Economia colaborativa e seus benefícios para os pequenos negócios

Economia colaborativa e seus benefícios para os pequenos negócios

economia colaborativa

Você sabe o que empresas como Uber, Airbnb, OLX e Netflix possuem em comum? Além do evidente sucesso que elas fazem no mercado, todas elas possuem uma proposta baseada na economia colaborativa. Ou seja, elas possuem uma prática mais consciente e sustentável de desenvolver os seus negócios.

Até alguns anos atrás, sempre que você fosse visitar uma nova cidade, seria necessário reservar o quarto em um hotel ou pousada. Com o Airbnb, tornou-se possível reservar casas ou quartos de pessoas que possuem espaço em seus imóveis. Dessa forma, todos saem ganhando em uma relação de troca.

Mas não são apenas as grandes empresas que saem ganhando com a economia colaborativa. Entenda como esse conceito pode auxiliar os pequenos negócios.

O que é economia colaborativa?

economia colaborativa

A economia colaborativa é caracterizada pelo uso de bens e serviços de maneira compartilhada. A lógica é bem simples: usar a colaboração para que todos os envolvidos saiam ganhando. Dessa forma, é possível substituir a necessidade de compra pela troca – gerando benefícios para o dono, para o cliente, e também para o meio ambiente.

No mundo dos negócios, a economia colaborativa permite girar o dinheiro de um jeito mais consciente. Plataformas como a OLX facilitam a venda de produtos que estão em desuso – aumentando a conexão entre vendedores e compradores. Já os serviços de streaming (como Spotify e Netflix) cobram uma taxa mensal para acesso ilimitado a filmes, séries e músicas. Dessa forma, não é mais necessário comprar CDs e DVDs.

Como a economia colaborativa pode beneficiar os pequenos negócios?

economia colaborativa

A contribuição surge como oportunidade para novos modelos de negócios e as empresas podem usar essa estratégia para promover uma experiência diferenciada aos clientes. Não é à toa que o Uber ganhou tanta popularidade e foi visto como uma ameaça pelos taxistas. Qualquer pessoa com um carro pode usar o seu tempo livre para fazer um serviço de transporte – fazendo com que todos saiam ganhando.

Então como os pequenos negócios podem entrar na onda da economia colaborativa? O que não faltam são boas opções para colocar isso em prática:

Modelo de negócio baseado na economia colaborativa

Uma das alternativas que você tem é iniciar um modelo de negócio baseado na economia colaborativa, ou seja, você pode promover esse conceito para obter uma fonte de renda. É essa a proposta de todas as plataformas que facilitam o compartilhamento – como a OLX ou um aplicativo de caronas. 

Colaboração com outros empreendedores

Quando falamos sobre economia colaborativa, também podemos falar sobre a troca de conhecimentos. A união de empreendedores pode resultar em vários benefícios para todos. E isso se torna mais evidente em ambientes que incentivam a colaboração e a troca de experiências, como os espaços de coworking – que são outro grande exemplo de economia colaborativa.

Baixos custos operacionais

Uma das premissas da economia colaborativa é reduzir o consumo e aumentar as trocas. Na prática, isso pode representar uma redução de custos para o seu negócio. Em vez de possuir um ponto comercial, você pode aproveitar uma loja colaborativa para vender seus produtos, por exemplo. Assim, seria possível reduzir uma despesa mensal.

Benefícios para os consumidores

Os consumidores buscam pela melhor experiência possível, certo? A possibilidade de chamar um Uber pelo smartphone soa mais atrativa do que ter que ligar para um taxista. Por explorar a tecnologia, a economia colaborativa é eficiente em gerar benefícios perceptíveis para o consumidor.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente. Por adotar práticas sustentáveis, basear as atividades na economia colaborativa pode gerar um ponto de diferencial em relação aos concorrentes.

Espaços de colaboração

Imagine que você esteja pensando em abrir um comércio de produtos fitness. Em vez de abrir em uma sala comercial própria, você poderia buscar a colaboração com uma academia de ginástica ou um profissional da nutrição. Além de reduzir os custos com o ponto de vendas, essa combinação de serviços seria muito benéfica para o consumidor de ambas as empresas.

6 ideias para explorar a economia colaborativa

Você ficou interessado no conceito de economia colaborativa e deseja levá-lo para a sua empresa? Não é preciso modificar todo o modelo de negócio para isso. Existem várias ações que podem ser incorporadas e gerar os benefícios que acabamos de ver:

  1. Loja colaborativa. A loja colaborativa é um espaço físico coletivo em que os empresários compartilham do mesmo local físico para comercializar seus produtos. Dessa forma, não é necessário investir em um espaço próprio e se torna mais fácil atrair consumidores – que podem visitar vários comércios em um único local.
  2. Espaço de trabalho compartilhado. Conforme acabamos de ver, os espaços de trabalho compartilhados são uma boa forma de praticar a economia colaborativa. Nesses locais, é possível encontrar a estrutura necessária para desenvolver os trabalhos da sua empresa e ainda manter contato com outros empreendedores.
  3. Nicho de reaproveitamento. Muitas empresas descartam materiais e produtos que ainda estão em condição de uso. Em vez disso, é possível criar um nicho de reaproveitamento unindo vários negócios. Um bom exemplo disso é um pequeno negócio que fabrica móveis artesanais com palets descartados por empresas do atacado.
  4. Horta compartilhada. Principalmente para as empresas do ramo de alimentação, criar uma horta compartilhada é uma forma criativa de explorar a economia colaborativa. Com a ajuda de todos os envolvidos, todos podem ter acesso a alimentos frescos e de qualidade.
  5. Troca de equipamentos. A sua empresa utiliza um equipamento de alto valor apenas ocasionalmente? Em vez de deixá-lo parado no depósito, você pode iniciar um sistema de troca ou aluguel de equipamentos com outros empresários. Assim, todos diminuem as despesas e podem executar suas atividades com eficiência.
  6. Eventos em conjunto. A organização de eventos em conjunto segue a mesma lógica da loja colaborativa – mas ocorre somente em dias pontuais. Trata-se de uma oportunidade de reunir várias empresas de diferentes nichos para trabalhar em conjunto e gerar uma boa experiência para os clientes.

 

Você já conhecia o conceito de economia colaborativa? Uma outra possibilidade de colocar isso em prática é com o incentivo ao consumo nos pequenos negócios para movimentar a economia local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.