5 Erros que te impedem de fidelizar o cliente

5 Erros que te impedem de fidelizar o cliente

mulher fazendo compras

Com a competitividade crescente, as empresas sentem cada vez mais a pressão de fidelizar o cliente. Essa é uma ótima forma de gerar vendas recorrentes e construir uma imagem positiva no mercado – contribuindo na atração de novos consumidores.

Entretanto, é preciso ficar atento aos erros que podem atrapalhar no momento de fidelizar o cliente. Ao corrigir pequenas imperfeições que geram impacto negativo entre os consumidores, certamente a sua empresa irá proporcionar uma experiência mais satisfatória para manter os clientes por perto.

Confira neste artigo os principais erros que te impedem de fidelizar o cliente.

O que é um cliente fiel?

mulher sorrindo com sacolas de compras

Antes de compreender como melhorar as chances de fidelizar o cliente, é importante compreender o que é um cliente fiel e por quais razões ele é tão importante para o seu negócio.

Para isso, basta pensar na sua própria experiência como consumidor. Se você costuma frequentar sempre o mesmo restaurante, acompanha as novidades e indica o estabelecimento para seus amigos, você é um cliente fiel. Isso significa que você realiza compras de forma recorrente e contribui com o crescimento da marca.

Qualquer marca que busca o crescimento em longo prazo pode se beneficiar bastante de clientes fiéis. Veja as principais características desses clientes:

  • Eles compram de forma recorrente no seu negócio

  • Eles estão dispostos a experimentar as novidades e lançamentos

  • Geralmente, os clientes fiéis apresentam um ticket médio superior aos consumidores que estão comprando pela primeira vez

  • Eles interagem com mais frequências com a sua empresa – seja pela internet ou presencialmente

  • Os clientes fiéis atuam como embaixadores da sua marca, indicando para seus amigos e compartilhando as novidades em suas mídias sociais

  • Eles podem contribuir com insights valiosos sobre pontos que podem ser melhorados no atendimento ao cliente

Para aumentar o número de clientes fiéis, é importante buscar sempre a entrega de experiências positivas – estimulando um relacionamento benéfico para ambas as partes. Quando você trata bem os consumidores, eles se sentem mais especiais e passam a confiar na proposta da sua empresa.

Principais erros que te impedem de fidelizar o cliente

cliente na loja de roupas

Como acabamos de destacar, fidelizar o cliente deve estar entre os objetivos da sua empresa. Para isso, é fundamental ficar de olho nos seguintes erros que podem estar comprometendo os seus resultados:

1. Desconsiderar a opinião do cliente

O cliente é o principal ativo da sua empresa. Isso significa que a sua opinião deve ser sempre levada em conta. Quando você desconsidera os feedbacks recebidos, é muito provável que seja criado um sentimento de frustração.

Como reverter? Ao receber críticas ou sugestões, ouça com atenção e procure formas de melhorar constantemente a experiência entregue. Essa é a principal forma de promover o crescimento da organização no longo prazo – proporcionando um atendimento de qualidade para todos os consumidores.

2. Não personalizar o atendimento

Outro grande erro que pode atrapalhar no momento de fidelizar o cliente é não personalizar o atendimento. Afinal, cada cliente é único e possui suas próprias necessidades. Levar isso em consideração é fundamental para entregar um atendimento de qualidade.

Como reverter? Busque conhecer melhor cada um dos clientes que passa pela sua empresa. Se for possível, crie um histórico dos consumidores para conseguir lembrar os gostos e necessidades de cada um deles – surpreendendo com atendimentos certeiros.

3. Atraso no atendimento e na entrega do serviço oferecido

Vivemos em um mundo muito dinâmico. Os consumidores querem ter acesso aos produtos ou serviços contratados o quanto antes. E quando você não consegue cumprir os prazos que foram combinados, eles podem ficar bastante insatisfeitos – o que é um impeditivo para fidelizá-los.

Como reverter? Tenha uma boa noção dos prazos que a sua empresa necessita para atender os clientes e seja sincero no momento do atendimento. Não faça promessas que não pode cumprir e, em casos de imprevistos, entre em contato com o cliente para informá-lo o quanto antes.

4. Equipe desqualificada

Por melhores que sejam suas intenções e estratégias traçadas, uma equipe desqualificada pode colocar tudo a perder. Basta um atendimento mal executado para que um potencial cliente fiel crie uma impressão negativa sobre sua marca.

Como reverter? Garanta que a sua equipe conheça bem os produtos ou serviços comercializados e entendam as necessidades do cliente. Além disso, investir em capacitações pode ser uma ótima forma de melhorar a qualidade do atendimento.

5. Burocracia do atendimento

Imagine que você vá retirar sua compra na loja, mas precisa esperar 30 minutos porque o sistema está fora do ar – mesmo que você já tenha pago pelo produto. Esse é um exemplo de burocracia no atendimento que pode gerar uma grande frustração e destruir uma experiência que poderia ser satisfatória.

Como reverter? Elimine ao máximo as burocracias. Coloque-se no lugar do cliente e faça de tudo para entregar uma boa experiência. Somente depois disso é que as burocracias internas devem virar uma prioridade.

Está preparado para encantar o seu cliente?

Mantendo o foco no cliente e prestando atenção nos detalhes é possível combater os erros que te impedem de fidelizá-lo. Dessa forma, você consegue reunir uma legião de seguidores e construir uma marca de sucesso no mercado.

Você gostou das informações sobre os 5 erros que te impedem de fidelizar o cliente? Confira também o artigo “Como promover uma experiência memorável ao cliente”.

Comentários

  • Mariana Oliveira | Fev 12,2020

    Olá, bem interessante, principalmente os itens 4 e 5.
    Treinar uma equipe é umas das tarefas mais complicadas e muitas vezes temos que ter a devida atenção e conseguir separar o joio do trigo com muita habilidade.
    Já a burocracia é complicada, ainda mais para empresas grandes. Deve ser tudo revisto sempre e priorizar muito o cliente.
    Valeu as dicas

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