Como fazer a Gestão Financeira de uma loja de roupas

Como fazer a Gestão Financeira de uma loja de roupas

gestão financeira de uma loja de roupas

Quando você abre um negócio, além da sua atividade principal, não pode esquecer das atividades administrativas que são essenciais para que a empresa funcione. Por exemplo, ao abrir uma loja de roupas, a venda pode ser a atividade principal, mas a gestão financeira é essencial. Tão essencial que, se não for bem conduzida, pode até ser um motivo para fechar as portas! 

Não adianta entender tudo sobre as tendências da moda ou as técnicas comerciais, mas não saber nada sobre como fazer a gestão financeira de uma loja de roupas. O problema é que nem todos os empreendedores contam com o preparo necessário para conduzir o lado administrativo do seu negócio.

Esse é o seu caso? Então, esse post é um pontapé inicial para vencer essa dificuldade. Fique de olho nas nossas recomendações para uma boa gestão financeira de uma loja de roupas!

1. Analisar a situação real e projetar cenários diferentes

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar a situação financeira real da loja. Quanto dinheiro tem em caixa? Qual é a média de receita? Quais são as dívidas já contraídas? Quanto é gasto mensalmente para manter o negócio funcionando?

A partir dessas informações, você deve traçar alguns cenários futuros. Elabore projeções de, pelo menos, um ano (o que não é muito; grandes empresas chegam a fazer projeções financeiras para cinco ou dez anos). Elabore uma projeção otimista, uma neutra e uma pessimista. 

Essas projeções ajudam a identificar fragilidades nas finanças da empresa e, além disso, servem como um guia para as decisões que deverão ser tomadas, como a compra de novos equipamentos ou a contratação de mais funcionários. E, como você trabalha com diferentes cenários, vai estar preparado para qualquer situação que se concretize.

2. Traçar um plano de ação

Depois de identificar as fragilidades, graças às projeções financeiras, é a hora de traçar um plano de ação para lidar com elas.

Por exemplo, imagine que você identificou que o fluxo de caixa da empresa não tem condições para cumprir com o pagamento das compras que já foram feitas. Nesse caso, você pode considerar a possibilidade de fazer um empréstimo de capital de giro. Porém, antes de assinar qualquer documento, você precisa confirmar que vai ter condições de pagar esse empréstimo, fazendo uma simulação do impacto financeiro que isso teria na empresa.

Outro exemplo? Vamos supor que o problema está nas receitas, que estão insuficientes diante dos custos fixos da loja. Nesse caso, você tem diferentes alternativas: aumentar os preços dos produtos; desenvolver uma ação comercial para aumentar as vendas; encontrar maneiras de enxugar os custos. Antes de escolher uma delas (ou todas), de novo, faça as simulações e entenda como elas impactariam as finanças em curto, médio e longo prazo.

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3. Calcular o preço ideal para os produtos

Parte do trabalho de gestão financeira de uma loja de roupas é calcular o preço ideal para os produtos. Existem diferentes técnicas para fazer a precificação; uma das mais utilizadas é o markup.

O markup parte dos custos fixos e variáveis do negócio, e da estimativa média de vendas, para determinar qual é o preço mínimo que os produtos devem ter para que seja possível atingir o “break-even”, o ponto em que você ganha exatamente o suficiente para cobrir os gastos. Então, você aumenta o preço de cada item conforme a margem de lucro que deseja atingir.

A essência dessa técnica é simples. Porém, você deve considerar que sua loja de roupas tem vários itens diferentes e, portanto, não pode aplicar o mesmo markup a todos eles.

4. Adotar softwares ou planilhas para registro

Fazer a gestão financeira de uma loja de roupas à base de papel e caneta não é uma boa alternativa. Mesmo que o seu negócio seja pequeno e não tenha tantas transações diárias, como você já viu, a gestão financeira não se faz no curto prazo; é preciso fazer projeções e controlar as movimentações em períodos grandes, de vários meses. Imagine só tentar fazer isso com uma caderneta?

É por isso que os softwares de gestão financeira são as melhores alternativas. Eles permitem lidar com grandes quantidades de informação de maneira bem simples, e agregam várias funções úteis para que você possa fazer tarefas complexas sem ter que ser um especialista. Porém, como o software exige um investimento maior, a segunda melhor opção são as planilhas. O Sebrae já criou um modelo que você pode aplicar na sua loja; é só fazer o download gratuito e começar a usar.

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5. Contar com um especialista, se necessário

Se você achou que a gestão financeira de uma loja de roupas é complicada, ou se não possui tempo suficiente para dar a atenção necessária a esse tipo de atividade, a melhor solução é contar com a ajuda de um especialista. Você pode contratar alguém com formação na área de finanças, em cursos como Administração de Empresas ou Contabilidade. Ou, você pode procurar órgãos de apoio ao empreendedorismo, como é o caso do Sebrae, que oferece várias soluções para ajudá-lo a cuidar das finanças do seu negócio de maneira eficiente.

Muitas pessoas só começam a se preocupar com a gestão financeira de uma loja de roupas quando percebem que as contas não estão fechando. Cuidado para não cair nessa armadilha! Essa atividade deve ser uma prioridade desde o começo. Na verdade, antes mesmo de abrir as portas pela primeira vez, você já deve ter um planejamento financeiro.

Não sabe por onde começar? O Sebrae ES está aqui para te oferecer todo o apoio necessário. Além de criar planos de negócios, também oferecemos palestras, cursos, oficinas e consultorias sobre finanças. Aproveite e faça o download gratuito do nosso e-book exclusivo de gestão financeira!

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