5 Dicas de planejamento financeiro para alavancar o seu negócio

5 Dicas de planejamento financeiro para alavancar o seu negócio

Acompanhe algumas dicas importantes sobre planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro pode elevar, e muito, os resultados de seu negócio. O empreendedor bem sucedido nessa frente de trabalho passa a contar com os recursos necessários para investir em setores estratégicos e atravessar eventuais crises, sendo essa uma condição que poucas empresas ostentam.

Para você que está em busca de saber mais sobre o tema e conhecer algumas dicas incríveis, preparamos este conteúdo repleto de informações relevantes. Falaremos sobre como organizar o caixa de sua empresa, projetar ganhos e objetivos de longo prazo, além de ensinar como precificar seus produtos. Acompanhe.

1. Dimensione todos os seus custos

Um primeiro passo importante em se tratando de planejamento financeiro é dimensionar todos os seus custos. Nesse sentido, é interessante realizar um levantamento junto a todas as equipes setoriais de seu negócio, como vendas, logística e atendimento para conhecer, de forma integral, quais serão os gastos a serem realizados em um determinado período de tempo.

Após discutir essa questão de forma conjunta com os demais gestores, será possível estabelecer uma escala de prioridades e incluir nessa previsão apenas custos estritamente necessários, o que otimiza o processo de alocação de recursos.

2. Realize previsões de faturamento

Realize projeções de faturamento

A chamada previsão de faturamento é outro elemento muito importante em qualquer planejamento financeiro. E, como o próprio nome sugere, é a previsão das receitas que entrarão em seu caixa.

Nesse caso, também devemos trabalhar com um referencial de tempo, assim como será feito para o dimensionamento de custo. A propósito, essas duas dimensões devem ser analisadas de forma conjunta, já que as receitas devem ser compatíveis com as despesas.

3. Faça projeções de diferentes cenários

Quando falamos em projeções, sejam elas de receitas ou despesas, estamos tratando de estimativas. Isto é, os quantitativos de cada uma dessas variáveis podem ser inferiores ou superiores ao esperado.

Por isso, é sempre importante trabalhar com um planejamento financeiro que considere diferentes cenários, sendo esse um preceito de qualquer boa gestão. Mas o que isso significa na prática?

Basicamente, deve-se estabelecer pelo menos três projeções, sendo elas:

  • pessimista: cenário de frustração severa de receitas e/ou aumento significativo de despesas;
  • normal: cenário em que tudo transcorre dentro do esperado para o período projetado;
  • otimista: cenário de acréscimo de receitas em relação ao planejado e/ou diminuição significativa de despesas.

É importante salientar que essas previsões devem estar pautadas por uma matriz de riscos e oportunidades – espécie de relatório gerencial em que os gestores de uma empresa listam potenciais eventos adversos ou que podem impactar de forma positiva ou negativa a operação do negócio.

4. Trabalhe com a precificação correta de seus produtos

Trabalhe com a precificação correta de seus produtos

Chegar à precificação correta de seus produtos ou serviços é essencial para um planejamento financeiro. Isso porque qualquer inconsistência nesse levantamento pode comprometer o desempenho de seu negócio, uma vez que superestimar os valores das soluções oferecidas significa deixar de vender, enquanto o contrário o levaria a ter uma baixa lucratividade.

Pensando nisso, é muito importante realizar pesquisas de mercado, observar quais os custos intrínsecos à cadeia produtiva na qual sua empresa está inserida e sondar a disposição dos consumidores a pagarem por seus produtos e serviços.  

5. Utilize softwares de gestão em seu planejamento financeiro

Os softwares de gestão podem ser de grande ajuda no momento de operacionalizar seu planejamento financeiro. Com algumas ferramentas, passa a ser possível centralizar e consolidar diversas informações, além de emitir relatórios gerenciais que permitem analisar gastos e receitas de maneira setorizada.

Imagine, por exemplo, um empreendimento no varejo que conte com várias lojas. Quem está a frente de um negócio como esse deseja conhecer o desempenho de vendas de cada uma dessas unidades, além de controlar estoques e o próprio fluxo de caixa. Tudo isso com o intuito de realizar uma gestão mais assertiva.

Todo esse trabalho poderia ser feito com o auxílio de algumas planilhas, porém, nem de longe teríamos a mesma eficiência e dinâmica em comparação à utilização de um software de gestão, já que uma mesma ferramenta ofereceria diversas funcionalidades estratégicas.

Com o conteúdo de hoje, esperamos ter apresentado boas dicas sobre planejamento financeiro para alavancar seu negócio. E, para continuar a acompanhar discussões sobre temas relevantes, sugerimos a leitura deste artigo: “Como tornar a gestão financeira mais eficiente para o seu negócio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.