6 Passos fundamentais para lucrar com um negócio virtual

6 Passos fundamentais para lucrar com um negócio virtual

Conheça 6 passos fundamentais para lucrar com um negócio virtual

Lucrar com um negócio virtual é o sonho de milhões de empreendedores, sobretudo neste atual momento em que vivenciamos um verdadeiro boom no volume de vendas do varejo online.

De acordo com dados da 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce no Brasil promovido pela Ebit | Nielsen, em parceria com a Elo, o faturamento das lojas online em 2020 foi o maior de toda a série histórica de 20 anos. No primeiro semestre de 2020, as vendas aumentaram 47% em relação ao mesmo período de 2019, chegando às cifras de R$ 38,8 bilhões.

Os números informados são mais que animadores e revelam que, de fato, existem boas oportunidades no mercado digital. Dessa forma, cabe a quem deseja empreender nesse meio saber aproveitá-las.

Para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo com 6 passos fundamentais para lucrar com um negócio virtual.

1. Invista em mídias pagas

Em sua estratégia de Marketing Digital, é muito importante considerar o investimento em mídias pagas. Com essa estratégia, você poderá trazer tráfego para sua loja e, com isso, aumentar o número de vendas e lucrar com um negócio virtual.

Mas atenção: tenha a preocupação de estruturar boas campanhas. Não se esqueça, por exemplo, de que se você estiver anunciando para o público errado, a taxa de conversão de visitantes em vendas será muito baixa.

Por isso, é muito importante conhecer quem é, de fato, seu público para pensar em conteúdos altamente personalizados nas campanhas. Se possível, promova a mesma campanha para diferentes segmentos de público para monitorar a performance dessas ações. Assim, você poderá confirmar quais segmentos conferem maior retorno.

2. Monte uma boa estrutura para a sua loja virtual

A experiência de compra do usuário no ambiente digital é algo que não pode ser negligenciado por quem deseja lucrar com um negócio virtual. A sua própria vivência enquanto consumidor pode confirmar isso.

O fato da página de um produto não carregar ou formulários de pagamento muito extensos certamente já o fizeram desistir de uma compra, não é mesmo?

Isso mostra a importância de ter uma loja virtual muito bem estruturada. A página deve ser responsiva e segura, não colocando em risco os dados dos usuários. A velocidade de carregamento deve ser adequada, assim como a usabilidade deve favorecer a experiência de compra.

Para quem ainda não tem o seu próprio e-commerce, vale a pena considerar iniciar suas atividades em um marketplace. Nesse tipo de plataforma, você poderá obter toda a estrutura que precisa de maneira fácil e intuitiva.

Ao mesmo tempo, quem não deseja arcar com os custos desse serviço, que cobram percentuais sobre as vendas, pode investir em uma loja própria, pensada e planejada para atender às particularidades de seu negócio.

Neste artigo, mostramos em detalhes quais as melhores soluções para estruturar seu e-commerce e lucrar com um negócio virtual.

3. Planeje a logística de compra e entrega de produtos

Outro grande desafio de quem deseja lucrar com um negócio virtual é a manutenção de uma boa logística de compra e entrega de produtos. Como se sabe, em um país de dimensões continentais como o Brasil, essa é uma questão bastante sensível.

Para quem já sabe o que deseja comercializar na internet, é indispensável simular a contratação de diferentes serviços para avaliar os custos envolvidos com entregas e os prazos a serem estabelecidos.

Quanto mais preciso você puder ser a esse respeito, mais transparente será seu relacionamento com os clientes, que poderão receber uma estimativa razoável de prazos e custos.

4. Trabalhe com microinfluenciadores para lucrar com um negócio virtual

Trabalhe com microinfluenciadores para lucrar com um negócio virtual

O marketing de influência mostrou que veio para ficar. Isso é confirmado pelos milhões de perfis mostrando que podem produzir conteúdo relevante para diferentes segmentos de audiência em diversas redes sociais.

Em geral, esses influenciadores estão o tempo todo compartilhando com o público opiniões e seu estilo de vida. Com a aproximação diária estabelecida nesse relacionamento, é natural que as pessoas por trás desses perfis angariem credibilidade e sejam requisitadas pelas marcas para a promoção de seus produtos e serviços.

E, ao contrário do que muitos pensam, é viável para pequenos negócios digitais – e não somente grandes marcas – recorrer ao marketing de influência. Para isso, temos os chamados microinfluenciadores (influenciadores que têm entre 10 e 100 mil seguidores). 

O investimento em parcerias com esses perfis pode ajudar a divulgar os seus produtos para o nicho desejado, potencializando – e muito – suas vendas. Nesse sentido, é válido lembrar que, ao contrário dos perfis com milhões de seguidores, os microinfluenciadores mantém uma relação de maior proximidade com sua audiência, estabelecendo interações de melhor qualidade.

Essa condição torna qualquer publicação de apelo comercial mais efetiva, ainda que o conteúdo seja direcionado para um número menor de usuários. Na prática, é como se o alcance da “mensagem” fosse limitado, mas a qualidade da exposição de seu produto fosse de qualidade superior.

5. Ofereça um bom atendimento no pós-venda

Quem deseja lucrar com um negócio virtual deve ter em mente que uma venda não termina com a efetivação do pagamento. Isto é, mais que vender, é preciso estar a postos para monitorar qual foi a experiência do cliente com seu produto e, se necessário, atuar para corrigir qualquer inconformidade, como trocas em caso de defeito, oferecer explicações a respeito da usabilidade do produto, entre outras ações. Esse nível de atenção aproxima a sua marca do público e o fideliza.

6. Implemente uma estratégia de e-mail marketing

Implemente uma estratégia de e-mail marketing

Alguns especialistas, há algum tempo, vêm apontando para a “saturação” da estratégia de e-mail marketing. Quem é partidário dessa opinião acredita que, com o número crescente de mensagens que as pessoas recebem diariamente, fica cada vez mais difícil retirar algum proveito dessa estratégia.

De fato, esse é um ponto de vista que não pode ser desconsiderado. No entanto, isso não é suficiente para a não utilização do e-mail. Afinal, esse é o canal preferencial de comunicação de milhões de pessoas. E, desde que seu conteúdo seja relevante, é esperado que sua audiência esteja propensa a receber conteúdos remetidos por campanhas promovidas por seu negócio.

Para o e-commerce, principalmente, temos a possibilidade de encaminhar mensagens veiculando promoções que sejam de interesse de determinado segmento da audiência, assim como lembretes de carrinho abandonado, sugerindo a efetivação de uma compra iniciada no ambiente da loja.

Agora que você já conheceu nossos 6 passos fundamentais para lucrar com um negócio virtual, sugerimos a leitura de mais um conteúdo do blog do Sebrae ES. Neste artigo, nós falamos sobre como contornar os desafios da venda online e fidelizar clientes.

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