Gestão financeira para loja de material de construção

Gestão financeira para loja de material de construção

gestão financeira loja de materiais de construção

A gestão financeira para loja de material de construção é uma das rotinas administrativas que merecem atenção especial do empreendedor. Em meio a tantas atividades desenvolvidas no dia a dia de trabalho, é muito comum que a gestão das finanças fique em segundo plano – o que é uma falha que pode comprometer a sobrevivência do negócio.

O sucesso de uma empresa gira em torno das suas finanças. Uma empresa que sempre tem dinheiro em caixa para suprir as suas necessidades consegue prosperar. Já uma outra empresa que está sempre com dificuldades para equilibrar o fluxo de caixa dificilmente será bem-sucedida no longo prazo – por melhores que sejam os seus resultados de vendas.

Quer entender melhor a importância da gestão financeira para loja de material de construção e descobrir como colocar isso em prática no seu negócio? Confira as principais informações sobre o assunto agora!

O que é a gestão financeira para loja de material de construção?

materiais de construção

A gestão financeira para loja de material de construção é uma rotina com o objetivo de aumentar o controle sobre o dinheiro que circula na empresa. Você sabe quanto gasta com suas despesas mensais? Quais são as principais dessas despesas? E qual é a parcela do faturamento mensal que fica no caixa da empresa? Essas são algumas perguntas que podem ser respondidas a partir da gestão das finanças.

Para que você tenha domínio total sobre as finanças da sua loja de material de construção, a gestão financeira deve passar por uma série de fatores:

Planejamento financeiro 

O planejamento financeiro se refere ao estudo sobre as finanças de uma empresa para o futuro. Esse exercício é especialmente importante para empresas que estão iniciando as suas atividades e precisam garantir o retorno sobre o investimento inicial. Trata-se de uma forma eficiente de comparar as receitas e despesas para analisar a viabilidade financeira da empresa.

Entenda mais sobre o planejamento financeiro no eBook Gestão Financeira: Um guia para te ajudar a controlar as finanças do seu negócio.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial quando falamos sobre a gestão financeira para loja de material de construção. Trata-se do controle sobre todas as movimentações de entradas e saídas financeiras da empresa e monitoramento de transações futuras. É com base nessas informações registradas que você consegue fazer análises com mais precisão.

Descubra mais sobre as principais ferramentas de finanças neste eBook.

Preço de Venda

A precificação é uma decisão que impacta no posicionamento da sua loja de material de construção no mercado, mas também deve ser tomada com base nas finanças. É preciso se certificar de que os valores cobrados realmente consigam pagar todas as despesas e proporcionar o lucro esperado.

Demonstrativo de Resultados

Será que a sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Quais foram os resultados conquistados no último ano? Sem parar um instante para buscar essas informações, muitos empresários criam teorias equivocadas sobre o desempenho de seus negócios. A gestão financeira para loja de material de construção contribui para criar uma visão mais clara sobre os resultados.

Análise de Resultados

Mais do que visualizar os resultados, a gestão financeira permite que você possa realizar análises profundas para entender melhor como o lucro da sua loja de material de construção é composto. Dessa forma, você consegue entender quais são as principais despesas, quais produtos contribuem mais para a lucratividade, entre outras informações.

Acesso a crédito

Com base em uma gestão financeira eficiente você consegue avaliar quando necessita de capital de terceiros para realizar investimentos na sua empresa. Além disso, manter as suas finanças organizadas permite que você apresente às instituições bancárias informações atualizadas sobre os resultados alcançados – aumentando as chances de ter o seu pedido aprovado.

Como colocar em prática uma gestão financeira eficiente?

calculadora gestão financeira

Você ficou interessado em colocar em prática uma gestão financeira para loja de material de construção? Preparamos um passo a passo que vai ajudá-lo:

1. Analise a situação real e projete cenários diferentes

Inicie fazendo uma análise sobre a situação financeira da sua loja. Quanto dinheiro você possui em caixa? Quais são as entradas e saídas que já estão previstas para os próximos meses? Com base nesses dados você pode projetar cenários diferentes para o futuro – buscando ganhar previsibilidade sobre as receitas e despesas.

2. Trace um plano de ação

A análise das informações financeiras não deve ter um intuito meramente informativo. Você precisa usar esses dados para gerar ações positivas para a sua empresa. Para isso, trace um plano de ação para conseguir minimizar as despesas, aumentar as receitas e gerar mais lucro.

3. Calcule o preço ideal para os produtos (e serviços, se for o caso)

Todas as informações que você coletou podem ajudá-lo a entender melhor qual é o preço de venda ideal para os seus produtos. Além disso, você também consegue calcular qual é o valor máximo de desconto que pode conceder aos seus clientes sem que a venda gere prejuízos.

4. Contar com um especialista

Mesmo coletando e organizando as informações financeiras você sente que ainda não tem domínio sobre suas finanças? Você pode contar com o auxílio de um especialista do Sebrae, que oferece consultorias direcionadas para a gestão financeira.

5. Utilize softwares ou planilhas para organização e registro

A forma como você organiza as informações financeiras faz toda a diferença nos resultados do negócios. Sendo assim, você precisa buscar por softwares ou planilhas que facilitem o registro e análise dos dados da sua loja. Para isso, você pode utilizar essa Planilha de Controles Financeiros para Micro e Pequenas Empresas.

 

Você gostou das informações sobre gestão financeira para loja de material de construção? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? O Sebrae ES cria planos de negócios e oferece palestras, cursos e oficinas sobre finanças, além de consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.