Contas a pagar e receber: a saúde financeira de sua empresa agradece

Contas a pagar e receber: a saúde financeira de sua empresa agradece

Entenda a importância de controlar o fluxo de contas a pagar e receber

O controle do fluxo de contas a pagar e receber é um dos aspectos mais importantes da gestão financeira de qualquer negócio. Com um acompanhamento bem feito desses lançamentos, os gestores podem garantir que nunca faltarão recursos para cobrir as despesas, além de ser possível identificar qual é a real situação financeira de um negócio, o que, por sua vez, é fundamental para planejar ações em vários setores, como vendas, marketing e recursos humanos.

Como anda essa atividade em sua empresa? Você considera estar fazendo um bom controle das contas a pagar e receber?

Caso sua intenção seja otimizar esse processo, vale conferir as dicas apresentadas no post de hoje. Acompanhe!

Registre todas as movimentações

Qualquer receita ou despesa, por menor que ela seja, merece ser registrada. Esse nível de controle fará com que você e seu time estejam imbuídos do espírito necessário para realizar uma boa gestão financeira.

Além disso, as informações obtidas poderão ser utilizadas de forma estratégica no planejamento de ações no âmbito de seu negócio. O fluxo de caixa, por exemplo, que apresenta a compatibilização de receitas e despesas, depende decisivamente desses registros.

Em se tratando, especificamente, de uma dimensão de custos, você pode identificar quais as despesas estão associadas a cada setor de seu negócio. Sob a perspectiva das receitas ainda é possível conhecer quais são os produtos mais vendidos ou com maior margem de lucro.

Esses e outros tipos de relatórios servirão para monitorar os resultados de seu negócio. Isto é, você será capaz de acompanhar o desempenho da empresa em diferentes setores. 

Invista em um software de gestão financeira

Considere Investir em um software de gestão

Como vínhamos dizendo, manter controle sobre os registros de contas a pagar e receber é fundamental. Acontece que, a depender do volume de informações gerenciadas, o lançamento manual, feito por intermédio de uma planilha, não é o mais indicado em função dos erros que podem ser cometidos, fazendo com que os resultados sejam imprecisos. 

Com o auxílio de um software de gestão financeira, boa parte desse processo pode ser automatizado, e as informações são compiladas com toda a segurança necessária. Além disso, essa ferramenta traz uma série de outras funcionalidades, como a emissão de relatórios gerencias, o que é estratégico para quem precisa de informações com facilidade e de forma automática.

Faça um fluxo de caixa consistente

Como já destacado, o fluxo de caixa é um ponto-chave da gestão financeira. Com base nos registros de contas a pagar e receber, é possível compatibilizar receitas e despesas.

Um negócio que não conta com esse tipo de controle acaba por incorrer em atrasos no pagamento de fornecedores, colaboradores e demais despesas operacionais. E qual a consequência disso? Além da desconfiança de seus credores, temos a incidência de juros e multas sobre cada pagamento feito com atraso.

Em caso de desorganização nesse setor, temos, até mesmo, dificuldades para identificar contas a receber. Isto é, nem mesmo o fluxo de receitas, algo do maior interesse de qualquer empresa, é acompanhado como deveria.

Incentive o pagamento antecipado

O pagamento antecipado de recebíveis por parte de seus clientes é uma forma de aliviar o seu fluxo de caixa e evitar atrasos das contas a receber. E, para que as pessoas ou empresas, de fato, se sintam incentivadas a antecipar os pagamentos, é recomendado oferecer descontos. Isso, é claro, em uma proporção que não comprometa a sua lucratividade.

Faça a gestão de sua carteira de inadimplentes

Mesmo com as melhores condições para realizar pagamentos de forma antecipada, muitos clientes ainda incorrem em atrasos. Os motivos para isso são diversos, sobretudo em um momento de crise financeira como o atual.

No entanto, cabe ao setor financeiro de seu negócio realizar uma gestão consistente da carteira de inadimplentes, colocando em prática todas as medidas cabíveis para recuperar devedores. Além do procedimento padrão de contatar quem está em débito, informando a pendência e solicitando o pagamento, é necessário abrir negociação junto àquela parcela de devedores que aparentemente não está disposta a honrar o compromisso firmado.

Você pode começar oferecendo condições especiais para quitação da dívida, oferecendo a opção de parcelamento do saldo devedor e até isenção de juros e multas, se assim for de seu interesse. Em última instância, será necessário protestar a dívida extrajudicialmente, o que levará à negativação do devedor junto aos cadastros de proteção de crédito.

Ao falarmos sobre contas a pagar e receber, demos bastante destaque para a importância do fluxo de caixa, não é mesmo? Para você que deseja se aprofundar no tema, indicamos este conteúdo: “Aprenda sobre fluxo de caixa e melhore a saúde financeira da sua empresa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.