Por que a sua empresa precisa ter metas de faturamento?

Por que a sua empresa precisa ter metas de faturamento?

Entenda a importância das metas de faturamento

Estabelecer metas de faturamento é essencial para o crescimento de qualquer negócio. No contexto de um planejamento consistente, essas e outras metas são como um norte para as ações em curso em uma empresa, orientando o trabalho de todos.

Ao mesmo tempo, não é nada indicado simplesmente apontar para um número e começar a “persegui-lo”. A meta a ser alcançada deve fazer parte de uma construção coletiva, em que todos os agentes interessados apresentem sua opinião e a justifiquem a partir de elementos da realidade.

Pense, por exemplo, em uma meta de vendas extremamente ousada, quase inalcançável. Em casos como esse, é natural que os vendedores não tomem esse objetivo como referência, já que desde o primeiro momento puderam identificar a impossibilidade de chegar a bons resultados. No dia a dia do trabalho, isso se traduz em desmotivação e conflitos entre líderes e liderados.

Para não esbarrar nesses e em outros problemas relacionados a metas inconsistentes, preparamos este conteúdo com boas dicas sobre como estabelecer suas metas de faturamento. Vamos nos aprofundar na discussão a respeito da importância desse aspecto na gestão empresarial, além de apresentar alguns métodos que podem ser implementados em negócios de diferentes segmentos. Acompanhe!

Qual a importância de se criar metas de faturamento?

Uma meta de faturamento nada mais é que identificar quanto você deseja faturar em determinado período. Mas qual a verdadeira importância disso, além das questões já citadas?

Em uma “escala de importância” temos, em primeiro lugar, a organização financeira. As metas de faturamento permitem aos gestores de um negócio trabalharem com certa previsibilidade financeira. Pode-se empregar, por exemplo, metas para cenários otimistas, regulares e pessimistas e, em cada um deles, organizar as operações da empresa para obter os melhores resultados possíveis.

Em segundo plano, as metas de faturamento permitem às equipes de trabalho almejarem um objetivo maior no horizonte e, assim, manterem-se motivadas. Para equipes de vendas, principalmente, isso é algo central, sobretudo, porque parte dos vencimentos dos funcionários estão atrelados a esses resultados.

Como criar metas de faturamento?

Agora que já identificamos a importância das metas de faturamento, podemos falar de como criá-las. Confira, a seguir, o passo a passo que preparamos:

  1. Avalie o mercado em que você atua

Quando falamos em criar metas de faturamento, um ponto dos mais relevantes é a necessidade de se estabelecer uma análise do mercado em que se atua. Um mercado em retração, por exemplo, deverá levar suas previsões de receitas para baixo e, por consequência, o faturamento.

A mesma análise deve se estender a sua concorrência. Em uma situação hipotética, em que uma empresa concorrente feche as portas, pode-se esperar um aumento de sua demanda, algo capaz de incrementar seu faturamento.

Obviamente, essas e outras variáveis devem ser avaliadas de forma global, já que existe uma certa interdependência entre elas. É como se estivéssemos falando das peças de um mesmo tabuleiro de xadrez.

  1. Mensure sua capacidade de gerar resultados

Sua capacidade de gerar resultados também deve ser levada em conta na hora de estabelecer metas de faturamento. Para isso, você deve identificar fatores que podem potencializar ou atrapalhar sua operação. Na prática, estamos falando de uma análise de riscos e oportunidades.

O encarecimento de um insumo para uma indústria, por exemplo, certamente será um risco. Por outro lado, a aquisição de um maquinário mais moderno será uma oportunidade, dado à maior eficiência dentro daquela cadeia produtiva.

  1. Segmente suas metas

Dividir para conquistar era o lema do maior imperador de toda a história do Império Romano, Caio Júlio César. Podemos traduzir esses dizeres em algo como “segmente suas metas para chegar mais longe”.

E por que segmentar na gestão empresarial ou na hora de estabelecer metas de faturamento? Basicamente, a ideia é conhecer o desempenho de cada área e, a partir disso, intervir naqueles segmentos cujos resultados não são satisfatórios.

Em uma rede de supermercados, por exemplo, é do maior interesse da alta gestão conhecer qual é o desempenho de cada unidade administrada pelo grupo. Afinal de contas, há muito o que se aprender com o “primeiro colocado” (o que nesta experiência deu tão certo) e o “último colocado” (o que nesta experiência deu tão errado).

  1. Atenção aos seus processos de vendas

Fatura mais quem vende mais. Logo, se você precisa estabelecer metas de faturamento, é necessário conhecer a fundo seus processos de vendas e saber o que esperar em determinado período de referência.

Entenda como estabelecer metas de vendas

Você conhece o método SMART?

O método SMART é amplamente empregado para se estabelecer metas em diferentes áreas e atividades de um negócio. A sigla é uma alusão ao próprio método:

S – Specific (seja específico). Especifique quais são os prazos e recursos por trás de suas metas;

M – Measurable (defina objetivos mensuráveis). Opte por metas que sejam quantificáveis;

A – Achievable (defina objetivos atingíveis). Seja realista ao estabelecer metas de faturamento;

R – Realistic (seja relevante). Metas precisam fazer sentido para todos os envolvidos;

T – Time-based (defina um prazo). Referenciar suas metas em um intervalo de tempo é fundamental.

Entenda o método SMART

Com o artigo de hoje, esperamos ter apresentado a importância de se estabelecer metas de faturamento, tipo de métrica que deve fazer parte de todo bom planejamento. E como você pôde conferir, é relativamente simples se organizar para escolher quais devem ser as metas de seu negócio. Fique atento(a) a todas as nossas dicas para não errar.

E para continuar se atualizando sobre boas práticas de gestão, confira mais este conteúdo de nosso blog: Metas de vendas: como defini-las de forma eficiente.

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