Mais de 400 ideias de negócios para empreender em 2018

Lâmpada em quadro com desenho de pensamento
Imagem: Pixabay

Empreender é o sonho de muitos brasileiros e com a chegada de um novo ano, surgem novas metas e sonhos a realizar. Já parou para pensar que este pode ser o ano ideal para se tornar o seu próprio chefe?

Se essa é a sua vontade, que tal tirar essa ideia do papel? Se você pensa em abrir o próprio negócio, mas ainda não tem ideia da atividade que pretende realizar, o Sebrae fez um levantamento com mais de 400 ideias de negócios para você se inspirar. Esse estudo possui dicas importantes sobre como montar a própria empresa, além de fornecer informações sobre pontos que podem afetar o negócio, o mercado de atual de cada segmento, as necessidades do público-alvo, além de dados sobre investimento inicial, capital de giro, entre outros.

Entretanto, antes de investir na própria empresa é importante tomar alguns cuidados e se preparar para que o sonho não vire um pesadelo. Fazer um Plano de Negócios, por exemplo, é fundamental para quem quer iniciar como empresário de maneira mais assertiva. Com essa ferramenta é possível até mesmo descobrir se o negócio que pretende abrir é viável ou não.

O que você precisa saber antes de abrir um negócio?

 Tenha afinidade com o segmento da empresa

Antes de investir em um modelo de negócio, tenha ciência dos compromissos que terá. Se for abrir uma padaria, por exemplo, terá que acordar antes de todo mundo e deixar tudo pronto para quando o dia começar. Se for abrir uma lanchonete, deve ter ciência de que precisará abrir mão das noites nos fins de semana, pois são os períodos de maior demanda.

– Dedique o máximo de tempo ao planejamento

Montar um Plano de Negócios exige tempo. É preciso buscar dados sobre o segmento, analisar informações sobre o possível local a ser instalada a empresa, entre outros. Neste Plano constará todos os dados e informações importantes sobre a empresa. Por isso, não economize esforços durante o planejamento do seu negócio.

– Certifique-se de que há demanda na sua região

Para ter sucesso, a empresa precisa garantir que haverá público para consumir seus produtos. Por isso, avalie se na sua localidade há interesse pelo seu produto e o que pode ser feito para deixa-lo mais atrativo.

– Invista em capacitação

Se você não tiver todo conhecimento necessário sobre o seu segmento de mercado, não pense duas vezes em buscar capacitação especifica para entender o seu público e como atendê-lo da melhor forma. O Sebrae, por exemplo, oferece, de forma on-line, diversas capacitações que vão desde administração, contas e fluxo de caixa, até marketing e comunicação.

– Busque ajuda com quem entende

Se possível converse com empresários do mesmo setor, parceiros e fornecedores. A troca de conhecimento evita que você cometa erros que já foram cometidos e aprenda com quem já trilhou este caminho. Outra dica é buscar instituições, como o Sebrae, que dispõem de especialistas para auxiliá-lo em todos os momentos do seu negócio.

Que tal ler nosso último post: “Retrospectiva: Como foi 2017 para sua empresa?”?


Also published on Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *