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Inovação para Salão de Beleza: como se destacar em um mercado tão concorrido

Inovação para Salão de Beleza: como se destacar em um mercado tão concorrido

maquiagem salao de beleza

A inovação para salão de beleza se mostra cada vez mais importante para que seja possível oferecer ao público uma experiência única. Mesmo os salões que possuem um bom planejamento e tomam todo o cuidado na gestão de finanças, estoques e outras áreas do negócio, não têm sucesso garantido no mercado quando não conseguem se diferenciar.

Estamos falando sobre um mercado bastante concorrido com novas empresas surgindo a todo instante. A saída para mostrar o seu valor para o público e se destacar no mercado pode estar justamente na inovação.

A inovação para salão de beleza pode ser enxergada de diversas formas: pela comodidade, pelo cheiro do ambiente, pela playlist escolhida com cuidado para agradar a todos, pela localização, pelo atendimento, pelas promoções, pela qualidade nos produtos e serviços diferenciados. Todos esses são fatores que aumentam a satisfação do consumidor e colocam sua empresa um passo à frente da concorrência.

Logo a seguir veremos algumas dicas de inovação para salão de beleza que vão ajudá-lo(a) a se destacar em um mercado tão concorrido. Acompanhe!

A importância da inovação para salão de beleza

produtos salao de beleza

Como você costuma escolher as empresas das quais consome? Apesar de uma relação comercial envolver a compra de um produto ou serviço, geralmente toda a experiência recebida influencia na decisão, certo? Isso vale para um restaurante que possui um ambiente agradável, um e-commerce que entrega com agilidade ou um supermercado que possui um atendimento impecável.

Entretanto, demonstrar os atributos positivos do seu salão de beleza para o público pode ser uma tarefa desafiadora. Por melhores que sejam os serviços prestados, é preciso se diferenciar dos concorrentes. Reinventar-se e avaliar modelos diferentes de serviços é uma necessidade para os empresários que buscam o sucesso.

Quando falamos sobre inovação para salão de beleza, estamos nos referindo a essa capacidade de diferenciação. Você não precisa fazer grandes investimentos para colocar ideias mirabolantes em prática. Com pequenas ações é possível se diferenciar de uma forma inovadora – consolidando o seu lugar no mercado.

A identidade e a personalidade do salão são únicas e podem ajudá-lo a se diferenciar dos demais. E, ainda: agendamento online, pesquisas de satisfação, cartão fidelidade e descontos, apresentação de novos cortes e estilos de maquiagem, entre outros. Existe uma infinidade de novos serviços que podem ser adicionados para tornar o negócio ainda mais atrativo e diferenciado.

9 Dicas de inovação para se destacar em um mercado tão concorrido

inovação para salão de beleza

Você quer colocar em prática a inovação para salão de beleza na sua empresa? Aqui estão algumas ideias que podem ajudá-lo(a):

1. Use fotos de clientes nas mídias sociais

Muitos clientes adoram os seus cinco minutos de fama quando aparecem com um corte novo nas redes sociais. E isso também pode ser benéfico para a sua empresa. Publicar fotos dos seus clientes no Instagram, por exemplo, é uma ótima forma de manter um movimento constante de usuários acessando sua página – contribuindo para a divulgação dos serviços.

2. Crie parcerias com outros negócios

Já imaginou se o seu salão de beleza fosse um ponto de encontro para eventos envolvendo outras empresas? Essa é uma ação inovadora que pode manter um alto fluxo de pessoas circulando pelo seu salão – o que pode representar potenciais clientes. Para isso, crie parcerias com outros negócios que possuem um público parecido com o do seu salão, e organize eventos para atrair esse público.

3. Organize eventos para os clientes mais fiéis

Imagine que você frequente o mesmo salão de beleza todos os meses e seja convidado para uma festa exclusiva no final do ano. São grandes as chances de que você fique ainda mais satisfeito e recomende a empresa para seus amigos, não é? Essa é uma estratégia inovadora que você pode explorar no seu salão de beleza.

4. Faça promoções que fogem do comum

Fazer ações promocionais não é novidade alguma para salões de beleza. Porém, você pode inovar na forma como suas promoções são colocadas em prática. Em vez de simplesmente oferecer um desconto para serviços em combo, você pode gerar uma mobilização ainda maior ao explorar sua criatividade. Por exemplo: faça uso do Referral Marketing (ou Marketing de Referência), quando um cliente do salão traz um novo cliente e ganha descontos pela indicação. Ou ainda dê de presente uma ‘escova’ para a aniversariante do mês. O importante aqui é conhecer bem seus clientes e usar a criatividade para satisfazê-los!

5. Crie um programa de fidelidade

Fidelizar os seus clientes é tão importante quanto atrair novos consumidores. Para isso, você pode criar um programa de fidelidade exclusivo do seu salão de beleza. É possível criar um cadastro para cada um dos clientes e recompensar com um brinde depois de 10 compras feitas no seu salão, por exemplo. Ou, então, você ainda pode premiar o consumidor mais assíduo do ano com uma viagem nas férias. Basta usar sua criatividade para manter o interesse do público.

6. Explore o site e blog da sua empresa

O número de empresas que exploram a internet para interagir com o público é cada vez maior. Manter um site e um blog da sua empresa sempre atualizados podem garantir uma visibilidade maior na internet. Além disso, você ainda pode usar esses ambientes digitais para realizar ações criativas com o público – como espalhar cupons promocionais pelo seu site.

7. Envie newsletters para o seu público

O e-mail é um ótimo canal de comunicação para aplicar a inovação para salão de beleza. Você pode enviar newsletters semanais com dicas de beleza, notícias sobre o mundo da moda, promoções de serviços, entre outras informações úteis para o seu público. Com o tempo, esse se tornará um canal de comunicação natural para seus clientes.

8. Crie um ambiente único

Imagine que você vá a um salão de beleza que toca apenas músicas de forró. Ou então um local temático com decoração de novelas icônicas da televisão brasileira. Essas são características do ambiente que ajudam a diferenciar a empresa. Invista na criação de um ambiente único, que combine com a personalidade dos donos da empresa, para construir uma identificação com o seu público.

9. Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que está à disposição de todos os salões de beleza, mas nem todos empresários usam esse artifício. Trata-se de uma solução gratuita do Google que permite que você personalize as informações da sua empresa nos resultados de busca – adicionando endereço, imagens, horário de atendimento, entre outras informações pertinentes.

 

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