5 Livros que todo empreendedor deve ler

5 Livros que todo empreendedor deve ler

Conheça 5 livros que todo empreendedor deve ler

Os livros são uma ótima forma de imergirmos em enredos cativantes, que nos transportam para lugares e paisagens nunca antes vistos, onde se passam histórias de personagens com os quais podemos nos identificar e retirar lições preciosas para as nossas vidas.

Com os livros sobre empreendedorismo não é diferente. Em formatos dos mais variados, que vão desde biografias de grandes empresários, passando por narrativas literárias até obras de viés técnico, que descrevem estratégias e métodos de gestão empresarial, temos sempre algo a aprender.

Pensando nisso, organizamos uma lista com 5 obras imperdíveis que você, empreendedor, deve conhecer. Acompanhe.

1. A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul é um best seller de autoria dos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Nesta obra, reconhecida como uma das mais importantes sobre estratégia empresarial, você aprenderá como e por que investir em mercados ainda inexplorados.

Para isso, os autores utilizam uma alegoria que faz menção a um oceano vermelho e a outro azul. O primeiro representa os mercados altamente competitivos, em que temos um volume considerável de empresas lutando ferozmente para obter, ao final, margens de lucro cada vez menores.

O segundo, por sua vez, seriam aqueles mercados de baixa competitividade, mas com grande potencial de lucratividade para as empresas capazes de oferecer as soluções certas. E, para ilustrar essa condição, Kim e Mauborgne trazem exemplos de negócios que trilharam essa trajetória, como o Cirque du Soleil e a Starbucks.

2. O Poder do Hábito

O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, escrito por Charles Duhigg, é mais uma dica de leitura imperdível. Desde o ano de seu lançamento, em 2012, ele esteve por um bom tempo na lista de livros mais vendidos nos EUA e no mundo.

Tamanha popularidade se deve à capacidade dessa obra de demonstrar, de forma prática, as razões que nos levam a contrair determinados hábitos e por que é tão difícil nos livrarmos daqueles considerados indesejáveis, que se tornam vícios.

Em cerca de 200 páginas você aprenderá a identificar seus padrões e a reconfigurar a maneira como você organiza sua rotina, de modo a conservar hábitos virtuosos, que te auxiliem a conquistar seus objetivos.

3. Startup: Manual do Empreendedor

Conheça tudo sobre startup em: Startup: o manual do empreendedor

O ilustre Steve Blank, figura icônica do Vale do Silício, revela em Startup: Manual do Empreendedor os fundamentos da metodologia, desenvolvida por ele, do Customer Development e do Lean Startup – bases da cultura das startups que se espalhou pelo mundo.

O livro é absolutamente esclarecedor para quem deseja conhecer a fundo o tema. Afinal, o autor é a pessoa mais indicada para falar e ensinar a respeito. Em função disso, são muitos os insights que podem ser obtidos no transcorrer da leitura.

O mais importante deles diz respeito à necessidade de testar toda e qualquer hipótese relacionada à operação de um negócio. Isso porque muitos erros são cometidos por quem não trabalha a partir dessa perspectiva e baseia suas ações em amontoados de “achismos”.  

4. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, como o próprio nome diz, é um livro sobre relacionamento interpessoal. O tema, por si só, é relevante, mas ganha ainda mais valor quando descobrimos que se trata de relatos baseados em vivências do próprio autor junto a figuras ilustres do século XX, como Henry Ford, Eleanor Roosevelt, Winston Churchill e John D. Rockefeller.

Desde sua primeira edição na década de 1930, a obra de autoria de Dale Carnegie já vendeu mais de 50 milhões de cópias e traz lições básicas sobre como se relacionar com pessoas, tais como não se queixar sem motivo aparente, demonstrar interesse genuíno pela fala de seus interlocutores, ter empatia e demonstrar capacidade de admitir seus erros.

5. Mindset: a nova psicologia do sucesso

Mindset: a nova psicologia do sucesso é um livro que promete mudar a sua vida. De autoria da psicóloga da Universidade de Stanford, Carol S. Dweck, ele traz o conceito de mindset (mentalidade, em português), que pode ser resumido como a forma de encararmos diferentes situações no contexto de nossas vidas. Essa perspectiva é considerada definidora de nosso sucesso ou fracasso nos campos pessoal e profissional.

Ao longo da obra, a autora apresenta resultados de diversas pesquisas a respeito de desenvolvimento pessoal, chegando à conclusão de que existem dois tipos de mentalidade: uma fixa e outra progressiva. A primeira está ligada a pensamentos restritivos, que colocam em dúvida nossa capacidade de realização. A segunda, por sua vez, está associada à capacidade de crescimento irrestrito em diferentes áreas.

Segundo ela, manifestamos uma e outra mentalidade, a depender da situação, mas podemos nos condicionar ao mindset progressivo a partir de um método apresentado no decorrer do livro.

6. Marketing 4.0

Philip Kotler é considerado um dos pais do marketing moderno e pode ser considerado um dos profissionais mais indicados para falar sobre esse estágio da evolução dessa área do conhecimento, chamado de 4.0. 

Em Marketing 4.0, o autor conceitua esse “rótulo” e demonstra quais práticas o integram. Durante a leitura, você poderá se atualizar sobre métricas, estratégias, a influência da era digital sobre a forma de se fazer marketing, entre muitos outros tópicos relevantes para quem atua na área.

Além de livros sobre empreendedorismo, também temos excelentes dicas de filmes para quem está em busca de inspiração, mas prefere acompanhar produções audiovisuais. Fica, então, o convite para você conferir a nossa lista com: “10 filmes para inspirar sua jornada como empreendedor.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.