Hoje os clientes se relacionam de forma diferente com as empresas. Conheça os novos perfis de consumidores no turismo e mantenha o seu negócio competitivo.
A cada dia que passa mais pessoas utilizam a internet para fazer turismo, seja no momento de buscar por um destino e informações sobre o lugar, compras de passagens, pacotes, contratação de serviços diversos, que vão desde a hospedagem ao guia local, além de compartilhar experiências e dar feedbacks. Por isso, sua empresa precisa conhecer essas novas formas de interação com o turista, para traçar suas estratégias e criar diferenciais competitivos que sejam realmente valorizados por esse viajante autônomo, cada vez mais conectado.
Entender essas mudanças de comportamento e as tendências para o setor pode garantir o futuro da sua empresa, se esse conhecimento for a base para um plano de ação adequado às necessidades e sonhos do seu público-alvo.
Segundo a WTM (World Travel Market), estima-se que em 2018 2,56 bilhões de pessoas estejam conectadas na internet através de smartphones. Além disso, foram destacados outros dados relevantes:
O cliente tem se mostrado imediatista e busca serviços flexíveis, autônomos, praticidade na aquisição de produtos e serviços. A jornada do turista digital se resume em sonhar, planejar, comprar, experimentar e compartilhar. A utilização dos dispositivos móveis nos serviços de viagens também se deve à ascensão da economia compartilhada. Essa tendência se mostra atraente aos viajantes devido ao custo-benefício e às experiências únicas que propicia.
Segundo dados da PricewaterhouseCoopers (PWC), a projeção de movimentação global da economia compartilhada em 2025 é de US$ 335 bilhões.
Conheça alguns termos utilizados pelos turistas atualmente:
Faça pesquisas na internet para descobrir como sua empresa está posicionada, o que estão falando sobre ela e se ela aparece nos principais sites de busca e avaliação. Busque também sua cidade e identifique oportunidades.
Sites de avaliação são utilizados para buscar tarifas, opinião de consumidores e influenciam diretamente na tomada de decisão. Conheça alguns:
Utilize as redes sociais a favor da sua empresa, divulgando conteúdo de interesse do turista, como: programação de eventos da região, principais atrativos, vídeos, fotos, depoimentos de clientes. Aproveite para estimular o cliente a divulgar sua experiência aos amigos através das redes.
Com o Facebook e Instagram, por exemplo, você tem a opção de interagir e divulgar o seu negócio especificamente para pessoas com hábitos de viajar, pessoas que estão viajando para o local onde está seu estabelecimento, aumentando as chances de assertividade do público que compra o seu serviço. Conheça outras tecnologias que podem te ajudar a acompanhar as mudanças no segmento:
Ter seu endereço na internet, um site próprio com fotos atraentes e boa descrição do local, pode auxiliar a reforçar o que muitos dizem nas redes sociais ou ainda conflitar, caso as opiniões sejam negativas.
Apesar de as redes sociais serem uma excelente ferramenta de busca, avaliação e pesquisa, ter um site próprio é fundamental, desde que seja responsivo (adaptável à ferramenta de acesso, celular, tablet, computador) atualizado e funcional.
Com a chegada das novas tecnologias e as facilidades que a internet nos propicia, qualquer um de nós hoje pode ser um crítico gastronômico, um especialista em turismo, e cada vez mais a opinião dos que viajam se torna mais válida. E, assim, o tão conhecido marketing boca a boca ganha uma amplitude ainda maior e quase que incontrolável. Por isso é importante prestar atenção às necessidades individuais de cada cliente para aperfeiçoar o serviço, inovar constantemente e atender de forma personalizada, sempre buscando surpreendê-lo.
Analista Sebrae da Unidade de Atendimento Individual, formada em Administração com pós em Marketing, Gestão de Pequenos Negócios e Gestão Pública. Nas horas vagas, mochileira, trilheira, apaixonada pelo ES, por viagens, descobrir novos destinos, turismo de experiência e economia compartilhada. @cristine.silvaaoni @esbycristine
Rosimara Marinho | Mar 14,2019
Conteúdo valioso, rico em detalhes e informações que farão a diferença na mente dos profissionais do ramo que ainda não conhecem as novidades citadas. Parabéns Cristine, Belo material. Ou melhor, material MARA…
Cristine Aoni | Mar 14,2019
Que delícia de comentário, Mara. Ainda mais vindo de você, tão especialista quando o assunto é turismo! O objetivo é bem esse mesmo, despertar os empresários para essa constante mudança de comportamento do consumidor, do turista conectado e como essas mudanças estão impactando todo o mercado. Conhecer as tendências para traçar estratégias inovadoras é o caminho. E o Sebrae está aqui para apoiar, SEMPRE! Gratidão, Mara!
Elisabete Brioschi Menezes | Mar 14,2019
Viajar é tudo de bom e essas dicas ajudam, como bem disse Rosimara, muito aos profissionais do ramo, mas achei umas dicas que serão ótimas para mim também, que sou só turista, parabéns Cristine!!!!
Cristine Aoni | Mar 15,2019
Valeu, Bete. Vamos continuar nossa aventura de descobrir o ES que é tão lindo e cheio de lugares ainda desconhecidos… Quanto mais viajamos pelo nosso estado, mais ajudamos a construir o turismo local, gerando renda e criando ambiente favorável ao empreendedorismo. #descubraoes #amorS2es
Jorge Aoni | Mar 14,2019
Tine, concordo com a Mara. Muioto conteudo util. Eu aprendi diversos tetmos que não conhecia. Isso tem que salvar prá consulta. NOSSA! Você estava inspirada. O texto é de quem realmente conhece. PARABÉNS, quetida Tine. É uma delícia ler este seu Guia e imaginar usando essas dicas numa viajem. Bjs Jorge
Cristine Aoni | Mar 15,2019
Muito obrigada, Tio! Bora usar logo essas dicas, já está na hora de voltar a turistar no ES! Aqui é sempre Mara! 😉
Paulo Talin Jr | Abr 2,2019
Ótimas dicas. O avanço tecnológico abre muitas portas, possibilita o alcance da informação de forma rápida e mais refinada e consequentemente exige também uma resposta a atendimento mais refinado por parte das empresas. Vejo um aprimoramento bilateral das partes e isso é sensacional! Viva o aprimoramento das experiências!!
Cristine Aoni | Abr 3,2019
Concordo, Paulo. Que maravilha que o Brasil está despertando para essa potência que é a economia do turismo! Gratidão.
Cláudia Alves | Abr 2,2019
Parabéns! Conteúdo fantástico.
Realmente o mundo está mudando e a inovação e tecnologia tem se mostrado muito presente nesse segmento, hoje já temos um clube de viagens em formato de aplicativo e como base a economia compartilhada. Realmente o turista quer autonomia e soluções na palma das mãos.
Amei Ler! S2
Obrigada!
Cristine Aoni | Abr 3,2019
Muito obrigada, Cláudia! Que bacana seu site! Já estou seguindo no Instagram! Lindas fotos!!! O caminho que o turismo está tomando é bem por aí mesmo, aplicativos e plataformas, soluções inovadoras e muita valorização da experiência. Aguarde novidades, em breve mais um texto sobre como atrair o turista.
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