Como escolher que negócio montar em 5 passos

Como escolher que negócio montar em 5 passos

Como escolher que negócio montar em 5 passos

Muitos podem ser os motivos que nos levam a pensar em abrir um negócio: ter mais liberdade, fazer o que se gosta, não ter que se reportar a um chefe, entre inúmeros outros. Mas isso não quer dizer que todo mundo que pensa em começar a empreender já sabe que tipo de negócio abrir.

Pensando nisso, separamos 5 passos que vão te ajudar a tomar essa decisão. Confira!

1. O que eu sei fazer?

Liste tudo o que você acumulou de conhecimento durante a vida. Desde coisas que aprendeu a fazer na infância e achava que não teria nenhuma utilidade. Também valem vivências em comércio da família, uma atividade que a avó ensinou, uma receita especial, experiências de trabalho, entre outras.

2. O que eu possuo de recursos hoje?

Quanto você dispõe de dinheiro em espécie para investir? Se o que tem não é suficiente, descubra quais outros recursos possui: ponto próprio, um cômodo da casa, uma sala ou garagem, equipamentos ou matéria-prima disponível, familiares dispostos a ajudar no início.

3. Que oportunidades posso aproveitar?

Esse é o momento de observar o mercado, ou seja, o local onde as pessoas realizam compras e vendas. Não é necessariamente um local físico, mas o ambiente de comercialização onde estão inseridos os negócios, seus consumidores, fornecedores e concorrentes.

Comece a prestar atenção no que as pessoas à sua volta falam, quais suas dores e sonhos. Anote as reclamações e aspirações mais frequentes. Se alguém comenta, por exemplo, que precisa ir a outra cidade para adquirir um determinado produto. Ou a avô reclama que ninguém tem tempo para ensiná-la a usar novas tecnologias como celular (smartphone) e redes sociais como Facebook. Essas queixas, se quantificadas e estudadas, podem se transformar em oportunidades de negócio.

4. Escolha uma ideia!

Agora que você já conhece o seu potencial, já sabe de quais recursos dispõe, já observou o mercado, é hora de escolher uma ideia de negócio. Defina, dentre as oportunidades estudadas, qual delas terá maior satisfação em realizá-la. Qual delas tem mais a ver com o seu estilo de vida, com práticas que gosta e faz com prazer. Dessa forma a atividade escolhida tornará mais fácil sua caminhada.

5. Hora de planejar!

Pegue tudo o que sabe até agora, busque as outras informações necessárias e construa um Plano de Negócio, que é uma importante ferramenta para enxergar se uma ideia é ou não viável, e sendo, serve como mapa do percurso. Você precisa conhecer:

A missão, ou seja , a razão de ser da sua empresa,  qual produto ou serviço vai oferecer para qual público-alvo, se PF – Pessoa Física, consumidor direto (sexo, idade, escolaridade, renda familiar, onde moram,  trabalham ou estudam) e se PJ – Pessoa Jurídica, empresas (onde estão localizadas, quantos funcionários tem, qual a frequência de compra,…) e principalmente como eles pensam e quais os critérios levam em conta no momento de escolher de quem comprar (qualidade do produto, preço, entrega, comodidade, rapidez, assistência, marca, garantia, sabor,…) . Compare com os concorrentes (quem atende hoje essas necessidades), buscar fornecedores e seus atributos.  Visão, onde eu pretendo chegar com meu negócio? Eu tenho experiência no ramo? Conheço o negócio? Quais as exigências legais, equipamentos, pessoal, notícias e feiras do setor, fornecedores? Essas e outras informações podem ser encontradas na ideia de negócio. Qual a forma jurídica a empresa terá? Vou começar como MEI- Microempreendedor Individual? Ou existe alguma restrição e deverá ser uma ME- Microempresa? Quais os recursos necessários para começar? Ponto, reformas, equipamentos, capital de giro (reserva para custear as atividades até que comece a entrar dinheiro). Eu tenho capital próprio ou preciso recorrer a financiamento (acesso a crédito)? Quanto pretendo ter de lucro com essa empresa? Quanto desejo de retirada para minhas despesas pessoais? Qual meu custo fixo, caso não haja venda, que despesas precisam ser pagas? De quanto eu preciso para pagar todos os custos mensais? Quanto será necessário vender para atingir o ponto de equilíbrio (pagar tudo e ficar no zero a zero)?

Essas informações darão base para calcular a viabilidade, rentabilidade, lucratividade e prazo de retorno do capital investido.

O Sebrae disponibiliza várias ferramentas sobre o tema:

Enquanto você se prepara para abrir o próprio negócio, uma sugestão é aprender a gostar do que faz, ao invés de fazer o que gosta. E lembre-se sempre de que buscar conhecimento e se manter atualizado com as tendências do mercado aumentam sua possibilidade de sucesso.

Conte com o Sebrae!

Comentários

  • Mauro Sérgio dos Santos LOureiro | Out 24,2019

    Boa Tarde, Cristine.

    Li o texto, atentamente. Na medida do possível, lerei os outros e também o manual “Como Elaborar um Plano de Negócios”.

    • Cristine Aoni | Out 25,2019

      Que ótimo, Sr. Mauro Sérgio! Isso mesmo, continue estudando e planejando seu negócio para maximizar as chances de sucesso! E conte conosco sempre que precisar.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.