. Qualquer decisão gerencial que implique nesse nível de endividamento deve ser muito bem pensada para evitar problemas financeiros. Os gestores devem, por exemplo, se certificar de que há uma projeção de receitas capaz de cobrir o custo.

2. Falta de recursos para investir

Entenda o que pode ocasionar a falta de recursos para investir

A falta de planejamento que leva a problemas financeiros também pode implicar na escassez de recursos para investir. E, ao contrário do que alguns podem pensar, essa também é uma questão que deve chamar a atenção dos gestores.

Imagine que no período em que a empresa esteja sem nenhuma reserva financeira ou capital de giro, uma oportunidade incrível de negócio surja. E, devido à falta de recursos, a organização não possa aproveitá-la.

A depender da dimensão dessa oportunidade, a empresa poderá perder espaço no mercado para concorrentes, deixar de reestruturar suas operações pensando em ações de longo prazo ou deixar de alcançar um mercado mais amplo, capaz de incrementar substancialmente suas receitas.

Dado o dinamismo da atividade empresarial, você terá, em todos esses casos, um evento que poderá ameaçar a sobrevivência do seu negócio

3. Problemas para fechar a folha de pagamentos

Atrasos para custear a folha de pagamentos, ainda que em função de um problema pontual de fluxo de caixa, são capazes de gerar grande desconfiança sobre a empresa. Por parte dos funcionários, naturalmente, se consolidará a percepção de que a organização não possui recursos nem mesmo para pagar despesas recorrentes.

Como consequência, isso pode causar o desengajamento das equipes de trabalho e a busca por recolocação profissional por parte de colaboradores com boa empregabilidade. Desse cenário, podem decorrer inúmeros outros problemas.

Perceba que, como já dissemos, pode se tratar de um problema pontual, como o atraso em um repasse que venha a comprometer o fluxo de caixa. No entanto, ainda que a causa seja essa, e não problemas financeiros graves, a desconfiança sobre a capacidade gerencial da empresa e de suas lideranças será potencialmente irreversível.

Essa questão mostra a importância da empresa se planejar financeiramente, de modo a sempre contar com uma reserva de recursos que poderá ser mobilizada em situações emergenciais.

4. Irregularidade tributária

Saiba identificar quais são os problemas relacionados à irregularidade tributária

A irregularidade tributária é mais um dos grandes problemas financeiros enfrentados por empresas que não planejam suas ações. A propósito, costumeiramente, os impostos e tributos são os primeiros compromissos financeiros descumpridos em momentos de crise, período em que as organizações buscam recursos de todas as fontes possíveis para manter suas operações.

Isso acontece devido ao fato de os entes governamentais, em alguns casos, abrirem margem para renegociação de débitos. Ou, ainda, de não haver grandes encargos atrelados a esse passivo, como acontece com dívidas bancárias, por exemplo.

Esse é um risco que muitas empresas escolhem assumir, embora não devessem. Isso porque o que, a princípio, se apresenta como um bom negócio, na prática, pode não ser.

Imagine, por exemplo, que uma empresa em situação de endividamento deixe de recolher o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, de parte de seus funcionários. Em caso de desligamento de um colaborador vítima desse tipo de negligência, ele poderá recorrer à justiça trabalhista e muito provavelmente terá êxito ao reivindicar seus direitos.

Nesse caso, além de receber o valor não recolhido de seu FGTS acrescido de juros e multa, haverá a cobrança das chamadas custas processuais, que são os gastos com advogado e serviços cartoriais.

Quer outro exemplo?

Empresas em situação de irregularidade tributária não podem participar de processos de compra no setor público. E, caso já mantenham contrato com algum ente governamental, a não apresentação de certidões negativas de impostos impedirá o recebimento do valor devido por serviços prestados.

Gostou de saber mais sobre quais são os principais problemas financeiros decorrentes da falta de planejamento? Se sim, nós temos a sugestão de mais um conteúdo relevante sobre finanças: “5 dicas de planejamento financeiro para alavancar o seu negócio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.