Aprenda a lucrar com as datas comemorativas

Aprenda a lucrar com as datas comemorativas

Para sobreviver e crescer em meio às oscilações do mercado, é necessário que o empreendedor promova estratégias que acompanhem a sazonalidade, a fim de tirar o maior proveito possível de datas comemorativas.

A Páscoa está quase aí, então, por que não começar agora? As empresas que comercializam produtos tradicionalmente associados com a data, como chocolate e peixes, tendem, naturalmente, a vender mais no período. Mas, com criatividade, negócios diversos podem aproveitar para também aumentar as vendas nesta época.

Estratégias de marketing podem trazer clientes ao empreendimento em épocas festivas. Sempre que há movimento pelos comércios, ter uma vitrine bem arrumada, um layout diferenciado e promoções relacionadas à temática podem fazer toda a diferença na hora de vender produtos ou serviços, independente do segmento.

Confira as dicas do Sebrae para lucrar em períodos sazonais:

 Planeje-se

Observar com antecedência é essencial, preparando-se para incrementar sua linha de produtos na data comemorativa, a fim de obter lucro. Vale ressaltar que esses produtos precisam ter afinidade com a comemoração em questão. A pesquisa de mercado é importantíssima para identificar as demandas dos clientes e prever quais serão mais aceitos.

 Diversifique

É importante diversificar a produção para manter as vendas, pois a baixa de um produto ou serviço é compensada pela demanda maior de outro no mesmo período. Na Páscoa, uma alternativa para as empresas que produzem ovos, bombons, trufas ou chocolates, por exemplo, é diversificar o tamanho e as linhas dos produtos. Com isso, é possível oferecer várias faixas de preços e evitar a queda de vendas.

Pegue carona

Se você não trabalha com produtos típicos do período, pode usar a criatividade para pegar carona no momento e sair lucrando também. Por exemplo, o setor de turismo pode sair ganhando nas datas comemorativas investimento no relacionamento com o cliente, fazendo contato com os hóspedes atendidos nos últimos anos para divulgar serviços disponíveis ou promoções durante o feriado. Também é comum a realização de festas temáticas nas escolas em períodos sazonais. Por isso, negócios de decoração, venda e aluguel de fantasias também devem estar atentos às oportunidades. 

Decore

Independente do setor, aproveite as datas comemorativas para decorar sua fachada ou ambiente interno com objetos relacionados ao período. Investir em decoração na área de exposição dos produtos é uma estratégia valiosa para atrair clientes e impulsionar as vendas. Empresas que operam no comércio eletrônico podem investir em novos layouts, fazendo alusão à data em questão, com uso de referências, cores e personagens típicos. 

Personalize

Apostar em embalagens especiais, que valorizem a marca e façam alusão ao período ajudam a chamar a atenção. Vale usar a criatividade para inovar quanto aos formatos e à apresentação dos produtos. 

Promoções e divulgação

Estratégias promocionais para divulgação da data são fundamentais para atrair e fidelizar novos clientes. Divulgue posts nas páginas do negócio nas mídias sociais atrelando à temática. Assim é possível embarcar nos assuntos mais comentados na internet naquele período e aumentar o engajamento com a marca. 

Fluxo de caixa

É preciso planejamento e organização do fluxo de caixa para suportar os períodos de baixa e tirar o máximo proveito dos períodos de alta demanda. Um fluxo de caixa organizado vai garantir sua empresa respirando por todo o ano. 

Custos Fixos

Não perca de vista os custos fixos, principalmente nos períodos de baixa. Planejar-se para garantir que suas reservas sustentem os custos fixos é fundamental para a saúde de sua empresa. Algumas medidas podem ser eficientes para que o período das vacas gordas sustente a retração, como aplicar reservas em fundos de investimentos, antecipar a previsão de recursos e terceirizar custos. 

Foco no cliente

Acompanhe de perto os seus clientes e tente manter e incrementar os hábitos de consumo deles com bom relacionamento e oferta adequada, para manter seu público fiel ao seu negócio o ano inteiro. Procure atender bem para atender sempre.

 

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