6 Ideias de inovação para loja física e virtual

6 Ideias de inovação para loja física e virtual

Acompanhe 5 ideias de inovação para a sua loja física e virtual

A organização de sua loja, seja ela física ou virtual, pode trazer elementos que atraiam cada vez mais clientes. Nesse sentido, aspectos como atendimento, experiência de compra, exposição dos seus produtos, entre outros fatores, podem ser otimizados pensando nesse objetivo.

Para quem está em busca de inspiração, trouxemos neste artigo algumas ideias que você pode tomar como base para implementar mudanças em sua loja. Continue a leitura e saiba mais.

1. Integre seus canais de atendimento

Nada melhor que comprar um produto online e contar com a opção de trocá-lo em loja física, não é mesmo? Para muita gente essa é uma facilidade e tanto, comprovando o quão interessante é a integração de diferentes canais de atendimento.

Mas o que chamamos de integração não se resume a isso. Também é fundamental disponibilizar as mesmas informações e qualidade de atendimento tanto na loja física quanto na virtual.

2. Melhore continuamente seu atendimento

O sucesso de líderes no varejo se deve, em grande parte, à qualidade do atendimento oferecida a seus clientes. As pessoas sabem identificar as sutilezas de um serviço bem prestado, com uma abordagem que é assertiva do primeiro contato até o momento do pós-venda.

Os clientes não só sabem identificar, como recompensam as empresas com atendimento de excelência comprando de forma recorrente. Dessa forma, é fundamental que você treine o seu time de vendas para que eles saibam promover seus produtos de maneira adequada, atendendo às expectativas de seu público.  

3. Leve experiências da loja virtual para a loja física

Há pouco falamos sobre a necessidade de integração entre diferentes canais de atendimento. Nesse tópico nós vamos além, pois, mais que integrar, ainda é possível oferecer a mesma experiência da loja online na loja física.

Um grande exemplo nesse sentido é uma solução desenvolvida por uma marca de roupas jeans de Seattle, nos Estados Unidos, que foi reproduzida por muitas outras empresas pelo mundo. As peças em exposição na loja física contam com um código QR, que traz um link com informações sobre a peça.

O endereço aberto no celular é o mesmo link da roupa na loja virtual. Dessa forma, o cliente pode consultar tudo o que precisa, sem o acompanhamento de um vendedor. Lá estão disponíveis informações sobre medidas, preços, cores, modelos, política de trocas e muito mais.

Se for interesse do cliente, ele ainda pode efetuar o pagamento na própria loja virtual e apenas retirar o pedido mediante comprovante.

4. Acompanhe tendências de seu mercado

Inovar não é o mesmo que pensar em soluções 100% autorais. Esse é um trabalho para grandes referências de seu mercado que, muitas vezes, encomendam estudos e pesquisas de orçamento na casa dos milhões para isso. 

Cabe ao pequeno empreendedor conhecer o que esses agentes estão fazendo e a aceitação, por parte dos consumidores, do que foi proposto, aplicando o que for relevante à realidade de seu negócio. É claro que adaptações são muito bem-vindas e até necessárias. Por isso, faça sempre uma leitura apurada dessas tendências.

5. Otimize a exposição de seus produtos

Melhore seu atendimento de forma continuada.

A exposição de seus produtos na loja física deve ser visível e atrativa. Não é nada interessante, por exemplo, encher araras e prateleiras com os mesmos produtos, sendo que você pode dinamizar essa organização dispondo diferentes itens por categorias de interesse.

No momento de organizar as vitrines, vale analisar qual público visita a sua loja no decorrer do dia e o que ele costuma reparar nas vitrines. Esse trabalho permitirá que você exponha, por faixa de horário, itens que realmente despertem o interesse das pessoas.

6. Personalize suas ofertas

O histórico de consumo de seus clientes são informações preciosas para o seu negócio. Compilando e analisando esses dados, é possível identificar as preferências de cada segmento de público e passar a contatá-los de forma muito mais eficiente, apresentando ofertas personalizadas.

Essas ofertas podem ser veiculadas em diferentes canais, como e-mail, anúncios em redes sociais, links patrocinados e mensagens por WhatsApp. Com esse tipo de ação, você passa a ter consideravelmente mais chances de fechar um número maior de vendas e trazer para o seu público oportunidades que realmente lhe interessam.

Gostou de nossas dicas sobre como inovar em sua loja? Aproveite e também confira este conteúdo: “Design para e-commerce: como uma loja atrativa vende mais?

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