Descubra por que é tão importante trabalhar com o que gosta

Descubra por que é tão importante trabalhar com o que gosta

Entenda a importância de se trabalhar com o que gosta

Não é novidade para ninguém que trabalhar com o que gosta é algo primordial. Desfrutando dessa condição, nos mantemos mais motivados, estamos em maior equilíbrio com nós mesmos, passamos a vivenciar uma rotina mais prazerosa, entre inúmeros outros benefícios.

Acontece que nem todos os profissionais estão dispostos a perseguir esse objetivo, se mantendo em carreiras ou à frente de negócios que não despertam grandes aspirações. Em muitos casos, existe um certo temor em não ser bem-sucedido ou de lidar com muitas incertezas em uma eventual transição.

Pensando em motivar quem está passando por essa situação, preparamos este artigo com uma breve discussão em que tratamos sobre a importância de trabalhar com o que gosta sob diversos aspectos. Não deixe de conferir!

Satisfação pessoal estimula o aprendizado

Quando estamos insatisfeitos no trabalho, qualquer atividade pode se tornar enfadonha e estamos pouco ou nada dispostos a aprender. Ao final, o objetivo é apenas manter um desempenho mediano para apresentar os resultados necessários e assegurar o emprego na organização em que atua.

Prova disso são as dezenas de profissionais com os quais você tem ou já teve contato que simplesmente não demonstram nenhuma disposição para sair de sua zona de conforto e buscar novos desafios.

Para quem trabalha com o que gosta, o cenário se desenha bastante diferente. Quando imersos em uma atividade que gera satisfação pessoal, a tendência do profissional é buscar mais e mais conhecimento, chegando, em alguns casos, a uma curva exponencial de aprendizado. Saber mais e mais se torna quase que uma meta de vida.

Obtenção de melhores resultados e ganhos

Quem trabalha com o que gosta obtém melhores ganhos

Trabalhar com o que gosta quase sempre o levará a bons resultados e ganhos financeiros. E, por mais que isso não seja uma regra, devemos assumir que, com maior satisfação pessoal, estamos mais próximos de desempenharmos bem o que se espera de nós em termos profissionais, o que, por sua vez, nos levará a gerar mais valor no trabalho desempenhado.

Em termos práticos, é como se ingressássemos em um ciclo virtuoso, em que um passo bem sucedido nos levasse a outro. Ao final, mesmo que demore algum tempo, sempre teremos boas oportunidades à espera de quem trabalha com o que gosta.

Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Nos dias de hoje, encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um desafio e tanto. Demandas de caráter privado se somam a exigências profissionais, de modo que se torna difícil estabelecer uma escala de prioridades, o que acaba por gerar insatisfação em nós mesmos e em quem está à nossa volta.

Quem tem a oportunidade de trabalhar com o que gosta também não deixará de vivenciar esse desafio. No entanto, devemos convir que quem está nessa situação está mais próximo de atingir o equilíbrio almejado por muitos.  

Maior facilidade para lidar com desafios ao trabalhar com o que gosta

Maior facilidade de lidar com desafios

Nada pior do que ter que se dedicar a uma atividade à qual não se tem grande interesse, não é mesmo?

Quando ocupamos essa posição, nossa tendência é procrastinar ou realizar o mínimo de esforço possível para simplesmente terminar o que nos foi colocado como obrigação. É como se qualquer simples tarefa se tornasse um martírio.

Por outro lado, ao trabalhar com o que gosta, tudo se torna mais simples e até o maior dos desafios é motivo de satisfação, já que a natureza da atividade desenvolvida nos desperta grande interesse.

Em termos práticos, a consequência mais direta disso é passar a vivenciar uma rotina altamente prazerosa, em que estamos bem com nós mesmos e com o mundo à nossa volta.

Não há necessidade de basear sucesso em dinheiro

Muitos profissionais bem-sucedidos que não trabalham com o que gostam costumam utilizar o dinheiro como medida de sucesso. Esse seria uma espécie de “prêmio de consolação” para quem cumpre esse papel, já que não existe um sentimento genuíno de se estar no caminho certo.

Por outro lado, quem realmente trabalha com o que gosta vê o dinheiro apenas como consequência de seu bom desempenho no cumprimento do dever. O verdadeiro prêmio é estar envolvido em uma atividade na qual pode empregar todo seu potencial enquanto ser humano.

Gostou do artigo de hoje? Aproveite e confira este conteúdo: “Como escolher que negócio montar em 5 passos“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.