Lucro reduzido? Conheça 6 situações que podem estar por trás do problema

Lucro reduzido? Conheça 6 situações que podem estar por trás do problema

Mulher executiva demonstrando preocupação

Existem muitos motivos pelos quais uma pessoa pode decidir empreender — oportunidade de crescimento, liberdade para conduzir a própria vida profissional, sonho de construir um mundo melhor. Porém, no final das contas, um motivo sempre está lá: o lucro. Afinal, uma empresa não pode sobreviver se não tiver lucro e, assim, você não poderá atingir nenhum de seus outros objetivos.

É por esse motivo que, se você está tendo um lucro reduzido, precisa descobrir o motivo e resolvê-lo. No post de hoje, você vai descobrir quais são as seis situações mais prováveis por trás do problema. Confira!

1. Gastos desnecessários

A situação número 1 por trás de um lucro reduzido é a realização de gastos desnecessários. Faz sentido, já que o lucro é, basicamente, o resultado de receitas menos gastos; portanto, quanto maiores os gastos, menor o lucro.

Para resolver o problema, é necessário detectar gastos que não estão gerando valor para a empresa e cortá-los. Alguns exemplos são planos de celular corporativos, carros da empresa, manutenção de equipamentos antigos que poderiam ser substituídos. Aliás, esse é um ponto que merece sua atenção: em alguns casos, um gasto imediato compensa gastos menores que, em longo prazo, sairiam bem mais caros (não apenas em dinheiro, mas tempo e dor de cabeça). Então, avalie todos os gastos com um olhar mais amplo. 

2. Vendas a prazo

Quando você vende a prazo, o produto sai da sua empresa (com todos os custos associados a essa operação), mas o dinheiro só entra na conta algum tempo depois. Nesse meio tempo, o lucro fica prejudicado. Para completar, o risco de inadimplência aumenta. Se as vendas a prazo forem a maioria, você pode causar um dano permanente às finanças do negócio, que ficará sempre correndo atrás do prejuízo.

A solução é simples: incentive os clientes a comprar à vista. Sim, é fato que nem todos vão aceitar essa condição; porém, torna-se mais fácil quando você oferece descontos ou outros benefícios por ela. Você também pode estabelecer critérios mais rígidos para análise de crédito e prazos mais curtos para o parcelamento.

3. Contas de energia e água

Fique de olho no quanto seus colaboradores estão gastando com energia e água. É normal que, quando estamos fora de casa, nossa preocupação em economizar com estes serviços fique de lado. Luzes ficam acesas, computadores ficam ligados, torneiras ficam abertas mais do que o necessário. O resultado é uma conta alta, que pesa sobre as finanças da empresa.

Torneira ligada desperdiçando águaQuer resolver? Crie campanhas de conscientização entre a equipe. Pode parecer uma medida simples; no entanto, graças ao perfil dos profissionais mais jovens, a maioria deles é altamente engajada em assuntos ecológicos. Portanto, como a redução nas contas de energia e água é boa não apenas para a empresa, como também para o meio ambiente, você não terá muita dificuldade em conseguir o apoio de todos.

4. Má gestão de estoque

Poucos gestores percebem rapidamente que a má gestão do estoque leva a um lucro reduzido. Porém, a ligação entre os dois é inegável: quando o estoque não é bem gerido, matérias-primas ou produtos que você comprou (e, portanto, que geraram gasto) acabam perdidos ou encalhados, e nunca chegam a produzir receita. 

Para lidar com essa situação, você precisa começar com uma análise das necessidades reais de estoque da empresa. Também vale a pena apostar em uma abordagem mais próxima do “just in time”, em que o estoque é mantido no mínimo necessário para atender a pedidos no momento em que são recebidos.

5. Problemas de qualidade e relacionamento

Lá no começo desse post, vimos que os gastos estão no topo da lista de razões para um lucro reduzido e apresentamos a fórmula básica do lucro. O problema é que o outro lado dessa fórmula é a receita e, quando ela é prejudicada, o lucro também diminui. Então, você precisa estar atento aos problemas que afetam a receita: qualidade do produto ou serviço e relacionamento com os clientes.

Mulher sorrindoOs problemas com a qualidade geralmente estão relacionados à capacidade: quando a demanda ultrapassa a capacidade, a qualidade cai. Então, se a sua empresa estiver passando por essa situação, pode de fato ser um sinal de que está atravessando um processo de crescimento.

Os problemas com relacionamento, por outro lado, são bem mais graves. Um atendimento mal conduzido não apenas afasta os clientes diretamente envolvidos como, também, gera reputação negativa que afasta os outros clientes. Eventualmente, isso vai atrapalhar o fechamento de novas vendas. 

Para resolver os problemas de relacionamento, a resposta é comunicação. Entender o que o cliente precisa e o que ele espera é o primeiro passo para atender às suas expectativas. Saber o que ele pensa sobre o atendimento é o caminho para corrigir os erros. Conhecer as reclamações é a maneira de revertê-las. Uma empresa que não se comunica e, acima de tudo, que não ouve os clientes continua cometendo os mesmos erros até que a relação esteja irreparavelmente danificada.

6. Falta de controle financeiro

Quando não é realizado um controle financeiro apropriado na empresa, quedas no lucro passam despercebidas, e somente são notadas quando a situação já está grave e mais difícil de reverter. Por isso, se a falta de controle financeiro não é a causa primária do problema, ela certamente colabora para agravá-lo. 

Para que isso não aconteça na sua empresa, a dica é transformar o controle em prioridade. Procure focar em informações relevantes, pois tentar acompanhar todos os dados vai apenas criar uma complexidade desnecessária. Além disso, também é recomendável estabelecer uma periodicidade adequada; conforme o porte e fluxo de negócios da sua empresa, cabe realizar um levantamento diário, semanal, ou até mesmo mensal. 

Nesse post, você viu as seis situações mais prováveis por trás de um lucro reduzido, assim como algumas recomendações para lidar com cada uma delas. Agora, é hora de identificar se alguma delas se aplica ao seu negócio e colocar a mão na massa para resolver o problema. 

Quer aprender mais sobre a questão do relacionamento com o cliente, e como isso pode beneficiar os resultados da empresa? Então, aproveite para ler nosso artigo sobre como focar no cliente e melhorar suas vendas!

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